Pagamento do IPVA 2020 já está disponível; parcelamento pode ser até em seis vezes

O pagamento do IPVA 2020 do Alagoas já está disponível, conforme o site da Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz). Os motoristas que realizarem o pagamento até 31 de janeiro em cota única receberão 10% de desconto cada.

O vencimento da primeira parcela (após o período do desconto) fica para o dia 28 de fevereiro para os veículos com placa de final 1 ou 2. O vencimento da sexta e última parcela fica para 31 de julho deste ano.

Ressalta-se que apesar do parcelamento poder ser feito em até seis vezes, cada parcela deverá ser superior a R$ 100 minimamente.

Confira mais clicando aqui – IPVA 2020 AC: confira as condições de pagamento à vista ou parcelado

Tabela IPVA 2020 AL

Veja abaixo quando vencem as parcelas, qual o prazo para pagar a cota única do IPVA 2020 AL, de acordo com o final da placa do carro:

Para emitir o boleto de pagamento do IPVA 2020, basta acessar ao site da Secretaria da Fazenda do Estado do Alagoas e então:

  1. Clique em “Espaço do Contribuinte”;
  2. Clique em “IPVA”;
  3. Selecione “Emissão de Boletos”;
  4. Informe o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e a placa do veículo.

Veja também – Faça a simulação do seu crédito pessoal com segurança na FinanZero!

Como calcular a alíquota do IPVA?

Saiba quais são as alíquotas do Imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA) cobradas pelo governo estadual, conforme as características do veículo:

  • 1%: ônibus, micro-ônibus, caminhões, cavalo mecânico, aeronaves e embarcações;
  • 1,5%: automóveis que utilizem gás natural ou veículos híbridos que possuem mais de um motor de propulsão (um destes motores deve ter como fonte a energia elétrica);
  • 2%: motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta e similares entre 50 e 150 cilindradas;
  • 2,75%: motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta e similares entre 150 e 400 cilindradas; também válido para automóveis de passageiros, cargas ou mistos com potência de até 80 hp (horse power);
  • 3%: automóveis de passageiros, cargas ou mistos com potência entre 80 hp e 160 hp;
  • 3,25%: motocicleta, ciclomotor, triciclo, quadriciclo, motoneta e similares com mais de 400 cilindradas; também válido para automóveis de passageiros, cargas ou mistos com potência acima de 160 hp (horse power);

Ficou com alguma dúvida sobre como pagar o IPVA 2020 AL? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.