FinanzeroBlogFinanças Pessoais

O que é seguro DPVAT?

O que é seguro DPVAT?

Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Seguro DPVAT tem como objetivo proteger brasileiros vítimas de acidentes no trânsito em território brasileiro

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre, também conhecido como Seguro DPVAT, foi criado em 1974 e até hoje é obrigatório. Isso porque o objetivo é proteger os brasileiros acidentados no trânsito.

Por isso, o programa serve para indenizar as vítimas de acidentes de trânsito em todo o território nacional, seja motorista, passageiro ou pedestre.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

O que o seguro cobre?

O seguro DPVAT cobre as seguintes situações:

  • Morte – casos em que a vítima faleceu por conta de acidente de trânsito. Por isso, o beneficiário tem direito a uma indenização;
  • invalidez permanente, isto é, casos em que a vítima de acidente de trânsito fique invalida por conta da situação;
  • reembolso de despesas médicas e hospitalares, isto é, as DAMS (Despesas de Assistência Médica e Suplementares) – casos em que a vítima precisa ter algum atendimento e ter gastos com medicamento por conta do acidente de trânsito.

No entanto, é importante ressaltar que o seguro oferece essas proteções por até três anos e em alguns casos não existe indenização, principalmente em:

  • danos materiais;
  • acidentes que não ocorreram em território nacional.

Como funciona?

Os recursos do DPVAT:

  • 45% vão para o Sistema Único de Saúde para custear a assistência médico-hospitalar das vítimas de acidentes de trânsito;
  • 5% para o Departamento Nacional de Trânsito, o Denatran, para investir em programas de educação e prevenção de acidentes de trânsito;
  • por fim, 50% são para as despesas, reservas e pagamentos das indenizações.

Além disso, é importante lembrar que o seguro é obrigatório. E que todos que tenham sofrido um acidente de trânsito, com lesões, podem solicitar o seguro, sejam:

  • motoristas;
  • passageiros;
  • pedestres;
  • culpados, ou
  • inocentes.

Por isso, para ter acesso ao seguro DPVAT basta ser uma vítima de acidente de trânsito. E, por conta disso, o pagamento da indenização é feito de forma individual, por isso, não importa quantas pessoas estiverem envolvidas no acidente, todas devem receber. Isso mesmo que os envolvidos não estejam em dia com o pagamento do seguro.

No entanto, para dar entrada ao pedido do Seguro DPVAT é preciso reunir a documentação solicitada. Após o pedido, a análise é feita em até 30 dias.

Quem paga pelo DPVAT?

Por ser obrigatório, o seguro DPVAT é pago uma vez ao ano, com a cota única ou da primeira parcela do IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores), sempre acompanhando os calendários estaduais.

Por isso, o dono do veículo é obrigado a pagar o DPVAT. Caso isso não aconteça, ele será impedido de:

  • fazer o licenciamento,
  • e transferir a propriedade do automóvel.

Quem administra esse dinheiro?

Atualmente, a responsável pela administração do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre é a Seguradora Líder-DPVAT. Por isso, as secretarias estaduais arrecadam os recursos e repassam à seguradora.

Motorista pode ficar isento de pagar DPVAT nos próximos anos

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre pode ser isento em 2021 e 2022. Isso porque a empresa responsável pelo seguro, a Seguradora Líder, está sendo investigada por mau uso do dinheiro público. Por isso, é possível que a isenção do seguro de trânsito aconteça.

Além disso, no ano passado o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já tinha tentado extinguir o pagamento do seguro através de uma Medida Provisória. Isso porque a justificativa do presidente era que os índices de fraudes e custos elevados estavam cada vez mais altos. No entanto, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu por 6 votos a 3 suspender essa medida.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o Seguro DPVAT? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

IPVA Sergipe 2021: veja as datas de pagamento

Como solicitar o licenciamento?Confira o calendário:Veículos isentos do IPVA 2021 no SergipeCrédito […]

Ler artigo completo

respostas para “O que é seguro DPVAT?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado.

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
    Solicite seu empréstimo