Todas as datas de pagamento do estado do Paraná já estão disponíveis para os donos de veículo, veja abaixo mais informações

Os motoristas de Sergipe já podem conferir o calendário pra pagar o IPVA (Imposto Sobre a Propriedade de Veículos) e do Licenciamento Anual 2021. Pois, a programação foi divulgada nesta última quinta-feira (26), pela Sefaz (Secretaria de Estado da Fazenda). Confira todos os detalhes e as datas informadas.

O dono de carro que efetuar o pagamento total até 26 de fevereiro de 2021, terá desconto de 10% do valor. É bom lembrar que este desconto não é válido caso o mesmo possua débito de anos passados viu.
Outra opção de pagamento é parcelar o valor do IPVA ou licenciamento, em até 10 vezes no cartão de crédito.

Como solicitar o licenciamento?

As solicitações para o Licenciamento devem ser feitas através do app ou site do Detran, totens dos caixas eletrônicos do Banese.

Para emitir somente o IPVA 2021, os donos de carros devem acessar o site da Secretaria da Fazenda e clicar sobre ‘Emitir DAE IPVA’ no centro da tela.

Confira o calendário:

Fim da Placa Cota única com descontoCota única sem desconto Fiscalização
126 de fevereiro31 de março maio 2021
226 de fevereiro31 de março maio 2021
326 de fevereiro30 de abril junho 2021
426 de fevereiro31 de maio julho 2021
526 de fevereiro30 de junho agosto 2021
626 de fevereiro30 de julho setembro 2021
726 de fevereiro31 de agosto outubro 2021
826 de fevereiro30 de setembro novembro 2021
926 de fevereiro29 de outubro dezembro 2021
026 de fevereiro30 de novembro janeiro 2022

Veículos isentos do IPVA 2021 no Sergipe

O IPVA é uma taxa obrigatória paga anualmente pelos proprietários de veículos. Como qualquer outro imposto, há grupos que são isentos de pagarem o valor. No caso do IPVA, há dois grupos de isentos de pagar o tributo do próximo ano.

O 1° é formado por proprietários que tenham alguma doença, como: amputação, artrite, deficientes mentais e visuais, doença de Parkinson, esclerose múltipla, escoliose acentuada, hérnia de disco, insuficiência renal, nanismo, ostomia, paralisia cerebral, poliomielite, HIV, tetraplegia, entre outras.

Pessoas com deficiências podem ser isentas do imposto, conforme o estado e a situação. Neste caso, o interessado deve entrar em contato com a Secretaria da Fazenda do estado, que concederá uma CNH especial, comprovando a situação.

Já o segundo grupo de isentos é formado por proprietários que possuem veículos antigos. Neste segundo caso, a idade do veículo depende do estado brasileiro em que ele foi registrado. Cada estado ou região tem autonomia para estabelecer as regras para a isenção do imposto.

Outro detalhe importante é que a base para definir o tempo mínimo é a partir do “ano de fabricação”. Em Sergipe, por exemplo, ficam isentos veículos com 15 anos de fabricação.

Além disso, quer saber mais? Ficou com alguma dúvida? Se precisar, é só perguntar aqui nos comentários.

Crédito para quitar o IPVA

Depois de colocar tudo na ponta do lápis, percebeu que não vai dar conta de pagar IPTU e IPVA nem parcelado?

Nesse caso, um empréstimo pessoal pode ser a melhor saída. Já que não pagar esses dois impostos deve estar fora de cogitação. Começando pelo IPVA, o não pagamento dele impede que você faça o licenciamento do veículo. Sem esse documento, o carro fica em condição irregular. E pode até mesmo ser apreendido pela polícia, caso você seja parado em alguma blitz. Além, é claro, da cobrança das já mencionadas multas pelo atraso.

Na hora de escolher um empréstimo, analise bem as opções e faça as contas do que cabe no seu orçamento. Assim, você não se afogará ainda mais nas dívidas devido ao atraso de parcelas. Lembrando que fazer o refinanciamento da casa ou do veículo podem ser boas opções para conseguir crédito com juros mais atraentes porque você deixa esses bens como garantia.

Seja qual for a sua opção, conte com a FinanZero para encontrar as melhores propostas pré-aprovadas em um só lugar e sem sair de casa!

Por fim, não esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram; FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.