Saque-aniversário: como antecipar, como aderir, que dia cai, como e quanto é possível retirar da modalidade de saque do FGTS

O saque-aniversário é uma modalidade de saque do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) que consiste no recebimento do valor de forma anual. De acordo com a Caixa Econômica Federal, a opção de saque já é utilizada por cerca de 9,7 milhões de pessoas. A seguir estão algumas questões sobre o assunto, principalmente sobre o quanto é possível sacar do benefício com a adesão da modalidade.

Tem como antecipar o saque aniversário?

A antecipação do saque-aniversário é possível e se trata de uma modalidade de empréstimo. Os cidadãos que desejam ter o valor recebido na opção de saque de forma antecipada devem entrar em contato com as instituições financeiras e solicitarem o crédito. Se o trabalhador ainda não é adepto a modalidade, é possível solicitar a mudança para pedir o empréstimo.

O funcionamento da opção se dá meio da empréstimo do valor pelo banco credor, enquanto a conta do indivíduo passa a ser utilizada somente pela instituição. O valor do FGTS continua sendo depositado anualmente e assim utilizado para pagar a quantia emprestada.

Como fazer empréstimo no microcrédito?

Como aderir ao saque aniversário?

A adesão ao saque-aniversário pode ser feita por meio do aplicativo FGTS ou de forma presencial pela agência da Caixa Econômica. No aplicativo, basta que o cidadão vá até a aba “Meu FGTS” e clique na opção “Aderir ao saque-aniversário”, conforme indicado abaixo:

  1. Baixe o aplicativo do FGTS, na Play Store (Android) ou App Store (IOS);
  2. Faça o login com CPF e senha, caso seja o seu primeiro acesso informe os dados solicitados e aceite os termos de uso;
  3. Vá ate a aba “Meu FGTS”;
  4. Clique em “Saque-aniversário”, leia e aceite os termos de uso;
  5. Confirme a mudança para a modalidade clicando em “Aderir ao saque-aniversário”

Após seguir os passos, o próximo recebimento do cidadão será na modalidade escolhida.

Que dia cai o saque aniversário 2022?

O saque-aniversário permite que o trabalhador saque o benefício por um período de 3 meses. O tempo de saque é contado a partir do primeiro dia do mês de aniversário do cidadão e segue pelos próximos dois meses, conforme indicado abaixo:

Mês do aniversárioMeses para realizar o saque
JaneiroDe janeiro a março
FevereiroDe fevereiro a abril
MarçoDe março a maio
AbrilDe abril a junho
MaioDe maio a julho
JunhoDe junho a agosto
JulhoDe julho a setembro
AgostoDe agosto a outubro
SetembroDe setembro a novembro
OutubroDe outubro a dezembro
NovembroDe novembro a janeiro de 2023
DezembroDe dezembro até fevereiro de 2023

Então, o indivíduo que optar pela modalidade pode retirar o valor nos meses indicados, conforme o mês de seu aniversário. É válido destacar que o trabalhador não precisa esperar até o dia exato de seu aniversário, já que o valor ficará disponível a partir do dia 01 do mês de seu aniversário.

Como desativar o pagamento por aproximação do Banco Inter?

Como sacar o saque-aniversário?

Para sacar o benefício, o cidadão precisa acessar o aplicativo do FGTS e indicar uma conta para onde o benefício deve ser enviado. A seguir estão os passos de como realizar a transferência:

  1. Baixe o aplicativo do FGTS, na Play Store (Android) ou App Store (IOS);
  2. Faça o login com CPF e senha, caso seja o seu primeiro acesso informe os dados solicitados e aceite os termos de uso;
  3. Acesse “Saque-aniversário do FGTS”;
  4. Na página do benefício será possível encontrar a opção de saque e o cidadão deve indicar uma conta para que o valor seja transferido;

A conta informada para o recebimento da quantia depositada deverá ser individual. Isso porque, contas conjuntas não são aceitas e podem ser um dos motivos para o trabalhador não receber a quantia que possui direito. É válido mencionar que os envios podem ser efetuados em até 5 dias úteis, ou seja, o cidadão tem até esse período para receber a quantia na conta indicada.

Até quanto posso sacar do saque-aniversário?

Além do recebimento anual, com possibilidade de saque em até 3 meses, a modalidade do FGTS conta com uma condição relacionada ao total que se pode retirar da conta. De acordo com a Caixa, os cidadãos que optarem pelo saque-aniversário só poderão retirar até 50% do valor total, ou seja, não será possível sacar o valor disponível em sua totalidade.

Uma alternativa para os cidadãos que querem retirar mais do que o limite disponível é a antecipação do benefício. Conforme mencionado acima, essa ação consiste em uma modalidade de empréstimo e pode ser encontrada em algumas instituições financeiras. Além disso, o cidadão que desejar pode cancelar a opção de saque e retornar a retirada do valor de forma tradicional, chamada de saque rescisão.

Como desativar o saque-aniversário pelo aplicativo?

E então, restou mais alguma dúvida sobre o valor que pode ser sacado na modalidade do saque-aniversário? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.