O pagamento do IPVA 2020 em cota única/primeira cota com desconto estará disponível até 31 de janeiro

O pagamento antecipado do IPVA 2020 AM já está disponível. De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz), os motoristas que pagarem em cota única até o dia 31 de janeiro receberão desconto de até 10%:

  • 10%: para pagamento até 31 de janeiro em cota única;
  • 10%: para pagamento até 31 de janeiro da primeira cota;
  • 5%: para pagamento até 28 de fevereiro da primeira cota;

Veja também – Faça a simulação do seu crédito pessoal com segurança na FinanZero!

Tabela IPVA 2020 AM

Veja abaixo quais são os vencimentos das parcelas (cotas), bem como da cota única, de acordo com o final da placa do veículo:

Qual a alíquota do IPVA 2020 AM?

No Amazonas existem somente duas alíquotas do IPVA 2020:

  • 2%: para veículos de carga, transporte coletivo, e demais veículos, inclusive de passeio e comerciais leves, além de biciclos, triciclos com capacidade de até 1.000 cilindradas;
  • 3%: para veículos de passeio, comercial leve e veículos de esporte ou corrida, com capacidade superior a 1.000 cilindradas;

Confira mais clicando aqui – IPVA 2020 AL: conheça as datas para quitar o imposto sobre seu veículo

Lei do Bom Condutor

Além do desconto por pagamento antecipado, que pode chegar a 10%, há também o desconto concedido pela Lei do Bom Condutor. Somados, os descontos podem atingir 30%.

Para obter o desconto de bom condutor, o motorista deverá preencher o requerimento online no site da Sefaz, além de conferir a lista de documentos que serão solicitados presencialmente na Central de Atendimento da Sefaz-AM.

A lei estadual 203/2014 do bom condutor prevê que o motorista que não tiver infração de trânsito faz jus a redução no valor do IPVA. Deste modo:

  1. quem não cometeu infração no ano passado, tem direito a 10% de desconto;
  2. quem não teve multa em 2018, tem direito a 15%;
  3. e quem foi regular nos últimos três anos, tem direito aos 20%.

Ficou com alguma dúvida sobre como pagar o IPVA 2020 AM? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.