;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

O que é CRLV do veículo?

O que é CRLV do veículo?

Compartilhe esse post:

Entenda o que é e qual a importância do CRLV do veículo

CRLV é a sigla para Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos, mais conhecido como licenciamento, é o documento que concedo o direito de circulação de um veículo nas vias dos municípios.

Isso porque ele atesta que o veículo encontra-se em conformidade com as normas de segurança e ambiental para o setor automotivo. No entanto, é importante lembrar que a validade desse documento é apenas de um ano.

Por isso, todo ano após o pagamento das taxas, impostos, IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores) e DPVAT (Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre), por exemplo, o proprietário consegue emitir o documento de licenciamento.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Para que serve o CRLV do veículo?

Como dito anteriormente, o documento de licenciamento tem como objetivo garantir a permissão para o veículo circular nas ruas e estradas de um município.

Isso porque é o CRLV que atesta que o veículo está em conformidade com as normas de segurança e ambientais.

Como solicitar o licenciamento do veículo?

O Detran é o órgão responsável pela emissão do CRLV. Por isso, o proprietário do automóvel pode realizar todo o processo de licenciamento do veículo no atendimento presencial ou pela internet.

Caso a pessoa opte por fazer o licenciamento pela internet, basta acessar o site do Detran referente ao estado no qual o veículo foi registrado.

Além disso, em alguns estados, como São Paulo, é possível fazer todo o processo de licenciamento nos postos de atendimento do Poupatempo.

Veja também – Como fazer transferência de veículo?

Como emitir o CRLV pela internet?

Como dito anteriormente, é possível fazer o licenciamento digital no site do Detran. Para isso, basta:

  1. Acessar o site do Detran do seu estado;
  2. Clique na opção “Licenciamento digital (CRLV-e)” na página inicial;
  3. Após ler as condições;
  4. Por fim, clique no botão para verificar o procedimento.

Leia também – O que é Renavam do veículo?

Quais documentos preciso ter em mãos para fazer o licenciamento do veículo?

Para que o proprietário do veículo consiga emitir o CRLV, ele precisa ter em mãos:

  • O Renavam (Registro de Veículos Automotores) do veículo;
  • Comprovante de pagamento do DPVAT;
  • Comprovante de pagamento do IPVA;
  • Multas em dia.

Isso porque quem não estiver com o pagamento das taxas em dia não consegue realizar o licenciamento do veículo.

Glossário: o que é Renavam?
Renavam é uma sigla para Registro Nacional de Veículos Automotores. Basicamente, ele cumpre a função de RG dos veículos, isto é, a identidade do automóvel.

Como saber se o veículo está licenciado?

Para saber se o veículo está com o licenciamento em dia, o proprietário precisa consultar a situação do veículo no site do Detran.

Qual é a diferença entre licenciamento e IPVA?

Basicamente, o licenciamento é um documento obrigatório do veículo, sem ele não o proprietário não pode circular com o veículo nas ruas e estradas. Já o IPVA é o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores.

Por isso, apesar de os dois serem pagos anualmente, um é mais voltado para licenciamento e o outro é apenas para imposto.

Por fim, ficou com mais alguma dúvida sobre CRLV? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

O que significa CVV do cartão de crédito?

O CVV do cartão de crédito é uma forma de segurança de dados, que se […]

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é CRLV do veículo?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo