Como declarar financiamento de imóvel no IR 2023?
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Veja o passo a passo de como declarar financiamento de imóvel no IR
A entrega da declaração de Imposto de Renda teve início no dia 15 de março e segue até o dia 31 de maio. Nesse período, milhões de brasileiros fizeram o envio do arquivo, mas muitos ainda têm dúvidas sobre o preenchimento.
Uma das principais questões tem relação com linhas de crédito e como elas devem ser informadas na declaração. Nesse post, falaremos diretamente sobre como declarar financiamento de imóvel no IR. Para saber mais, continue a leitura.
O que pode ser deduzido no Imposto de Renda?
É preciso declarar financiamento de imóvel no IR?
Todos os contribuintes que atingirem o teto para envio da declaração, devem informar imóveis em seus nomes, incluindo quaisquer transações que envolvam estes bens.
Basicamente, é preciso informar a venda, compra, financiamento e possível doação de imóveis. Lembrando que isso ocorre com transações feitas no ano base do recolhimento.
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Como declarar o financiamento de imóvel no Imposto de Renda 2023?
1º passo: Documentos em Mãos
Essa é uma dica muito comum, mas que precisa ser lembrada: esteja com os documentos em mãos. Para declarar o financiamento de imóvel no IR é preciso ter o contrato, informe de rendimentos e documentos da construção. Além disso, é preciso ter as seguintes informações: número de registro do imóvel, número do IPTU etc.
2º passo: preencha a aba “Bens e Direitos”
Abra o programa da declaração da Receita e vá até a aba “Bens e Direitos”. Em seguida, clique no botão “novo” e vá até o campo Grupo, selecione o código do bem a ser informado.
Os códigos são os seguintes:
- Apartamento – código 11
- Casa – código 12
- Terreno – código 13
Ainda na mesma tela, informe o número do IPTU e a data que o imóvel foi adquirido. Lembrando que, para casos de aquisição de imóveis novos, sem número de IPTU e de matrícula, os campos podem ficar em branco.
3º passo: preencha a “Discriminação”
Nesta etapa é preciso preencher os detalhes sobre o financiamento. Isso deve ser feito na ficha “Discriminação”. Informe dados como: valor do financiamento, prazo para pagamento, sistema de amortização escolhido do financiamento, valor de entrada, valores das taxas de juros, se usou o FGTS, entre outros.
Em seguida, preencha as informações solicitadas sobre a localização do imóvel, como o endereço completo e área total.
4º passo: valores
Agora é hora de preencher os dados a respeito de valores, desde que eles tenham acontecido até o dia 31/12/22, que é o ano base. Nessa parte é necessário incluir o valor da entrada e todas as parcelas quitadas até a data em questão.
Lembre-se de não inserir o valor total do imóvel, mas sim o que já foi pago.
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É preciso declarar outros gastos com o imóvel?
Caso o contribuinte tenha tido gastos com reformas, ampliação de espaço ou qualquer outro item do imóvel financiado, esses valores podem ser anexados na declaração do Imposto de Renda.
É importante ressaltar que todas as despesas precisam ser comprovadas por meio de notas fiscais ou recibo. Dentre elas estão inclusos gastos com matérias e mão-de-obra.
Esses dados devem ser incluídos através da ficha “Bens e Direitos”. Na tela seguinte, selecione “Novo” e em Grupo escolher a opção “01 – Bens Imóveis”. Por fim, no Código coloque a opção “17 – Benfeitorias”.
Você tem mais alguma dúvida sobre como declarar financiamento de imóvel no IR? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
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