Índice de conteúdo
A antecipação do décimo terceiro funciona como uma modalidade de empréstimo com garantia, que utiliza a gratificação natalina como forma de pagamento.
O décimo terceiro salário é pago anualmente aos trabalhadores em regime de contratação CLT, aposentados e pensionistas do INSS e beneficiários da Previdência Social. A quantia corresponde ao valor integral do salário ou benefício, para aqueles que trabalharam ou foram beneficiados por 12 meses completos, ou é paga de forma proporcional, através do décimo terceiro proporcional.
Os valores, por sua vez, são pagos em uma ou duas parcelas. No primeiro caso, a quantia deve ser depositada até o dia 30 de novembro, por outro lado, se for pago em duas parcelas, a primeira deve ser depositada entre 01 de fevereiro e 30 de novembro, enquanto a segunda até o dia 20 de dezembro.
Apesar disso, há situações em que o trabalhador ou beneficiário precisa da quantia antes da data prevista para recebimento e, com isso, pode optar pela antecipação do décimo terceiro salário.
Como fazer empréstimo com garantia de terreno?
A antecipação do décimo terceiro é uma modalidade de empréstimo que, como o próprio nome sugere, funciona a partir do recebimento antecipado da quantia. Dessa forma, a instituição financeira libera o valor do décimo terceiro salário e o cliente o devolve posteriormente, após o recebimento da quantia pela empregadora ou órgão beneficiador.
Sendo assim, o pagamento da quantia concedida pela instituição costuma ser programado para o final do ano, e ocorre no débito automático. Isso significa que quando o dinheiro do décimo terceiro é depositado na conta pela empresa ou Previdência Social, o valor do empréstimo será automaticamente descontado, assim como ocorre no crédito consignado.
A antecipação do décimo terceiro pode ser solicitada por todos aqueles que têm direito ao recebimento do benefício, portanto:
Além disso, vale ressaltar, o solicitante pode passar pela análise de crédito, que levará em consideração o histórico de consumo e pagamento, bem como o risco de inadimplência do mesmo.
O cartão virtual também tem função de crédito?
A antecipação do décimo terceiro é feita diretamente com a instituição financeira que oferece o serviço de crédito. No caso do interessado ser cliente, é possível realizar a contratação através do aplicativo ou Internet Banking, desde que haja um limite pré-aprovado.
Caso não possua limite ou a instituição em questão não oferecer o serviço, é possível se dirigir à agência do banco ou financeira escolhida, ou ainda entrar em contato via telefone. Cabe destacar que para aprovação, é possível que sejam solicitados documentos complementares, como holerite ou extrato bancário e comprovante de residência.
A antecipação do décimo terceiro funciona como um empréstimo com garantia, por isso, os juros tendem a ser mais baixos, já que o risco de inadimplência também tende a ser menor. Além disso, por contar com o débito automático, as chances de aprovação são maiores, inclusive para os consumidores negativados.
Outra vantagem da antecipação do décimo terceiro é flexibilidade de valores e rápida liberação da quantia. Por outro lado, é preciso verificar o percentual da taxa de juros, que a depender do caso, pode tornar a opção inviável, ainda que considerada baixa.
Junto a isso, há o risco do solicitante não contar com a quantia suficiente em conta no momento do pagamento, que por sua vez, ocorre no final do ano, período em que os gastos costumam ser maiores. Se isso acontecer, haverá a incidência de juros sobre o atraso, gerando aumento no valor final do empréstimo.
Ficou mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Sou aposentada pela estado de Pernambuco e estou precisando antecipar meu 13 salário é possível com vcs?