Como cancelar o cheque especial
Índice de conteúdo
Veja as instruções para cancelar o cheque especial e fugir dessa armadilha
O cheque especial é uma linha de crédito pré-aprovada que os bancos disponibilizam para seus clientes, que permite acessar um dinheiro extra diretamente em suas contas correntes. Embora possa parecer muito conveniente, é importante estar ciente de que se trata de um dos tipos de crédito com taxas de juros mais altas.
Ou seja, ao usar o cheque especial, seja qual for o valor, será cobrado juros até que o saldo negativo seja regularizado.
Como funciona o cheque especial
Quando você gasta mais do que tem na conta, o cheque especial entra automaticamente em ação, cobrindo o déficit.
Mas é importante saber que, embora este dinheiro esteja facilmente acessível, ele não é um fundo adicional ao seu saldo, mas um empréstimo que deve ser pago, com juros – e juros altos.
As taxas cobradas podem superar os 10% ao mês e, assim, as dívidas podem crescer rapidamente se não forem gerenciadas de forma prudente e rapidamente.
Como cancelar o cheque especial
Cancelar o cheque especial é uma medida financeira prudente se você deseja evitar dívidas desnecessárias. Para cancelar, é necessário contatar diretamente o seu banco. Você pode fazer isso através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC), por telefone, ou diretamente com o gerente da sua agência.
É importante dizer que o cancelamento do cheque especial NÃO pode ser feito online ou por aplicativos.
Confira abaixo as centrais de atendimento ao cliente dos principais bancos do Brasil:
– Banco do Brasil: 4004 0001 (capitais) ou 0800 729 0001 (demais localidades)
– Caixa Econômica Federal: 3004 1105 (capitais) ou 0800 726 0505 (demais localidades)
– Bradesco: 0800 704 8383
– Itaú: 4004 4828 (capitais) ou 0800 970 4828 (demais localidades)
– Santander: 4004 3535 (capitais) ou 0800 702 3535 (demais localidades)
É através desses números que você vai solicitar o cancelamento do cheque especial e evitar as altíssimas taxas de juros associadas a esse tipo de empréstimo.
Vale a pena cancelar o cheque especial?
A resposta é simples e direta: sim, vale muito a pena cancelar o cheque especial!
Ainda que o formato de empréstimo possa surgir como uma solução temporária para falta de dinheiro, as altas taxas de juros podem transformar rapidamente uma conveniência em uma tremenda dor de cabeça.
E vale ainda mais um alerta: algumas novas regulamentações permitem a cobrança de tarifas mesmo sem o uso do crédito, dependendo do limite disponível acima de R$ 500.
Fuja do cheque especial (se possível)
O cheque especial deve ser usado com (muita) cautela, dada a facilidade de acesso e o alto custo dos juros. Cancelar esse recurso pode ser uma estratégia eficaz para controlar melhor suas finanças e evitar endividamentos desnecessários.
Ficou com alguma dúvida? Deixa nos comentários! Ah, e não esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Como cancelar o cheque especial”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios