;
FinanzeroBlogImpostos

Como declarar financiamento de imóvel no IR 2023?

Como declarar financiamento de imóvel no IR 2023?

Compartilhe esse post:

Veja o passo a passo de como declarar financiamento de imóvel no IR

A entrega da declaração de Imposto de Renda teve início no dia 15 de março e segue até o dia 31 de maio. Nesse período, milhões de brasileiros fizeram o envio do arquivo, mas muitos ainda têm dúvidas sobre o preenchimento.

Uma das principais questões tem relação com linhas de crédito e como elas devem ser informadas na declaração. Nesse post, falaremos diretamente sobre como declarar financiamento de imóvel no IR. Para saber mais, continue a leitura.

O que pode ser deduzido no Imposto de Renda?

É preciso declarar financiamento de imóvel no IR?

Todos os contribuintes que atingirem o teto para envio da declaração, devem informar imóveis em seus nomes, incluindo quaisquer transações que envolvam estes bens.

Basicamente, é preciso informar a venda, compra, financiamento e possível doação de imóveis. Lembrando que isso ocorre com transações feitas no ano base do recolhimento.

Dia da Mentira: confira 6 fake news sobre empréstimo

Como declarar o financiamento de imóvel no Imposto de Renda 2023?

1º passo: Documentos em Mãos

Essa é uma dica muito comum, mas que precisa ser lembrada: esteja com os documentos em mãos. Para declarar o financiamento de imóvel no IR é preciso ter o contrato, informe de rendimentos e documentos da construção. Além disso, é preciso ter as seguintes informações: número de registro do imóvel, número do IPTU etc.

2º passo: preencha a aba “Bens e Direitos”

Abra o programa da declaração da Receita e vá até a aba “Bens e Direitos”. Em seguida, clique no botão “novo” e vá até o campo Grupo, selecione o código do bem a ser informado.

Os códigos são os seguintes:

  • Apartamento – código 11
  • Casa – código 12
  • Terreno – código 13

Ainda na mesma tela, informe o número do IPTU e a data que o imóvel foi adquirido. Lembrando que, para casos de aquisição de imóveis novos, sem número de IPTU e de matrícula, os campos podem ficar em branco.

3º passo: preencha a “Discriminação”

Nesta etapa é preciso preencher os detalhes sobre o financiamento. Isso deve ser feito na ficha “Discriminação”. Informe dados como: valor do financiamento, prazo para pagamento, sistema de amortização escolhido do financiamento, valor de entrada, valores das taxas de juros, se usou o FGTS, entre outros.

Em seguida, preencha as informações solicitadas sobre a localização do imóvel, como o endereço completo e área total.

4º passo: valores

Agora é hora de preencher os dados a respeito de valores, desde que eles tenham acontecido até o dia 31/12/22, que é o ano base. Nessa parte é necessário incluir o valor da entrada e todas as parcelas quitadas até a data em questão.

Lembre-se de não inserir o valor total do imóvel, mas sim o que já foi pago.

Uber pode refinanciar carro? Descubra agora

É preciso declarar outros gastos com o imóvel?

Caso o contribuinte tenha tido gastos com reformas, ampliação de espaço ou qualquer outro item do imóvel financiado, esses valores podem ser anexados na declaração do Imposto de Renda.

É importante ressaltar que todas as despesas precisam ser comprovadas por meio de notas fiscais ou recibo. Dentre elas estão inclusos gastos com matérias e mão-de-obra.

Esses dados devem ser incluídos através da ficha “Bens e Direitos”. Na tela seguinte, selecione “Novo” e em Grupo escolher a opção “01 – Bens Imóveis”. Por fim, no Código coloque a opção “17 – Benfeitorias”.

Você tem mais alguma dúvida sobre como declarar financiamento de imóvel no IR? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twiiter.

Próximo artigo

O que pode ser deduzido no Imposto de Renda?

Entenda quais são os principais tipos de despesas dedutíveis no IR e veja como declarar corretamente cada uma delas.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como declarar financiamento de imóvel no IR 2023?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo