Índice de conteúdo
O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP)
O Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) é um programa utilizado pelas instituições municipais, estaduais e federais para depositar as contribuições em um fundo ligado aos seus empregados.
O valor desse fundo é destinado para o Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT). O qual paga benefícios como o abono salarial e o seguro-desemprego para os servidores públicos. Contudo, durante 1971 e 1988, os depósitos das instituições públicas foram feitos em nome de cada um dos trabalhadores, em contas correntes individuais.
Dessa forma, cada trabalhador era dono de uma parte do fundo completo, e essa é a razão de só possuir cotas no fundo quem trabalhou com carteira assinada em empresa privada ou no serviço público entre 1971 e 1988. E é por essa razão de só possuir cotas no fundo as pessoas que trabalharam no serviço público entre 19 1971 e 1988.
Veja também – O que é, quanto paga e como conseguir o auxílio reclusão?
Os números do Pasep são usados pelo trabalhador para consultar se o mesmo possuí direito a alguns benefícios, como por exemplo:
Os números podem ser encontrados nos seguintes documentos:
Tem como conseguir o número pelo site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais). Confira o passo a passo a seguir:
Para consultar o valor disponível no Pasep, o servidor público pode consultar o seu saldo no site do Banco do Brasil. Veja o passo a passo:
Além disso, é possível consultar o valor por meio por meio da Central de Atendimento do Banco do Brasil, nos seguintes telefones:
O Banco responsável pelo Pasep, Banco do Brasil, está desenvolvendo um aplicativo completo para os servidores públicos, que possa oferecer serviços de pagamentos e consultas sempre que necessário.
O nome do aplicativo que já está disponível a seus clientes conveniados é BBPASEP. O qual permite por meio da troca de arquivos em meio eletrônico, automatizar os procedimentos que envolvem a entidade e o Pasep, tais como:
O aplicativo está disponível para sistema Android e iOS.
Antes de tentar realizar qualquer transação envolvendo o Pasep é importante realizar a consulta do calendário, isso porque os dias variam muito e podem ser trocados de última hora, devido a idade ou outras variáveis.
Para os herdeiros de trabalhadores falecidos, o saque pode ser efetuado a qualquer momento, e para os correntistas do Banco do Brasil, os valores serão depositados na conta em até dois dias antes da data colocada no calendário oficial.
É possível consultar de duas formas as datas:
Veja o calendário atualizado:
Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!
Com saldo disponível em conta será possível receber o dinheiro respeitando o calendário consultado na etapa anterior na agência do banco com os seguintes documentos:
Para os herdeiros são necessários os seguintes documentos:
Saque por procuração legal
Ficou com mais alguma dúvida sobre o que fazer se a empresa não depositar o FGTS? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios