Empréstimo consignado: como funciona, o que precisa para pedir e demais questões sobre o crédito para funcionários de empresa privada

Existem muitas modalidades de empréstimos e cada uma apresenta características distintas. O consignado é uma opção de crédito que tem o pagamento das parcelas descontadas diretamente da folha de pagamento ou benefício INSS do solicitante. Além disso, essa opção de empréstimo solicita algumas condições do solicitante que são diferentes das requisitadas pelas demais modalidades de crédito.

Com isso, algumas dúvidas podem surgir em relação ao consignado e seu funcionamento para os trabalhadores de empresas privadas. A seguir estão as principais características sobre a opção de empréstimo e possíveis questões que possam ser de interesse de cidadãos que desejam contratá-lo.

Transferência Caixa Tem não caiu na conta, o que fazer?

Como funciona o empréstimo consignado privado?

O empréstimo consignado privado é a opção do consignado referente às empresas privadas. Então, nessa opção de crédito o solicitante só poderá solicitá-lo na instituição financeira que possui vínculo com a empresa em que trabalha. Dessa forma, o trabalhador deve entrar em contato com seu empregador e verificar quais são os bancos que aceitam o empréstimo consignado feito por funcionários da empresa que trabalha.

Dessa forma, o funcionamento da modalidade não se altera, permanecendo com as características do consignado. Isso significa que as parcelas serão pagas de forma automática e o cidadão não poderá comprometer mais do que 35% de sua renda. O que muda é a instituição credora que precisa ser vinculada à empresa do solicitante.

Quem trabalha de carteira assinada pode fazer empréstimo consignado?

O empréstimo consignado apresenta algumas condições em relação aos solicitantes e o trabalho com carteira assinada é uma delas. A seguir estão as características esperadas pelas instituições que oferecem essa modalidade:

  • Trabalhadores com carteira assinada;
  • Funcionários públicos;
  • Militares;
  • Aposentados ou pensionistas do INSS;

Dessa forma, os cidadãos que trabalham com carteira assinada podem contratar o consignado. Contudo, esses solicitantes precisam se atentar a instituição credora, conforme mencionado acima.

O que é preciso para fazer um empréstimo consignado?

Para ter o consignado liberado é preciso que o solicitante se atente a algumas questões, como:

  • Estar de acordo com os requisitos para fazer o empréstimo;
  • Não comprometer mais do que 35% da renda;
  • Ter as informações atualizadas e corretas;
  • Estar de acordo com demais condições impostas pela instituição financeira;

Além disso, cada instituição pode solicitar e analisar questões diferentes que também podem comprometer a aquisição do empréstimo. Nessas situações o indicado é que o solicitante busque por outros bancos, se possível, ou por outras opções de crédito.

Como funciona a revisão de benefícios do INSS?

Qual perfil de cliente não pode solicitar empréstimo consignado?

Conforme mencionado, os solicitantes devem se atentar às condições solicitadas pela modalidade e pela instituição credora. Porém, todo o histórico financeiro do cidadão é analisado pelo banco, o que pode implicar na não liberação do consignado ou em taxas de juros mais altas do que o esperado. O valor que será emprestado e mais questões sobre o empréstimo também dependem dessas análises.

De maneira geral, os indivíduos que não poderão solicitar o consignado são:

  • Funcionários que não trabalham com carteira assinada;
  • Indivíduos que não são aposentados ou pensionistas do INSS;
  • Cidadãos que com o empréstimo irão comprometer mais que 35% de suas rendas;

Quem trabalha em empresa privada pode fazer empréstimo consignado?

Sim, os trabalhadores que possuem vínculo com instituições privadas podem solicitar o consignado nos bancos indicados pela empresa. Contudo, foi mencionado que algumas questões podem comprometer a aquisição do empréstimo e nessas situações o trabalhador pode recorrer a outras modalidades que também podem ser solicitadas por cidadãos com carteira assinada, como:

  • Empréstimo pessoal;
  • Refinanciamento de veículo;
  • Refinanciamento de imóvel;

Solicite o seu empréstimo na FinanZero e receba até 10 ofertas pré-aprovadas

E então, restou mais alguma dúvida sobre o a solicitação de empréstimo consignado por funcionários de empresas privadas? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.