FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Antecipação do décimo terceiro: como funciona?

Antecipação do décimo terceiro: como funciona?

Compartilhe esse post:

A antecipação do décimo terceiro funciona como uma modalidade de empréstimo com garantia, que utiliza a gratificação natalina como forma de pagamento.

O décimo terceiro salário é pago anualmente aos trabalhadores em regime de contratação CLT, aposentados e pensionistas do INSS e beneficiários da Previdência Social. A quantia corresponde ao valor integral do salário ou benefício, para aqueles que trabalharam ou foram beneficiados por 12 meses completos, ou é paga de forma proporcional, através do décimo terceiro proporcional.

Os valores, por sua vez, são pagos em uma ou duas parcelas. No primeiro caso, a quantia deve ser depositada até o dia 30 de novembro, por outro lado, se for pago em duas parcelas, a primeira deve ser depositada entre 01 de fevereiro e 30 de novembro, enquanto a segunda até o dia 20 de dezembro.

Apesar disso, há situações em que o trabalhador ou beneficiário precisa da quantia antes da data prevista para recebimento e, com isso, pode optar pela antecipação do décimo terceiro salário.

Como fazer empréstimo com garantia de terreno?

Como funciona a antecipação do décimo terceiro salário?

A antecipação do décimo terceiro é uma modalidade de empréstimo que, como o próprio nome sugere, funciona a partir do recebimento antecipado da quantia. Dessa forma, a instituição financeira libera o valor do décimo terceiro salário e o cliente o devolve posteriormente, após o recebimento da quantia pela empregadora ou órgão beneficiador.

Sendo assim, o pagamento da quantia concedida pela instituição costuma ser programado para o final do ano, e ocorre no débito automático. Isso significa que quando o dinheiro do décimo terceiro é depositado na conta pela empresa ou Previdência Social, o valor do empréstimo será automaticamente descontado, assim como ocorre no crédito consignado.

Quem pode antecipar o décimo terceiro?

A antecipação do décimo terceiro pode ser solicitada por todos aqueles que têm direito ao recebimento do benefício, portanto:

  • trabalhadores em regime de contratação CLT;
  • aposentados e pensionistas do INSS;
  • beneficiários da Previdência Social, como quem recebe Auxílio-Maternidade, Auxílio-Doença e Auxílio-Acidente.

Além disso, vale ressaltar, o solicitante pode passar pela análise de crédito, que levará em consideração o histórico de consumo e pagamento, bem como o risco de inadimplência do mesmo.

O cartão virtual também tem função de crédito?

Como fazer a antecipação do décimo terceiro?

A antecipação do décimo terceiro é feita diretamente com a instituição financeira que oferece o serviço de crédito. No caso do interessado ser cliente, é possível realizar a contratação através do aplicativo ou Internet Banking, desde que haja um limite pré-aprovado.

Caso não possua limite ou a instituição em questão não oferecer o serviço, é possível se dirigir à agência do banco ou financeira escolhida, ou ainda entrar em contato via telefone. Cabe destacar que para aprovação, é possível que sejam solicitados documentos complementares, como holerite ou extrato bancário e comprovante de residência.

Quais são as vantagens e desvantagens da antecipação do décimo terceiro?

A antecipação do décimo terceiro funciona como um empréstimo com garantia, por isso, os juros tendem a ser mais baixos, já que o risco de inadimplência também tende a ser menor. Além disso, por contar com o débito automático, as chances de aprovação são maiores, inclusive para os consumidores negativados.

Outra vantagem da antecipação do décimo terceiro é flexibilidade de valores e rápida liberação da quantia. Por outro lado, é preciso verificar o percentual da taxa de juros, que a depender do caso, pode tornar a opção inviável, ainda que considerada baixa.

Junto a isso, há o risco do solicitante não contar com a quantia suficiente em conta no momento do pagamento, que por sua vez, ocorre no final do ano, período em que os gastos costumam ser maiores. Se isso acontecer, haverá a incidência de juros sobre o atraso, gerando aumento no valor final do empréstimo.

Ficou mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

O cartão virtual também tem função de crédito?

Veja agora se este cartão também possui função de crédito, qual o seu limite, como gerar um e mais.

Ler artigo completo

0 respostas para “Antecipação do décimo terceiro: como funciona?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo