FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como emitir carteira de trabalho digital?

Como emitir carteira de trabalho digital?

Compartilhe esse post:WhatsappFacebookLinkedInTwitter

Carteira de trabalho digital veio para substituir o formato físico. Saiba como funciona e o que é necessário fazer para ter acesso

O aplicativo da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) existe desde 2017. No entanto, naquela época, essa versão não substituía o documento físico. Mas, a partir de setembro de 2019, o modelo digital passou a substituir a CTPS digital.

Isso significa que o documento físico não é mais necessário na contratação na maioria dos casos. No entanto, os brasileiros que tinham o formato físico da CTPS devem guardá-la, já que ela continua sendo um documento importante. Isso porque a versão física ainda tem os contratos de trabalho antigos.

Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!

Carteira de trabalho digital: o que muda?

A mudança da carteira de trabalho do formato físico para digital tem como principal consequência uma menor burocracia, tanto para os trabalhadores, empregadores e estado.

Além disso, na hora da contratação:

  • para o trabalhador muda que basta informar o número do CPF;
  • para o empregador basta preencher as informações no eSocial.
Glossário: o que é eSocial?
eSocial nada mais é do que um sistema virtual do governo federal para prestação de informações trabalhistas, fiscais e previdenciárias.

Por isso, todas as anotações – férias, salário, entres outros – serão feitas apenas eletronicamente e é possível acompanhar no aplicativo ou pela internet.

No entanto, é importante ressaltar que caso o empregador não utilize o eSocial é necessário apresentar a carteira de trabalho física. Por isso, caso o brasileiro não tenha a versão física da CTPS é necessário solicitar a emissão mediante agendamento no telefone 158.

Como ter acesso?

Para ter acesso à carteira de trabalho digital existem duas formas:

Aplicativo

Para ter acesso à carteira de trabalho digital no seu celular basta baixar o aplicativo “Carteira de Trabalho Digital” na loja virtual do seu smartphone – seja Android ou iOS:

  1. Assim que abrir o aplicativo, o trabalhador tem acesso às telas informativas de primeiro acesso;
  2. Em seguida, é possível conferir a tela para entrar;
  3. Ao clicar em “entrar” é necessário fazer login ou cadastro – no caso de primeiro acesso é clicar em “criar sua conta” e seguir as orientações do aplicativo, mas quem já tem cadastro precisa apenas inserir o CPF e a senha;
  4. Por fim, a pessoa terá acesso às informações da Carteira de Trabalho Digital.

Leia também – Como organizar as finanças na faculdade? FinanZero responde

Site

Para acessar a carteira de trabalho digital pelo site do governo basta:

  1. entrar no site;
  2. informar os dados pessoais;
  3. no caso de primeiro acesso é necessário responder um questionário com cinco perguntas;
  4. por fim, o trabalhador vai receber uma senha provisória.

Nunca tive Carteira de Trabalho, preciso solicitar?

Não. Isso porque segundo a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, todos os brasileiros com CPF já têm uma Carteira de Trabalho Digital. Por isso, não é necessário pedir para emitirem o documento.

O que é “assinar a carteira” no modelo digital?

Para os empregadores, é necessário enviar todas as informações desde salário, quando a pessoa entrou, férias, benefícios para o eSocial. A partir daí estará cumprindo suas obrigações com a Legislação.

Além disso, antes do funcionário começar a de fato trabalhar na empresa é necessário enviar um S-2200, isto é, um Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso do Trabalhador.

E, nos casos em que a empresa não tem todos os dados do funcionário para preencher no cadastro, é possível enviar uma Admissão Preliminar, ou S-2190, com informações mais simples e depois complementar os dados com o S-2200.

Isso porque esses envios terão o mesmo valor que uma assinatura na carteira de trabalho.

Ficou com mais alguma dúvida sobre CPTS? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Empréstimo para faculdade: o que é e como funciona?

Tipos de empréstimos para a faculdadeFIESP-FiesPravalerFinanciamento bancárioComo escolher um empréstimo para faculdade?Quer […]

Ler artigo completo

3 respostas para “Como emitir carteira de trabalho digital?

  1. André Soares silvino disse:

    Não consigo entrar minha carteira

    • Gerusa Borges Macena disse:

      Como faço para recuperar a senha da carteira digital perdi minha senha

      • Wellington matias do carmo disse:

        Boa noite. Posso reconhecer firma com minha carteira digital .

        Deixe um comentário

        O seu endereço de e-mail não será publicado.

        Navegue por:

        Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
        PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
        Solicite seu empréstimo