;
FinanzeroBlogCrédito

Uber pode refinanciar carro? Descubra agora

Uber pode refinanciar carro? Descubra agora

Compartilhe esse post:

Para refinanciar o carro é preciso comprovar renda e ter um veículo em seu nome, que tenha sido fabricado há até 10 anos.

De acordo com os dados divulgados em maio de 2022 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), há, no Brasil, cerca de 945 mil motoristas de aplicativos e taxistas. O rendimento médio desse grupo de trabalhadores, no entanto, registrou queda entre 2016 e 2022, já que atualmente, ainda conforme o Ipea, o valor mensal recebido gira em torno de R$1,9 mil, enquanto seis anos antes a média era de R$2,7 mil.

Em situações como essa, inclusive, é comum que diversos trabalhadores recorram às modalidades de empréstimo disponíveis no mercado para quitar dívidas, reformar a casa ou investir em um negócio próprio, conforme aponta o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE). O refinanciamento de veículo, por exemplo, é uma opção que permite ao consumidor utilizar o dinheiro para diversas finalidades e obter taxas de juros menores.

É possível refinanciar um carro que está financiado?

Como funciona o refinanciamento de carro?

Também conhecido como empréstimo com garantia de veículo, o refinanciamento permite ao consumidor utilizar o próprio veículo como garantia de pagamento das parcelas do empréstimo tomado. Isso porque, o contrato estabelecido é regido pela alienação fiduciária, logo, em caso de inadimplência, a instituição financeira pode obter a posse do bem, a fim de leiloá-lo e quitar a quantia restante.

Apesar disso, durante a vigência do contrato, o proprietário pode continuar utilizando o bem normalmente, só não é permitido, contudo, vendê-lo. Caso seja necessário, será preciso entrar em contato com a instituição credora para reaver o contrato e oferecer outro bem como garantia ou quitar a dívida.

No refinanciamento de carro é possível utilizar a quantia da forma que o solicitante preferir, além disso, por contar com um bem como garantia, as instituições tendem a oferecer taxas de juros melhores e maior prazo de pagamento.

Uber pode refinanciar carro?

Sim, quem é motorista de aplicativo, inclusive a Uber, pode refinanciar o carro. Para isso, basta que se enquadre nos critérios estabelecidos pelas própria instituições, são eles:

  • possuir 18 anos de idade completos;
  • comprovar renda através de Carnê-Leão, declaração de Imposto de Renda, extratos bancários e afins;
  • possuir conta corrente ou poupança para receber o dinheiro;
  • possuir um veículo em seu nome.

Vale ressaltar que essas são as regras consideradas comuns, portanto, cada instituição pode estipular seus próprios critérios.

Como não cair em fraudes ao declarar o Imposto de Renda

Quanto é possível o Uber conseguir no refinanciamento de carro?

Depende, para definir o valor que será concedido, a instituição financeira realiza uma análise de crédito, que visa compreender o perfil de consumo e pagamento do solicitante, bem como o risco de inadimplência do mesmo. Além disso, também é feita a análise do veículo, para verificar o estado de conservação e o valor de mercado, conforme a tabela Fipe. De todo modo, a concessão de crédito pode chegar até 90% do preço do veículo.

Quais as condições de pagamento no refinanciamento de carro?

Assim como o valor que será concedido é definido somente após a análise de crédito e do veículo, as condições de pagamento também serão proposta pela instituição financeira depois desse procedimento. No entanto, há instituições financeiras, inclusive parceiras da FinanZero, que oferecem a modalidade com taxas de juros a partir de 0,99% ao mês. O prazo de pagamento, por sua vez, pode chegar a 48 meses, a depender do valor do crédito.

Quais os documentos necessários para o Uber refinanciar o carro?

No momento de solicitar o refinanciamento de veículo, as instituições solicitam documentos referentes à vida financeira do consumidor e, também, ao veículo. Portanto, os itens comumente exigidos são:

  • documento de identificação com foto, como RG ou CNH;
  • CPF;
  • comprovante de residência, que pode ser desde contas de consumo, fatura do cartão de crédito, IPTU ou condomínio, por exemplo;
  • certidão de casamento, se for casado, ou certidão de nascimento, se estiver solteiro;
  • comprovante de renda, que pode ser holerites, extratos bancários, declaração de Imposto de Renda e entre outros;
  • Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV);
  • Certificado de Registro de Veículo (CRV).

Cabe destacar que o comprovante de renda é considerado um dos documentos mais importantes, já que é a partir dele que a instituição financeira avalia a capacidade do consumidor de arcar com as parcelas e, a partir daí, define quanto será concedido e quais serão as condições de pagamento.

Sou autônomo, como comprovar renda?

Qualquer tipo de veículo é aceito no refinanciamento de carro?

As instituições financeiras costumam aceitar diversas categorias de veículos, portanto, além dos carros comuns, podem ser usados:

  • motos;
  • caminhonetes;
  • veículos pesados, como caminhões, tratores e caminhões-tratores.

O solicitante deve se atentar, somente, ao tempo de fabricação do veículo. Isso porque, de modo geral, são aceitos automóveis com até 10 anos de fabricação. Há casos em que as instituições permitem a utilização de veículos com até 15 anos de fabricação, mas não costuma ser comum.

Como fazer o refinanciamento de carro?

O refinanciamento de carro conta com algumas etapas até a liberação do dinheiro, por isso, é indicado para quem não precisa da quantia de forma urgente. O processo, então, conta com as seguintes etapas:

Análise de crédito: presente em qualquer modalidade de empréstimo, conforme já mencionado, é o momento em que a instituição financeira avalia o perfil do solicitante, portanto, verifica o histórico de pagamento e consumo, e tenta identificar qual é o risco de inadimplência do mesmo.

Análise jurídica: a etapa seguinte consiste numa análise dos documentos do veículo, portanto, é verificado se há alguma pendência ou operação financeira já vinculada ao bem. Também é observada a veracidade das informações prestadas pelo proprietário.

Vistoria do veículo: paralelamente à análise jurídica, é feita a vistoria do carro, em que um profissional avalia o estado de conservação do bem, tempo de uso e o valor do veículo perante o mercado, de acordo com a tabela FIPE.

Formalização do contrato: então, por fim, após a aprovação em todas as etapas, é liberado o documento de formalização da operação, que deve ser assinado pelo solicitante e a instituição credora. Feito isso, o dinheiro é depositado na conta do consumidor dentro do prazo estipulado em contrato.

Aqui na FinaZero, por exemplo, as instituições parceiras liberam o dinheiro em até 48 horas úteis, após a formalização do contrato.

Impostos para motoristas de app: veja as regras e como recolher

Vale a pena o Uber refinanciar o carro?

Depende, para quem precisa de uma quantia alta, o refinanciamento pode ser uma boa opção, já que conta com taxas de juros mais baixas, quando comparado a modalidades como o empréstimo pessoal, e prazo de pagamento estendido. Além disso, por incluir um bem como garantia, o valor disponibilizado tende a ser maior.

Contudo, para quem trabalha como motorista e, consequentemente, tem o veículo como fonte de renda, é preciso atenção e organização financeira, para evitar a inadimplência e a perda do bem.

Ficou mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e não deixe de acompanhar a FinanZero nas redes sociais também, para ficar por dentro de tudo: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como não cair em fraudes ao declarar o Imposto de Renda?

Conheça os principais tipos de fraudes relacionados ao Imposto de Renda e veja dicas de como evitar cair em golpes.

Ler artigo completo

0 respostas para “Uber pode refinanciar carro? Descubra agora”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo