FinanzeroBlogCrédito

Cartão pré-pago: vale a pena ter um?

Cartão pré-pago: vale a pena ter um?

Atualizado em: Quarta-feira, 01/06/2022 às 18h14
Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Sinto muito, seu dispositivo não suporta leitura de texto

Cartão pré-pago: como funciona essa modalidade e quais são as vantagens e desvantagens deste produto. Vale a pena ter um?

O cartão de crédito pré-pago é um produto relativamente novo no Brasil. Por essa razão, muitas pessoas ainda têm dúvidas com relação ao seu funcionamento.

Essa modalidade possui algumas diferenças com relação ao cartão de crédito tradicional. Por isso vamos falar um pouco mais sobre esse tema. Continue a leitura.

Como parcelar a fatura do cartão Nubank?

Como funciona o cartão pré-pago?

No Brasil, o cartão pré-pago foi autorizado pelo Banco Central em 2014. Esse produto tem uma forma de uso diferente do cartão de crédito já conhecido pelo grande público.

No cartão pré-pago o cliente precisa fazer uma recarga prévia para utilizá-lo. Dessa forma, o consumidor é quem define o limite disponível para uso.

Vale lembrar que ele possui bandeiras iguais aos dos outros cartões, como a Mastercard, Visa, Elo, entre outras.

Muitos procuram esse produto por não ter uma fatura e isso facilita na hora de controlar os gastos. Afinal, o cliente só consegue usar o que foi inserido como crédito no cartão.

As pessoas costumam usar o cartão pré-pago quando precisam fazer alguma compra que exige esse tipo de pagamento.

Cada instituição financeira pode definir o limite do seu cartão pré-pago, porém a média é que esse valor seja de, no máximo, R$ 3 mil.

Como aumentar o limite do cartão de crédito Neon?

Quais são as vantagens e desvantagens do cartão pré-pago?

O cartão pré-pago possui suas particularidades e dentre elas estão algumas bem vantajosas. Mas como nem tudo são flores, esse produto possui algumas desvantagens também. Veja um pouco mais sobre isso abaixo:

Vantagens

Menor burocracia

Uma das principais vantagens é a falta de burocracia para conseguir o cartão pré-pago. Nessa modalidade não é necessário ter análise de crédito, assim, fica mais rápido e fácil conseguir o cartão.

Sem anuidade

Muitos cartões de crédito possuem cobrança de anuidade e isso é algo que acaba afastando os consumidores. Já no caso do pré-pago isso não existe, o cartão é totalmente livre de taxas.

Negativados podem pedir

Mesmo quem está inadimplente e inscrito nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa, podem solicitar o cartão pré-pago.

Limite pré-definido

Por ser um cartão com recarga prévia, o consumidor consegue garantir qual limite será usado. Assim, o controle de gastos é maior e não há risco de gastar mais do que deveria.

Sem comprovação de renda

Outro ponto importante é que não há necessidade de comprovar renda. Em resumo, o cliente pode pedir o cartão sem precisar apresentar documento que prove rendimento mensal.

Boa opção para filhos

O cartão pré-pago é uma ótima opção para quem quer liberar um cartão para os filhos, sobrinhos etc. Como possui um limite pré-estabelecido fica mais fácil garantis que eles não vão ultrapassar o valor imposto.

Desvantagens

Taxas

Este cartão não possui anuidade, como já citamos, porém, as financeiras têm o direito de cobrar as taxas que desejarem. É muito importante ficar atento na hora de contratar o serviço.

Sem parcelamento

Outra desvantagem deste cartão é que não há possibilidade de parcelar compras. No pré-pago as compras só podem ser pagas à vista.

Limite do saldo

O consumidor só consegue utilizar o valor disponibilizado no saldo, ou seja, só é possível comprar com o valor inserido na recarga.

Saque são cobrados

Caso resolva sacar o dinheiro inserido no cartão, as chances de pagar taxas são grandes. Normalmente os saques são feitos em caixas 24 horas e as operadoras cobram taxas para esta movimentação.

Limite

Outro fator importante é que o limite máximo é de R$ 3 mil. Apenas algumas instituições oferecem mais que isso, mas não é algo muito comum.

Como criar um QR Code Pix?

Afinal, ter ou não um cartão pré-pago?

Em resumo, o cartão pré-pago pode ser uma ótima alternativa para quem está negativado e não consegue aprovação para um cartão de crédito comum.

Ele também serve para aqueles que não querem correr o risco de endividamento. O produto pode ser utilizado para compras simples, sem serviços de streaming, por exemplo.

Para aqueles que podem escolher entre cartão de crédito e cartão pré-pago, o ideal é analisar todas as vantagens e desvantagens antes de tomar uma decisão.

Você tem mais alguma dúvida sobre o cartão pré-pago? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como parcelar a fatura do cartão Nubank?

Quais são as opções de pagamento da fatura do cartão Nubank?Como funcionam […]

Ler artigo completo

respostas para “Cartão pré-pago: vale a pena ter um?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo