Índice de conteúdo
Transferência para contas do mesmo banco normalmente são gratuitas e mais rápidas. Saiba como funciona
Quando uma pessoa realiza uma transferência entre contas do mesmo banco, ela está fazendo uma Transferência Eletrônica Financeira, também conhecida como TEF. Por ser no mesmo banco, normalmente o dinheiro chega na conta em minutos ou na primeira hora do dia seguinte, de forma gratuita. Isto é, nesse modelo não há cobrança de taxas.
Isso porque a TEF é uma operação mais simples e fácil para os bancos realizarem. Além disso, a maioria das instituições financeiras não exigem CPF ou CNPJ do destinatário.
No entanto, isso não é uma regra, é possível que a instituição solicite os seguintes itens para a transferência:
São até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo pessoal para você comparar, vem para a FinanZero!
Para transferir dinheiro para conta de bancos diferentes é possível utilizar três modelos:
O PIX é o novo meio de pagamento e transferência instantânea desenvolvido pelo Banco Central do Brasil. Ele foi lançado neste ano, está em funcionamento desde o dia 16 de novembro, e tem como objetivo facilitar e baratear as transações financeiras.
Isso porque o pix vai permitir que as transações aconteçam instantaneamente, em qualquer horário do dia e em qualquer dia da semana, incluindo feriados ou finais de semana.
Além disso, é possível transferir dinheiro entre contas do mesmo banco ou de bancos diferentes.
Saiba mais em – Pix: o que é e como funciona?
Independente de ser contas de mesmo banco ou de bancos diferentes, o PIX acontece de forma quase que instantânea. Isso porque a transferência via PIX demora cerca de 10 segundos para acontecer, independente do horário e dia da semana escolhido para realizar a operação.
O Documento de Ordem de Crédito, ou simplesmente DOC, é uma das modalidades de transferência entre contas bancárias. Para realizar um DOC é necessário colocar alguns dados da conta do beneficiário como:
Além disso, o Documento de Ordem de Crédito tem algumas especifidades como:
Isso depende de até que horas a transferência aconteceu. Isso porque, no caso do DOC, se o dinheiro for transferido até às 22 horas o valor cai na conta no dia seguinte – se for dia útil.
No entanto, se a transferência acontecer após esse horário, pode levar mais de um dia útil para chegar na conta do destinatário. E, por fim, em caso de operações via DOC nos finais de semana ou em feriados, o prazo de espera pode ser maior: isso porque a compensação do valor transferido pode demorar até três dias úteis.
A Transferência Eletrônica Disponível, mais conhecida como TED, tem um prazo de compensação melhor do que o modelo anterior. Mas, assim como o DOC, também tem algumas características próprias como:
Assim como o DOC, essa resposta depende do horário e dia da semana em que a operação está sendo realizada. Isso porque se a transferência acontecer antes das 17 horas o dinheiro cai no mesmo dia. Além disso, dependendo do banco, pode levar até meia hora para o dinheiro ser creditado.
No entanto, caso o cliente faça a operação após esse horário, isto é, depois das 17 horas, o dinheiro só vai estar na conta do destinatário no próximo dia útil.
Ficou com mais alguma dúvida sobre transferências? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Legal gostei da suas propostas interessante gostaria de saber sobre prazos maiores me liguem por favor obrigado
Fabio, a FinanZero não liga para oferecer empréstimos. Para simular o seu, inclusive com prazo maior, é preciso entrar em https://finanzero.com.br/emprestimo-pessoal/ Obrigada!