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Caixa Econômica Federal bloqueou “centenas de milhares” de poupanças digitais do Caixa Tem com o saldo do auxílio emergencial e do FGTS
O presidente da Caixa Econômica, Pedro Guimarães, divulgou em uma coletiva que “centenas de milhares” de poupanças digitais no aplicativo Caixa Tem foram bloqueadas, e aparecem agora como suspensas, por suspeita de fraude.
Essas poupanças digitais foram criadas automaticamente pelo banco para depositar:
Quem teve a conta bloqueada, portanto, não consegue acessar esse dinheiro e nem tem como realizar o desbloqueio pelo próprio aplicativo.
As pessoas que foram prejudicados terão que comparecer a uma agência física da Caixa e apresentar documento de identificação para provarem que realmente são os titulares da poupança digital. Assim que essa apresentação for feita, o desbloqueio deve ocorrer imediatamente por meio do sistema do banco.
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Sim. Os trabalhadores que fizeram uma atualização do aplicativo Caixa Tem nos últimos dias, que permite o acesso às poupanças, relataram ter recebido o aviso para procurar uma agência da Caixa devido ao bloqueio da conta poupança.
Centenas de milhares de contas foram suspensas, e grande parte foi usada por hackers. Entretanto algumas pessoas foram penalizadas e, por isso devem ir até a unidade da Caixa mais próxima.
Pra liberar o acesso o usuário precisa ir até a Caixa portando o documento de identidade com foto. Apesar de ser aconselhado que ninguém saia de nesse momento de isolamento social, essa foi a única forma encontrada pelo banco de comprovar que o usuário é o beneficiário certo.
A Caixa está fazendo pagamentos do auxílio emergencial de R$ 600, do FGTS emergencial e do BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e Renda) em poupanças sociais digitais. Essas contas precisam ser movimentadas pelo aplicativo Caixa Tem e devem ter a comprovação de identidade. Para que as fraudes sejam detidas.
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Desde o início do auxílio emergencial, a Caixa tem sofrido com o Caixa Tem. Além das constantes indisponibilidades do sistema, o sistema tem sido alvo de ataques e se tornou isca para enganar usuários.
Autoridades perceberam, por exemplo, uma campanha que mobilizou bots para executar disparos de mensagens em massa com conteúdo enganoso de que o aplicativo apresentava problemas para a visualização do saldo do benefício.
Em junho, foi identificado um esquema criminoso que disparava e-mails falsos com a informação de que a Caixa estaria mudando o aplicativo de pagamento do auxílio.
O golpe imitava elementos visuais de mensagens institucionais do banco para solicitar o recadastramento de usuários em uma plataforma falsamente associada ao programa.
Dessa forma, os e-mails eram elaborados para despertar a sensação de urgência com ameaças de que, se o procedimento não fosse realizado, o internet banking e o aplicativo do usuário seriam bloqueados.
O aplicativo pode ser instalado em qualquer smartphone do sistema operacional android ou IOS, disponível pela Google Play ou pela App Store. Após realizar o dowload o usuário poderá abri-lo e selecionar a opção “sou beneficiário”.
Após a seleção correta das informações, o aplicativo solicita as seguintes informações:
Após a digitação completa do código uma tela com a mensagem: “Estamos quase prontos”. Dessa forma, o usuário precisa clicar em continuar para verificar os próximos passos.
Para evitar aglomeração, a Caixa Econômica decidiu elaborar um calendário, conforme a data de nascimento. Assim os beneficiários devem dirigir-se até Caixa apenas no dia que corresponde a sua data de nascimento. Veja:
Ficou com mais alguma dúvida sobre conta poupança digital do Caixa Tem bloqueada: o que fazer? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
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Boa noite , não consgui receber o auxilio emergencial.Fui no dataprev e estava bloquiada a conta. Como devo proceder?