FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Tem como fazer consórcio de material escolar?

Tem como fazer consórcio de material escolar?

Compartilhe esse post:

O consórcio de material escolar é uma alternativa para famílias com pouco recurso para comprar todos os itens da lista.

Uma das grandes preocupações de quem tem filhos são os gastos no começo do ano com material escolar. Isso porque nesse período existem diversas despesas, como IPTU e IPVA, por exemplo.

A verdade é que existem algumas alternativas para quem precisa comprar esses itens, mas não conta com o capital necessário para isso. Uma dessas opções é o consórcio de material escolar, também conhecido como consórcio de educação ou de serviços.

Caso você procure por um consorcio específico de material escolar, provavelmente terá dificuldades. O ideal é utilizar um consórcio de serviços, que permita a utilização do valor para a aquisição dos itens desejados.

Neste artigo, falaremos mais sobre esse tema, explicando como essa modalidade funciona, quais são suas vantagens e como fazer a solicitação. Para saber mais, continue a leitura!

Como fazer um empréstimo para comprar material escolar?

O que é consórcio de material escolar?

Trata-se de uma modalidade de compra em grupo de pessoas ou empresas que se para atingir objetivos comuns. Vale destacar que essa colaboração é estabelecida por meio de um acordo formal, no qual as partes participantes contribuem com recursos, conhecimentos ou esforços para alcançar metas compartilhadas.

Esse autofinanciamento pode ocorrer em diversos setores, como empresarial, financeiro, pesquisa, educação e público. Essa modalidade permite que as entidades envolvidas aproveitem recursos complementares, compartilhem riscos e custos, e alcancem metas que seriam mais desafiadoras de atingir individualmente.

Como o consórcio pode ajudar você a pagar sua faculdade

Como funciona o consórcio de material escolar?

Se você decidiu por fazer um consórcio de material escolar, é essencial saber como essa modalidade funciona.

Como citamos anteriormente, essa é um autofinanciamento realizado em grupo, desde que todos os participantes tenham um interesse em comum, seja um bem ou serviço.

Dessa forma, cada consorciado paga uma parcela mensal, tendo todas as cotas o valor igual. Vale ressaltar que o valor e o prazo para pagamento são determinados no contrato entre o consorciado e a administradora.

O fundo comum é formado pelas mensalidades pagas pelos integrantes do consórcio e o valor é utilizado para a aquisição do item ou serviço selecionado por eles. No caso do consórcio de material escolar, os consumidores podem fazer a aquisição dos itens da lista, como: cadernos, livros, canetas, lápis, entre outros.

Mensalmente são realizadas as assembleias, que servem para definir quem serão os contemplados da vez, seja por sorteio ou lance. O consorciado ganhador recebe a carta de crédito e pode fazer a aquisição do bem ou serviço contratado.

Lembrando que as mensalidades devem continuar sendo pagas, mesmo após a contemplação.

Como funciona um consórcio para cirurgia bariátrica?

Quais são as vantagens do consórcio de material escolar?

O consórcio conta com diversas vantagens para os consumidores, se tornando uma modalidade de compra muito atrativa. Veja os principais benefícios:

Economia

Os custos totais para adquirir um bem ou serviço são compartilhados entre os consorciados, resultando em uma economia significativa em comparação com a compra individual.

Sem taxa de juros

Diferentemente de financiamentos tradicionais, os consórcios geralmente não envolvem o pagamento de juros. Dessa forma, os participantes pagam apenas as parcelas mensais, o que pode tornar o consórcio uma opção financeiramente mais vantajosa a longo prazo.

Flexibilidade de uso do crédito

Ao ser contemplado, o consorciado recebe uma carta de crédito que pode ser usada para adquirir o bem ou serviço desejado. Isso proporciona flexibilidade, permitindo que o participante escolha a marca, modelo ou características específicas do item a ser adquirido.

Possibilidade de contemplação antecipada

Alguns consórcios permitem ofertas de lances, possibilitando que os participantes sejam contemplados antes do sorteio. Isso pode acelerar o acesso à carta de crédito.

Variedade nas condições

Os consórcios oferecem diferentes opções de prazos e valores, permitindo que os participantes escolham planos que se adequem às suas necessidades e capacidades financeiras.

É importante ressaltar que, embora o consórcio apresente diversas vantagens, é crucial analisar os termos do contrato e entender completamente as condições antes de participar, para garantir que seja a opção mais adequada aos objetivos e situação financeira do indivíduo.

Consórcio para casamento: tudo que você precisa saber

Como solicitar o consórcio de material escolar?

Veja o passo a passo de como fazer o pedido de consórcio de material escolar:

  1. Pesquise diferentes administradoras de consórcios para encontrar aquela que oferece as melhores condições para seus objetivos. Analise a taxa de administração, prazos, valores, entre outros;
  2. Escolha o plano que se alinha com seu orçamento, considerando o valor das parcelas e o prazo do consórcio;
  3. Entre em contato com a administradora e preencha a proposta;
  4. A administradora realizará uma análise de crédito para avaliar sua capacidade de pagamento. Após a aprovação da análise de crédito, a administradora fornecerá o contrato de consórcio;
  5. Assine o contrato e providencie os documentos necessários, como comprovantes de renda e identificação. Por fim, inicie os pagamentos para participar das assembleias.

Você tem mais alguma dúvida sobre consórcio de material escolar? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

Como fazer um empréstimo para comprar material escolar?

Saiba como funciona um empréstimo para comprar material escolar, quais são as vantagens e passos para solicitação.

Ler artigo completo

0 respostas para “Tem como fazer consórcio de material escolar?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo