;
FinanzeroBlogCrédito

Como cancelar empréstimo consignado não solicitado?

Como cancelar empréstimo consignado não solicitado?

Compartilhe esse post:

Empréstimo consignado: como cancelar, como estornar o valor, onde reclamar e demais informações sobre pedidos indevidos da opções de crédito

De acordo com uma pesquisa realizada pela Federação Brasileira de Bancos (Febraban), no período de pandemia do Covid-19 houve um aumento nos número de golpes financeiros realizados com pessoas idosas. Esse público é um dos que possuem o direito de solicitar o empréstimo consignado, já que a modalidade aceita solicitantes aposentados ou pensionistas do INSS.

O consignado é uma opção de empréstimo destinado ao seguinte público:

  • Trabalhadores com carteira assinada;
  • Funcionários públicos;
  • Militares;
  • Aposentados ou pensionistas do INSS;

O crédito apresenta características que o distingue das demais opções, como os possíveis solicitantes e o desconto automático das parcelas. Com isso, a seguir estão listadas algumas questões o tema, principalmente relacionadas ao pedido não solicitado do empréstimo.

Como consultar o saldo do FGTS pelo celular?

É possível cancelar um empréstimo consignado?

Sim, o contrato de um empréstimo para aposentado pode ser cancelado por meio da instituição financeira credora. Dessa maneira, o solicitante pode entrar em contato e requerer o cancelamento do empréstimo, porém a ação só poderá ser realizada dentro do período de 7 dias de contratação.

Então, o solicitante só poderá cancelar o consignado após 7 dias de sua contratação, o prazo se inicia a partir do momento em que o dinheiro cai na conta do indivíduo. O banco que não aceitar o cancelamento no período mencionado fica sujeito a penalidades administrativas e financeiras.

Peça já um empréstimo consignado 100% online com as taxas de juros mais baixas do mercado!

Empréstimo consignado

Tem como estornar empréstimo consignado?

O estorno do empréstimo consignado pode ser feito no momento de cancelamento do crédito. Portanto, ao cancelar a modalidade é preciso devolver o valor depositado na conta para o banco credor. O consignado poderá ser cancelado somente em até 7 dias da aquisição da quantia solicitada, assim como comentado acima.

Contudo, o indivíduo não poderá estornar o empréstimo depois do período comentado e sem solicitar o cancelamento do crédito. Isso porque, cada operação financeira apresenta condições que devem ser seguidas e analisadas no momento de assinatura do contrato.

Quais são os direitos de uma empregada doméstica que não tem carteira assinada?

Onde reclamar de empréstimo consignado indevido?

Ao perceber que um empréstimo consignado foi solicitado indevidamente em seu nome, o indivíduo deve buscar a instituição financeira credora e solicitar o cancelamento. O banco deverá cancelar o empréstimo e tomar as demais medidas necessárias para resolver a situação.

Além do contato com o banco, o cidadão pode fazer um boletim de ocorrência e informar sobre o estelionato. Isso porque, o ato de se passar por outra pessoa para atingir o seu patrimônio é crime e suas consequências envolvem a prisão e resposta pelo crime.

Como cancelar empréstimo consignado não solicitado?

O cancelamento de um empréstimo consignado não solicitado pode ser feito com a instituição credora, informando a situação e comprovando o não envolvimento no pedido. Para isso, o indivíduo pode ter em mãos os principais documentos em seu nome, como:

  • Comprovante de residência;
  • RG;
  • CPF;
  • Comprovante de renda;

O banco pode solicitar demais informar para se certificar da veracidade dos dados e solucionar o problema. Além das medidas mencionadas, o cidadão também pode denunciar o caso para o Procon que iniciará uma investigação para evitar que mais pessoas sejam vitimas do golpe.

Como evitar cair em fraudes de empréstimo consignado?

De acordo com uma pesquisa realizada pela Psafe, empresa líder de cibersegurança na América Latina, em 2021 houveram mais de 100 milhões de vítimas de golpes virtuais. Dessa forma, a seguir estão listadas algumas ações que podem evitar que mais cidadãos sejam vítimas de golpes e fraudes financeiras:

  • Não informar dados pessoais por telefone ou WhatsApp, somente para contas comerciais verificadas;
  • Pesquisar sobre a instituição que oferece uma oferta de empréstimo seguro;
  • Buscar por canais oficiais de atendimento das instituições financeiras;
  • Nunca faça pagamentos antecipados;

Como calcular o IPVA neste ano de 2022?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como cancelar um empréstimo consignado não solicitado? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como consultar o saldo do FGTS pelo celular?

A consulta ao saldo da conta FGTS pode ser feita através do aplicativo de mesmo […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como cancelar empréstimo consignado não solicitado?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo