FinanzeroBlogSem categoria

Aprenda como tirar o extrato do FGTS

Aprenda como tirar o extrato do FGTS

Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Quem trabalha com carteira assinada pode acessar o extrato do FGTS através do site da Caixa Econômica Federal, aplicativo e no caixa eletrônico.

Criado em 1966, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um tipo de reserva financeira criada para o trabalhador, que visa assegurá-lo em determinadas situações, como em caso de demissão sem justa causa. Sendo assim, ao ingressar em uma empresa em regime de contratação CLT, o funcionário automaticamente terá uma conta poupança, via Caixa Econômica Federal, que será aberta e mantida pelo empregador.

Dessa forma, a empresa é responsável por realizar um depósito mensal equivalente a 8% do salário bruto do trabalhador. Ou seja, quem recebe R$3 mil, por exemplo, contará com depósitos mensais de R$240 nessa conta. Entram no cálculo também os valores adicionais recebidos pelo funcionário, como horas extras, adicional noturno e gratificações.

Além disso, apesar de se tratar de um benefício para o trabalhador, não há descontos na folha de pagamento, como acontece no recolhimento do INSS. Isso porque, como dito, o pagamento é de responsabilidade da empresa, logo, não incidem descontos do salário.

Como calcular o valor do FGTS.

Quem tem direito ao depósito do FGTS

O depósito do FGTS feito pelo empregador é garantido aos:

  • trabalhadores em regime CLT, inclusive jovem aprendiz;
  • trabalhadores rurais;
  • trabalhadores intermitentes, que são os profissionais contratados para prestar serviço por um período específico;
  • trabalhadores avulsos, que são aqueles que prestam serviços a mais de uma empresa, mas são contratados através de um sindicato;
  • atletas profissionais;
  • empregados domésticos.

Em caso de profissionais liberais, autônomos e servidores públicos, as regras para recolhimento são diferentes, pois mudam de acordo com o regime de trabalho a que esses trabalhadores estão sujeitos.

SP Acolhe: como funciona o benefício do Bolsa do Povo.

3 opções para tirar o extrato do FGTS

Todos os trabalhadores que se encaixam no item acima, podem verificar o extrato do FGTS, inclusive, das contas inativas. Para quem não sabe, as contas inativas são referentes aos empregos anteriores, e que por isso não recebem depósitos, logo, são consideradas inativas. Por outro lado, quem está empregado tem também a conta ativa, que se refere à conta em que a atual empresa realiza os depósitos mensalmente.

Portanto, listamos a seguir 3 formas de tirar o extrato do FGTS, com acesso às contas inativas e ativas.

Como tirar o extrato do FGTS pelo aplicativo

Uma das opções para acessar o extrato do FGTS é através do aplicativo de mesmo nome, disponibilizado para Android e iOS. Ao baixá-lo, basta seguir essas instruções:

  • Clique no botão “Entrar no aplicativo”. Haverá a opção de realizar o login a partir do cadastro Caixa, então, é só clicar em “Permitir”;
  • O aplicativo vai redirecionar para a página de login Caixa, basta informar CPF e senha;
  • Caso ainda não possua, é possível criar na hora. Para isso, será preciso informar CPF, nome completo, data de nascimento, CEP, e-mail e cadastrar uma senha numérica;
  • Feito isso, um e-mail de confirmação será enviado para o endereço de e-mail informado. Basta clicar no link para finalizar o cadastro;
  • Por fim, é preciso retornar ao aplicativo e responder algumas perguntas sobre a vida funcional, a fim de confirmar que o acesso está sendo realizado pelo dono daquela conta. Ao respondê-las, é só ler e aceitar os termos de uso e começar a usar o aplicativo.

Precisando quitar suas dívidas? Acesse nosso site e antecipe o seu FGTS com a FinanZero!

Então, na tela inicial, é só clicar na empresa em que deseja tirar o extrato dos depósitos do FGTS. Será possível notar que elas estão relacionadas da mais recente para a mais antiga, ou seja, do contrato atual para o contrato mais antigo.

Ao clicar no extrato, é possível baixar as informações para o celular ou enviá-las por e-mail, WhatsApp e afins. Se for o caso, basta clicar na opção “Gerar extrato PDF”, disponível logo abaixo do nome da empresa e saldo da conta, conforme mostrado abaixo:

Como tirar extrato do FGTS no app

Então, ao gerar o extrato do FGTS, é possível escolher se deseja salvar o documento no celular ou enviá-lo através das opções disponíveis.

Como tirar extrato do FGTS no caixa eletrônico

Para tirar o extrato do FGTS no caixa eletrônico, é preciso ir até uma das agências da Caixa Econômica Federal. Vale lembrar que é recomendável ter em mãos o cartão cidadão e senha.

Extrato do FGTS pelo site Caixa

Outra forma de tirar o extrato do FGTS é através do site da Caixa Econômica Federal. Portanto, ao acessá-lo, basta informar o CPF, NIS ou e-mail junto à senha cadastrada. Caso ainda não possua cadastro, é possível fazer no momento de acesso. Para isso, é preciso clicar no botão “cadastrar senha”, disponível logo abaixo, ler o regulamento e clicar em “aceito”.

Depois, é necessário preencher os campos com os dados pessoais e criar uma senha com letras e números de até 8 dígitos. Ao completar o cadastro, o site redireciona automaticamente para a tela inicial de login, então, é só informar o CPF, NIS ou e-mail e senha cadastrados.

Ao acessar a página inicial do site Caixa, é possível acessar o extrato clicando na opção “FGTS”, disponível no canto superior esquerdo e, em seguida, clicando em “Extrato completo”, conforme mostrado abaixo:

Tirar extrato do FGTS no site Caixa

Diferente do aplicativo, no site da Caixa a visualização não segue a ordem do mais recente para o mais antigo. Além disso, o usuário tem acesso a uma conta por vez na tela, dessa forma, para chegar até o extrato do FGTS que deseja, é preciso clicar no botão “próximo extrato”.

Já para quem deseja imprimir ou salvar o documento no computador ou celular, é possível clicar na opção “Imprimir”, localizada no canto inferior esquerdo, logo abaixo do extrato. Na tela seguinte, é só escolher entre salvar ou imprimir o extrato em questão.

Vale ressaltar que além da possibilidade de tirar o extrato do FGTS, também é possível receber atualizações sobre a movimentação na conta através de SMS. Com isso, após o depósito mensal realizado pela empresa, o trabalhador recebe em seu celular uma atualização sobre o valor enviado e o saldo do FGTS atualizado.

Esse serviço pode ser ativado através deste link, basta informar o CPF, NIS ou e-mail e senha. Em seguida, a solicitação estará completa e basta aguardar.

Tem mais algum assunto sobre FGTS e afins que você quer ver por aqui? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de nos acompanhar aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

SP Acolhe: como funciona o benefício do Bolsa do Povo

Como funciona o SP AcolheQuem tem direito ao SP AcolheComo se cadastrarComo […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Aprenda como tirar o extrato do FGTS”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo