Índice de conteúdo
Seja para pessoa física ou jurídica, é necessário preencher documento de transferência de veículo e protocolar no Detran; saiba mais
Quando você compra ou vende, seja para uma pessoa ou para uma empresa, precisa fazer o documento de transferência do veículo.
Mas como é esse processo e quanto tempo você tem para cumpri-lo?
Pois bem, hoje vamos responder tudo o que você precisa saber sobre transferência de veículo.
Contudo, antes precisamos dividir essa venda em alguns cenários:
Abaixo, explicamos cada um desses casos.
Peça uma cotação grátis e receba ofertas de empréstimo de até 10 parceiros FinanZero!
Ok, vamos ao primeiro: quando você vende um veículo para uma pessoa física. Não importa se você vendeu diretamente ou por algum site, deve preencher o CRV, sigla para Certificado de Registro de Veículo.
Esse documento é entregue a você no momento que você compra o carro. E, caso você perca, conseguir uma segunda via pode ser bem trabalhoso… Por isso, se o seu carro foi fabricado até 2020, guarde esse papel com cuidado!
No entanto, se o seu carro é a partir de 2021, você não precisará mais deste papel. Afinal, desde 4 de janeiro deste ano, o CRV foi substituído pelo ATPV-e. Essa é a sigla para Autorização de Transferência de Propriedade de Veículo e é a versão digital do CRV.
Enfim, se ainda tem o CRV você deve preencher os dados desse documento, autenticar a sua assinatura no cartório e pedir a transferência do veículo com esse papel no Detran da sua cidade.
Mas, atenção: você tem 30 dias corridos, a partir do momento da venda, para fazer essa transferência. Caso passe deste prazo, será multado. Então, fique dentro do prazo.
Quanto tempo demora para cair uma transferência do mesmo banco?
O processo de transferência de veículo é o mesmo de venda para PJ, com uma única diferença: o preenchimento do CRV deve incluir os dados da empresa, e não da pessoa com quem você teve contado naquela empresa.
No mais, atente-se a um outro ponto: de quem será a responsabilidade de fazer a transferência no Detran? Em geral, as empresas preferem cumprir essa etapa. Contudo, é melhor confirmar, já que o atraso nesse processo pode acarretar em multa.
O que é empréstimo com nome sujo?
Você e o vendedor devem preencher e autenticar o CRV, além de fazerem o procedimento no Detran para a transferência do veículo.
O diferencial, aqui, é que você deve exigir esse documento completo antes de pegar o carro.
Agora, se a transferência de veículo é feita por você por uma loja, não há com que se preocupar. A empresa é a responsável por todo o passo a passo, incluindo a transferência de veículo para o seu nome.
Estou negativado. Como limpar o nome?
Agora, se você for o sortudo de ter ganhado um veículo, de qualquer forma, deve haver o preenchimento do documento e a transferência de veículo no Detran.
O cuidado, no entanto, é na hora de declarar essa doação no Imposto de Renda: deve ser feito tanto por quem doou quanto por quem recebeu.
Por fim, ficou com mais alguma dúvida sobre o limite de quanto gastar no transferência de veículo? Deixe nos comentários!
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios