Carteira de trabalho digital: como corrigir dados, atualizar o nome da mãe, alterar dados bancários e quanto tempo demoram as atualizações

De acordo com os dados de uma pesquisa promovida pela Amdocs, o uso da internet pelos brasileiros dobrou desde o início do período de pandemia, causada pela Covid-19, no começo do ano de 2020. O dado nos mostra como a população está cada vez mais adepta em relação ao uso da internet e utilizando-a para facilitar ações cotidianas como pagamento de contas, compras online e o acesso a documentos.

No intuito de facilitar o uso, a carteira de trabalho física foi substituída pela digital e com isso os cidadãos podem acessá-la de forma rápida utilizando apenas um telefone celular. A utilização da carteira de forma online ainda gera dúvidas nos cidadãos, então, abaixo estão as principais questões sobre o assunto, focando na alteração de dados do documento.

Veja como desbloquear o Pix da Caixa

Como corrigir dados da Carteira de Trabalho Digital?

Para a correção de dados de trabalho é necessário informar a empresa que possui essas informações, dessa forma ela poderá enviar os dados corretos para o órgão responsável. Dessa forma, as solicitações para correções de dados empregatícios são feitas pela empresa responsável pelo trabalhador.

Elas precisam enviar informações sobre os seus funcionários para o eSocial que alimenta as informações que estão presentes no Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). O CNIS é o responsável por obter as informações que constam na carteira de trabalho.

Os dados da carteira de trabalho digital relacionados ao emprego do indivíduo são:

  • Período trabalhado;
  • Remuneração;
  • Ocupação;
  • Tempo de serviço;

Os sistemas que geram os dados da Carteira de Trabalho Digital são atualizados de maneira constante, e então, algumas inconsistências serão atualizadas automaticamente. Portanto, não será necessário o comparecimento em nenhuma unidade de atendimento. Apenas informar à empresa sobre os dados que estão incorretos.

Como atualizar o nome da mãe na Carteira de Trabalho Digital?

Informações incorretas localizadas na carteira de trabalho digital e que são relacionadas ao cadastro, como:

  • Número de RG;
  • CPF;
  • Nome completo;
  • Nome da mãe;
  • Data de nascimento;

São dados que devem ser corrigidos por meio da Receita Federal e pelo INSS. A alteração precisa ser realizada nos dois órgãos, já que se trata de um erro no sistema que deve ser corrigido.

Pela Receita Federal

Para realizar a mudança dos dados da carteira de trabalho digital na Receita Federal, basta seguir os passos abaixo:

  1. Entre no site da Receita Federal;
  2. Vá até a aba “Cadastro de Pessoas Físicas – CPF”;
  3. Selecione o item desejado e altere os dados que desejar;

Pelo site do INSS

A correção no site do INSS pode ser feita por meio do aplicativo ou site da seguinte maneira:

Pela web:

  1. Primeiramente, acesse o site “Meu INSS“, faça o login e em seguinte vá até a opção “Agendamento/solicitações”;
  2. Logo depois vá até “Novo Requerimento”;
  3. E então, clique em “Atualização dos Dados Cadastrais”;

Pelo aplicativo:

  1. No seu perfil vá até “Meu cadastro”;
  2. Em seguida clique em “Complementar”;
  3. Por fim em “Atualizar Dados cadastrais”;

Após seguir os passos e alterar os dados do cadastro basta aguardar que as informações sejam atualizadas na carteira de trabalho digital.

Por que não consigo antecipar meu saque aniversário?

Como corrigir dados bancários na Carteira de Trabalho Digital?

Os dados bancários encontrados na carteira de trabalho digital são referentes às informações de emprego do indivíduo. Portanto, a mudança desses dados deve ser requerida por meio da instituição que o trabalhador possui vínculo.

Isso porque, conforme comentado, as empresas enviam as informações dos cidadãos para o eSocial, que alimenta as informações do CNIS. Se os dados enviados não estiverem corretos, a instituição deve ser avisada para realizar a mudança necessária.

Além disso, a alteração nos dados bancários garante que a empresa pague de forma correta o salário devido ao contratado. Informações mais antigas relacionadas aos dados do trabalhador são atualizadas de forma constante e então os dados bancários podem ser alterados de forma automática.

Quanto tempo demora para atualizar a Carteira de Trabalho Digital?

As alterações nos dados, tanto pessoais quanto empregatícios, segundo o Governo Federal, não são atualizadas de forma imediata. Contudo, para dados pessoais o Governo federal dá um prazo de até 72 horas.

A atualização pode demorar algumas horas porque dependerá de alguns fatores como a data de emissão do pedido e o processo para que os órgãos responsáveis passem as informações para a carteira de trabalho digital.

Dessa forma, o indicado é informar o quanto antes aos órgãos responsáveis sobre as alterações de dados, tanto para cadastrais quanto para os empregatícios.

Não consigo acessar a carteira de trabalho digital, o que fazer?

E então, restou mais alguma dúvida sobre como alterar os dados bancários da carteira de trabalho digital? Se sim, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.