Usuários reclamam de divergência no resultado do auxílio emergencial

As ferramentas criadas para facilitar o acesso ao auxílio emergencial têm apresentado constantes problemas. Essa semana, usuários do aplicativo da Caixa têm reclamado que quando foram verificar se o benefício tinha sido aprovado ou não, se depararam com o seguinte problema: no site da Dataprev aparece que a contestação foi aprovada e a pessoa receberá os R$600, já no Caixa TEM a informação é de que o auxílio emergencial foi negado.

Os relatos têm aumentado no Twitter, no site da Reclame Aqui e até mesmo no Sebrae Respostas. Até o momento desse post, dia 27 de julho, os representantes das instituições não deram nenhuma explicação oficial.

Não é a primeira vez que a Caixa Econômica Federal e a Dataprev (Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência) divulgam informações diferentes sobre o auxílio emergencial.

Em maio, as duas instituições liberaram os números relativos aos cadastros, mas esses valores não foram os mesmos para as duas empresas: a Caixa afirmou que o total de pedidos foi de 106,5 milhões, já para a Dataprev foram 112,5 milhões de requerimentos. Na época, a Caixa explicou que isso aconteceu pela diferença de métodos na hora da contagem. Já para o atual problema, ainda não foi dada nenhuma explicação.

Veja também – “Calendário de desbloqueio das contas bloqueadas do Caixa TEM”.

Divergência de resultado entre Dataprev e app do auxílio. Como resolver?

É possível que essa situação seja resultado de algum erro na atualização do aplicativo, um problema operacional que apenas o suporte técnico pode resolver.

Uma opção que muitas pessoas têm seguido para verificar qual o verdadeiro status do auxílio emergencial é ligar no telefone 111, central da Caixa criada especificamente para tirar dúvidas sobre o benefício.

Com a quantidade de casos aumentando, usuários têm trocado informações nas redes sociais. Algumas pessoas que decidiram esperar relataram que depois de alguns dias o aplicativo atualizou as informações e passou a constar que o auxílio emergencial foi aprovado.

Entretanto, com a falta de uma informação oficial, escolher entre ligar para a central da Caixa, aguardar alguma atualização do aplicativo ou esperar por um comentário dos representantes é uma decisão que está nas mãos do usuário.

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Como consultar a situação do meu auxílio emergencial?

Para consultar sua solicitação o processo é bem simples, basta:

  1. Acessar o site Consulta ao Auxílio Emergencial;
  2. Inserir os dados: Cadastro de Pessoa Física (CPF), nome completo, nome completo da mãe (ou optar por “mãe desconhecida”) e a data de nascimento;
  3. Clicar no quadrado ao lado da mensagem “Não sou um robô”,
  4. A situação do pedido aparecerá na tela.

Auxílio emergencial negado. Como contestar?

Muitos dados ainda estão em análise pela Dataprev, mas caso o status do auxílio emergencial conste como negado, e o beneficiário estiver dentro dos critérios estabelecidos pelo governo, o cidadão pode contestar essa informação. Para isso, é preciso seguir esses passos:

  1. Abra o aplicativo do auxílio emergencial;
  2. Clique em “Acompanhe sua solicitação”;
  3. Insira os dados solicitados e avance;
  4. Espere aparecer o motivo do cancelamento ou da negativa do auxílio emergencial aparecer na tela;
  5. Clique em “Contestar essa informação”;
  6. Escreva o que ocorreu: explique todos os detalhes do porquê da contestação,
  7. Envie a contestação.

Entretanto, é importante lembrar que o aplicativo Caixa TEM permite fazer a contestação do auxílio somente uma vez.

Ficou com mais alguma dúvida sobre a divergência de resultados no auxílio emergencial? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.