Índice de conteúdo
Empréstimo consignado: como cancelar, como estornar o valor, onde reclamar e demais informações sobre pedidos indevidos da opções de crédito
De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no período de pandemia do Covid-19 houve um aumento nos número de golpes financeiros realizados com pessoas idosas. Esse público é um dos que possuem o direito de solicitar o empréstimo consignado, já que a modalidade aceita solicitantes aposentados ou pensionistas do INSS.
O consignado é uma opção de empréstimo destinado ao seguinte público:
O crédito apresenta características que o distingue das demais opções, como os possíveis solicitantes e o desconto automático das parcelas. Com isso, a seguir estão listadas algumas questões o tema, principalmente relacionadas ao pedido não solicitado do empréstimo.
Como consultar o saldo do FGTS pelo celular?
Sim, o contrato de um empréstimo para aposentado pode ser cancelado por meio da instituição financeira credora. Dessa maneira, o solicitante pode entrar em contato e requerer o cancelamento do empréstimo, porém a ação só poderá ser realizada dentro do período de 7 dias de contratação.
Então, o solicitante só poderá cancelar o consignado após 7 dias de sua contratação, o prazo se inicia a partir do momento em que o dinheiro cai na conta do indivíduo. O banco que não aceitar o cancelamento no período mencionado fica sujeito a penalidades administrativas e financeiras.
Peça já um empréstimo consignado 100% online com as taxas de juros mais baixas do mercado!
O estorno do empréstimo consignado pode ser feito no momento de cancelamento do crédito. Portanto, ao cancelar a modalidade é preciso devolver o valor depositado na conta para o banco credor. O consignado poderá ser cancelado somente em até 7 dias da aquisição da quantia solicitada, assim como comentado acima.
Contudo, o indivíduo não poderá estornar o empréstimo depois do período comentado e sem solicitar o cancelamento do crédito. Isso porque, cada operação financeira apresenta condições que devem ser seguidas e analisadas no momento de assinatura do contrato.
Quais são os direitos de uma empregada doméstica que não tem carteira assinada?
Ao perceber que um empréstimo consignado foi solicitado indevidamente em seu nome, o indivíduo deve buscar a instituição financeira credora e solicitar o cancelamento. O banco deverá cancelar o empréstimo e tomar as demais medidas necessárias para resolver a situação.
Além do contato com o banco, o cidadão pode fazer um boletim de ocorrência e informar sobre o estelionato. Isso porque, o ato de se passar por outra pessoa para atingir o seu patrimônio é crime e suas consequências envolvem a prisão e resposta pelo crime.
O cancelamento de um empréstimo consignado não solicitado pode ser feito com a instituição credora, informando a situação e comprovando o não envolvimento no pedido. Para isso, o indivíduo pode ter em mãos os principais documentos em seu nome, como:
O banco pode solicitar demais informar para se certificar da veracidade dos dados e solucionar o problema. Além das medidas mencionadas, o cidadão também pode denunciar o caso para o Procon que iniciará uma investigação para evitar que mais pessoas sejam vitimas do golpe.
De acordo com uma pesquisa realizada pela Psafe, empresa líder de cibersegurança na América Latina, em 2021 houveram mais de 100 milhões de vítimas de golpes virtuais. Dessa forma, a seguir estão listadas algumas ações que podem evitar que mais cidadãos sejam vítimas de golpes e fraudes financeiras:
Como calcular o IPVA neste ano de 2022?
E então, restou mais alguma dúvida sobre como cancelar um empréstimo consignado não solicitado? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios