Como conseguir empréstimo para capital de giro?
Índice de conteúdo
Empréstimo para capital de giro: veja como funciona, o que é e como conseguir solicitar
Toda empresa precisa contar com capital de giro se quiser ter maior segurança para atuar. Ele funciona como um dinheiro reserva para cobrir possíveis despesas extras.
A questão é que nem sempre é possível ter esse valor disponível, principalmente quando falamos de empresas em início de operação ou as de pequeno porte.
Por essa razão, é muito comum que essas companhias recorram a um empréstimo para capital de giro. Mas você sabe como funciona?
Neste post, falaremos sobre esse tema e explicaremos como você pode conseguir um para o seu negócio. Continue a leitura!
Entenda o que é a Licença-maternidade e confira um guia completo sobre o tema
O que é capital de giro?
Como citamos anteriormente, capital de giro é uma determinada quantia que deve ficar disponível no caixa das empresas. A ideia é que ela seja utilizada para pagar operações financeiras que possam surgir.
Normalmente, esse dinheiro é usado enquanto a companhia não tem o retorno de suas vendas a prazo. Afinal de contas, nesse caso, o faturamento demora um pouco mais para entrar em caixa.
Quanto maior for o capital, mais tranquila fica a empresa. Isso acontece porque o valor disponível pode ser utilizado para qualquer tipo de pagamento que possa aparecer, seja para quitar fornecedores, investir em propaganda ou até mesmo para custear salário dos colaboradores.
Por conta de sua importância, mesmo quando não tem como aplicar mais investimento, os empreendedores acabam recorrendo ao empréstimo para capital de giro.
Minha Casa Minha Vida: entenda as novas regras
O que é empréstimo para capital de giro?
Trata-se de uma linha de crédito onde o tomador utiliza o valor solicitado para gerar caixa em sua empresa. O principal objetivo é deixar o caixa da organização mais forte.
Para ter acesso a esse crédito, é possível recorrer a diversas instituições financeiras e bancos.
Assim como acontece em diversas linhas de crédito, no empréstimo para capital de giro, há cobrança de juros em cima do valor que o tomador pega emprestado.
Além dos juros, o consumidor precisa arcar com outras cobranças, como a taxa de abertura de crédito (TAC) e o Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
As condições do empréstimo são variáveis e vão depender do tipo de empréstimo solicitado e do banco escolhido.
Para ter o crédito aprovado, o consumidor precisa passar por uma análise de crédito, que vai considerar diversos pontos relacionados a empresa e ao solicitante, como o histórico financeiro e a reputação.
O processo é simples e para passar por ele é preciso que o tomador apresente todos os documentos solicitados pela instituição financeira.
Pode bloquear FGTS por dívida?
Qual o valor máximo do empréstimo para empresas?
O valor do empréstimo para capital de giro é definido de acordo com a instituição financeira escolhida. Além disso, há uma análise de crédito, que serve para definir o limite de crédito, prazo para pagamento e taxa de juros.
Como solicitar empréstimo para capital de giro?
Agora que você já sabe como funciona um empréstimo para capital de giro, que tal entender como fazer o pedido?
Como pudemos ver, a saúde financeira de um empreendimento está ligada diretamente a sua reserva financeira. Afinal de contas, isso faz com que o negócio fique mais seguro e o empresário consegue trabalhar com menos preocupações.
Os imprevistos podem surgir a qualquer momento, mas com o capital de giro, fica mais fácil lidar com períodos de menos vendas.
Por isso, veja o passo a passo para fazer o pedido de um empréstimo para sua empresa:
- Faça uma simulação de valores, que pode ser pelo site da instituição financeira ou por meio de um buscador de crédito, como a FinanZero, por exemplo.
- Para simular é necessário colocar todas as informações da forma mais correta possível, como valor, prazo desejado para pagamento, entre outros.
- Depois de ver todas as ofertas, selecione o banco desejado e apresente os documentos solicitados.
- Aguarde a análise de crédito e, em caso de aprovação, espere o dinheiro cair na conta informada no pedido.
Você tem mais alguma dúvida sobre como funciona o empréstimo para capital de giro? Caso tenha, deixe aqui seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero
0 respostas para “Como conseguir empréstimo para capital de giro?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios