O novo programa social do governo, o auxílio brasil, começa a ser pago amanhã (10/12) e para ajudar os beneficiários, o Governo Federal decidiu criar, em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF), o aplicativo do auxílio brasil.

Para utilizar o aplicativo, é preciso estar inscrito no programa. Após verificar se os pré-requisitos para receber o benefício estão todos preenchidos, é hora de baixar o aplicativo, disponível para Android (Baixe aqui) e IOS (Baixe aqui). Com ele baixado, é preciso seguir os passos:

  • Abrir o aplicativo;
  • Escolher a forma de login (duas disponíveis) – Caixa TEM e Auxílio Brasil;
  • Para logar através da opção Caixa TEM: digitar o CPF, clicar em “próximo”, inserir a mesma senha utilizada para acessar o Caixa TEM;
  • Para logar através da opção auxílio brasil: digitar o CPF, clicar em “próximo”, inserir a senha do aplicativo auxílio brasil, ou a senha que era usada para o bolsa família, ou a senha usada para acessar os aplicativos Caixa Trabalhador e FGTS;
  • Caso o beneficiário ainda não tenha nenhum cadastro, deve-se clicar em uma das opções de login disponíveis e depois em “cadastre-se”, após isso basta seguir o passo a passo informado dentro do aplicativo.

Quem tem direito ao Auxílio Brasil?

Como verificar se vou receber o benefício pelo aplicativo do auxílio brasil?

Antes de utilizar o aplicativo para verificar se o benefício será recebido, é possível consultar de outra forma. Se a família recebia o bolsa família e continua preenchendo os requisitos para o auxílio brasil, o benefício está garantido.

Se a inscrição foi realizada recentemente, a Caixa enviará uma correspondência informando a aprovação do benefício.

Para consultar através do aplicativo, deve-se ir até o menu de opções, localizado no canto superior esquerdo e clicar em “consultar seu benefício”.

Os benefícios complementares aprovados serão avisados por meio do Ministério da Cidadania, através de uma correspondência.

Como consultar as parcelas no aplicativo do auxílio brasil?

Através do aplicativo, pode ser feita a consulta e o status de pagamento de cada parcela. Basta clicar na opção “ver parcelas”, disponível no menu principal. Após isso será exposto todo o histórico de pagamento, com informações sobre o depósito.

Do lado esquerdo, ficam os símbolos que representam o status de pagamento das parcelas, indicando liberação, bloqueio, cancelamento, pagamento efetuado ou pendência.

Do lado direito, fica exposto o valor que será recebido e abaixo da descrição da parcela está presente a data de validade, indicando até quando o saldo disponível poderá ser sacado.

Quais as diferenças entre o bolsa família e o auxílio brasil?

Como consultar o calendário de pagamentos pelo aplicativo do auxílio brasil?

Por meio do calendário de pagamentos, é possível saber quando o beneficiário receberá o pagamento, que é feito de acordo com o dígito final do Número de Identificação Social (NIS).

Há duas maneiras de consultar o calendário de pagamentos através do aplicativo do auxílio brasil. Pode-se clicar em “calendário” na parte inferior da tela, que fica ao lado de “benefícios” e “mensagens” e depois selecionar o dígito final do NIS do beneficiário, desse modo, será possível visualizar o calendário. Outra forma de realizar a consulta é ir até o menu de opções e clicar em “calendário de pagamentos”.

Como fazer movimentações com o dinheiro do auxílio brasil pelo aplicativo?

Por meio do aplicativo do auxílio brasil ainda não é possível realizar movimentações com o dinheiro.

O dinheiro do auxílio brasil poderá ser movimentado através da conta poupança social digital do Caixa TEM, sendo possível realizar transferências, pagamentos, saques, entre outras opções.

O que significa Reap elo no extrato do Caixa Tem?

Ficou com mais alguma dúvida sobre o aplicativo do auxílio brasil? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.