;
FinanzeroBlogCrédito

As taxas de refinanciamento de veículo valem a pena?

As taxas de refinanciamento de veículo valem a pena?

Compartilhe esse post:

As taxas de refinanciamento de veículo são consideradas vantajosas, quando estão abaixo das praticadas em dívidas e outros serviços ou produtos oferecidos de forma parcelada.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), em abril de 2023 o termo “emprestimo com veiculo em garantia”, sem acento, registrou aumento 200% nas buscas do Google. Neste mesmo período, o principal motivo para a solicitação de crédito por brasileiros na plataforma FinanZero foi a quitação de dívidas.

O refinanciamento de veículos, vale lembrar, pode ser usado para diversas finalidades, como o pagamento de dívidas, aquisição de bens e realização de viagens, por exemplo, conforme explicamos detalhadamente a seguir.

Como fazer uma simulação de refinanciamento de veículos?

O que é e como funciona o refinanciamento de veículo?

Também conhecido como empréstimo com garantia de veículo, o refinanciamento é uma modalidade de crédito em que o consumidor utiliza o bem como garantia de que as parcelas serão pagas. Para isso, o contrato de concessão do dinheiro acontece mediante a alienação fiduciária, portanto, em caso de inadimplência, a instituição financeira credora pode obter a posse do veículo, a fim de leiloá-lo e, então, quitar a dívida.

Durante a vigência do contrato de refinanciamento, o automóvel permanece em posse do proprietário direto, neste caso, o consumidor, que inclusive pode usufruir do bem normalmente. Entretanto, enquanto as parcelas não forem pagas integralmente, não é permitido realizar qualquer negociação com o veículo, como venda ou alguma outra operação de crédito que o utilize como garantia.

Quais modelos podem ser usados no refinanciamento de veículo?

De modo geral, as instituições financeiras aceitam diversas categorias de veículos na operação, como:

  • carros utilitários;
  • motos;
  • caminhões;
  • vans e peruas;
  • caminhonetes;
  • tratores e caminhões-tratores.

Há casos, ainda, em que é permitida a utilização de veículos marinhos, como barcos e lanchas. No entanto, o que deve ser considerado pelo consumidor é o tempo de fabricação, isso porque, as credoras tendem a aceitar bens com, no máximo, 10 anos de fabricação. Passado este período, a aprovação costuma ficar mais difícil.

Nova faixa de isenção do Imposto de Renda: quem não precisa declarar?

Quais as condições de pagamento do refinanciamento de veículo?

As condições de pagamento, como taxa de juros e quantidade de parcelas, é definida pela instituição após a análise de crédito. Nessa avaliação, são observados diversos fatores, como histórico de pagamento e consumo do solicitante, e o risco de inadimplência. Sendo assim, quanto menor o risco envolvido na concessão, melhor tende a ser a condição de pagamento.

Entre os parceiros da FinanZero, por exemplo, o prazo de pagamento chega a 48 meses e as taxas de juros começam em 1,29% ao mês. Além disso, há instituições que concedem crédito correspondente a até 80% do valor total do bem, de acordo com a tabela Fipe.

Posso refinanciar veículo que tem multa?

Na prática, não há uma regra geral que estabeleça que não é possível refinanciar um veículo que possui multa não paga. Apesar disso, há instituições financeiras que podem não aceitar o bem, conforme a vigência de suas políticas de crédito. Inclusive, é importante ter em mente que um automóvel com multa a pagar pode ser desvantajoso para o consumidor, pois essa informação constará durante a análise de crédito e, também, na análise documental do veículo.

Logo, ainda que a instituição financeira aprove o pedido, o valor concedido e as taxas de juros podem sofrer o reflexo desse cenário.

É possível refinanciar um carro que está financiado?

Como fazer um refinanciamento de veículo?

Antes de tudo, é importante ressaltar que o refinanciamento de veículo é considerado mais burocrático, quando comparado ao empréstimo pessoal ou consignado. Isso porque, por envolver um bem, o processo conta com mais etapas de análises. Por outro lado, a modalidade é ideal para quem precisa de valores altos, mas não tem pressa.

Análise de crédito: a primeira etapa na solicitação do refinanciamento de veículo é a análise de crédito, momento em que a instituição avalia o perfil do solicitante através do histórico de pagamento e consumo, bem como a quantia solicitada pelo mesmo.

Análise jurídica: em seguida, é feita a análise dos documentos entregues pelo proprietário, para verificar se há alguma inconsistência nas informações prestadas e o bem possui dívidas ou pendências vinculadas.

Vistoria do veículo: a etapa seguinte do pedido de refinanciamento é a vistoria, que deve ser realizada por um profissional que, por sua vez, avalia o estado de conservação do automóvel, tempo de uso e quanto está valendo perante o mercado, de acordo com a tabela Fipe.

Formalização do contrato: por fim, se aprovado em todas as etapas, a instituição financeira apresentará a proposta de crédito, com valor e condições de pagamento. Se a oferta for viável para o consumidor, basta assinar o contrato e concluir a formalização.

Então, basta verificar com a instituição o prazo para depósito do dinheiro. Entre os parceiros da FinanZero, o dinheiro é liberado em 48 horas úteis após a formalização do contrato.

Como realizar o cálculo do salário líquido?

As taxas de refinanciamento de veículo valem a pena?

Depende, ao solicitar o refinanciamento de veículo, o consumidor deve ter em mente o objetivo de uso do dinheiro. Portanto, se pretende utilizar a quantia na quitação de uma dívida que possui juros mais altos que a oferecida no empréstimo, a operação pode ser uma boa alternativa, já que será feita a troca de uma dívida mais cara por outra mais barata.

Outro momento em que as taxas do refinanciamento de veículo valem a pena trata-se da possibilidade de adquirir um bem ou serviço à vista, e arcar somente com as parcelas do empréstimo posteriormente, desde que o valor total da operação seja mais baixo que o parcelamento do item/serviço adquirido.

Portanto, na prática, a dica é: sempre avaliar o valor final da operação e as taxas de juros praticadas no empréstimo, se este for inferior e oferecer prazo de pagamento adequado à realidade financeira, pode ser uma boa opção.

Além disso, é importante ressaltar que o refinanciamento de veículo conta com uma das melhores taxas do mercado, porque quando o consumidor oferece um bem como garantia, o risco de inadimplência diminui, logo, as instituições financeiras passam a oferecer valores atrativos, com condições de pagamento vantajosas.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários! Ah, e siga a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero.

Próximo artigo

Como realizar o cálculo do salário líquido?

Aprenda como calcular o salário líquido de forma simples e precisa. Descubra as deduções obrigatórias e saiba exatamente quanto receberá no

Ler artigo completo

0 respostas para “As taxas de refinanciamento de veículo valem a pena?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo