Como medida de prevenção às fraudes, contas do Caixa TEM foram bloqueadas; veja datas de desbloqueio

Devido aos inúmeros casos de fraudes e golpes nas contas do Caixa TEM, centenas de milhares de contas foram bloqueadas no aplicativo. De acordo com o banco público Caixa Econômica Federal (CEF), o motivo do bloqueio foi a segurança dos usuários, em um movimento de tentar conter os estelionatários e criminosos. Cerca de:

  • 51% das contas bloqueadas têm suspeita de fraude;
  • 49% das contas bloqueadas têm inconsistência de dados pessoais no cadastro do beneficiário;

O Caixa TEM é o carro-chefe de pagamentos das medidas econômicas que visam sustentar a economia em meio à pandemia do coronavírus. No aplicativo está a Poupança Social Digital, a conta criada pelo Estado para que os cidadãos tenham acesso ao dinheiro.

Por meio do app, o governo tem feito o pagamento de três benefícios que visam aumentar o consumo interno e “manter os sinais vitais da economia”, conforme fala do Ministro da Economia Paulo Guedes:

  1. Auxílio emergencial;
  2. Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm);
  3. Saque emergencial do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);

Para amenizar as filas das agências bancárias, que devem equilibrar os fluxos dos beneficiários com direito a um ou mais dos três pagamentos disponíveis, a Caixa definiu calendário para o desbloqueio das contas do Caixa TEM. Seguindo as recomendações da saúde de contenção do coronavírus.

Veja também – Conta poupança digital do Caixa Tem bloqueada: o que fazer?

Como desbloquear a conta do Caixa TEM?

O processo de desbloqueio da conta Poupança Social Digital do Caixa TEM é feito exclusivamente de forma presencial nos casos de suspeita de fraude. Para as demais contas bloqueadas, em razão da pendência de documentos, o procedimento é virtual.

O usuário deverá acessar o Caixa TEM para descobrir em qual grupo de enquadra. Na aba “Liberar Acesso”, o Chat da Caixa aparecerá com a informação. Caso seja possível resolver o problema com o envio dos documentos:

  • Aparecerá a mensagem “Para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo WhatsApp”;
  • Então, a Caixa enviará a mensagem “Para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra CADASTRO”;
  • O trabalhador deverá clicar no link e enviar os documentos pelo WhatsApp conforme indicado;

Veja também – Auxílio emergencial no WhatsApp: é golpe?

Quais documentos levar para desbloquear a Poupança Social Digital?

Para desbloquear a Poupança Social Digital do Caixa, o banco estatal recomendou somente um documento original e oficial com foto. São válidos:

  • RG;
  • CNH;
  • Passaporte;
  • Carteira de Trabalho e de Previdência Social (CTPS);

A redação da FinanZero indica que os cidadãos portem a carteira de trabalho, além de outro documento da lista acima e do CPF.

Veja também – Faça a cotação e receba ofertas pré-aprovadas com o simulador de empréstimo pessoal!

Calendário de desbloqueio das contas do Caixa TEM

Da mesma forma que os pagamentos dos benefícios seguem calendários de acordo com o mês de nascimento, o mesmo ocorre com o desbloqueio das contas. Confira as datas para os aniversariantes de cada mês comparecerem à uma agência ou posto de atendimento da Caixa:

  • Janeiro, fevereiro e março: até o dia 24 de julho;
  • Abril e maio: entre 27 de julho e 31 de julho;
  • Junho e julho: entre 3 de agosto e 7 de agosto;
  • Agosto, setembro e outubro: entre 10 de agosto e 14 de agosto;
  • Novembro e dezembro: entre 17 de agosto a 21 de agosto;

Ficou com mais alguma dúvida sobre o FGTS emergencial? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.