Qual o prazo para saque extraordinário do FGTS 2022?
Índice de conteúdo
Os trabalhadores poderão fazer o saque extraordinário do FGTS 2022 até o dia 15 de dezembro. Veja como ter acesso ao dinheiro.
Neste ano, houve a liberação do valor de R$ 1 mil do FGTS para que os trabalhadores pudessem sacar. Isso ocorreu entre os meses de fevereiro e junho. Mas muitos cidadãos não fizeram a movimentação.
De acordo com a Caixa Econômica Federal (CEF), mais de R$ 9 bilhões ainda não foram movimentados através do saque extraordinário do FGTS 2022.
Aqueles que não sacaram o valor, tem mais um prazo para isso. Até o dia 15 de dezembro será possível fazer o saque extraordinário do FGTS. Caso não seja mexido, o dinheiro retorna para as contas do fundo.
Como é liberado o saque extraordinário do FGTS 2022?
O valor do saque extraordinário do FGTS 2022 é creditado de forma automática. Ele é disponibilizado em nome do trabalhador na poupança digital do aplicativo Caixa Tem.
A movimentação pode ser feita diretamente pelo aplicativo, onde é possível pagar contas, sacar, transferir, fazer Pix, entre outros.
É importante ressaltar que qualquer movimentação no valor impede que o dinheiro volte para conta do FGTS.
Como saber se tenho direito ao saque?
Alguns beneficiários podem ter o saque extraordinário do FGTS 2022 bloqueado. Isso pode acontecer por diversas razões e por isso é importante conferir se o valor está liberado antes de tentar sacar.
Existem três formas de consultar se há liberação de valores, veja:
Através de uma agência da Caixa, munido de documentos de identificação;
- Pelo aplicativo do FGTS;
- Por meio do site da Caixa.
No site da Caixa o usuário consegue obter informações se tem direito ao saque extraordinário do FGTS e qual a data do crédito.
No caso do aplicativo, mais informações são disponibilizadas. Nele, o cidadão também pode informar que não quer sacar e fazer alterações em sua conta poupança social digital.
De onde sai o dinheiro do saque extraordinário do FGTS 2022?
O valor é retirado do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Se o trabalhador tiver mais de uma conta, o valor é retirado das inativas primeiramente. Depois vai sendo retirado das demais contas do fundo.
Lembrando que a ordem é sempre pela conta com menor saldo e seguindo ordem crescente.
Os trabalhadores não são obrigados a fazer o saque extraordinário do FGTS 2022. Por essa razão, existem duas formas de devolver o dinheiro. A primeira delas é informando, pelo aplicativo, que não deseja receber o valor. No segundo caso, basta não movimentar o dinheiro e aguardar que ele retorne para a conta após os 90 dias de prazo.
Cidadãos que fizeram antecipação do saque aniversário não terão direito ao saque extraordinário. Isso acontece porque o valor fica bloqueado como garantia de pagamento.
Não tenho conta poupança social digital. O que fazer?
Os trabalhadores que não têm conta poupança social da Caixa não precisam se preocupar.
A instituição cria, automaticamente, uma conta para cada cidadão que vai receber o saque extraordinário. Ela é movimentada pelo Caixa Tem e não tem cobrança de nenhuma taxa extra.
Você tem mais alguma dúvida sobre o saque extraordinário do FGTS? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twiiter.
0 respostas para “Qual o prazo para saque extraordinário do FGTS 2022?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios