Serviço disponibilizado por diversas instituições financeiras e fintechs, o pagamento por aproximação do Nubank tem limite para compra e pode ser desativado quando o usuário quiser.

O método de pagamento por aproximação tem sido cada vez mais utilizado no Brasil, principalmente durante a pandemia do novo coronavírus, conforme aponta a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

De acordo com o relatório emitido pela Abecs, o pagamento por aproximação aumentou 330% no primeiro semestre de 2020, se comparado ao mesmo período do ano anterior. Apesar da crescente, é comum que alguns usuários prefiram não utilizar a tecnologia, por isso, explicaremos como desativar o pagamento por aproximação do Nubank.

Como tirar extrato do Nubank.

O que é o pagamento por aproximação?

O pagamento por aproximação é possível devido à tecnologia Near Field Communication (NFC), que na tradução para o português é algo como “comunicação por campo de proximidade”. Na prática, a tecnologia NFC permite que os pagamentos sejam realizados sem a necessidade de inserir o cartão na maquininha e digitar a senha. Ou seja, basta aproximar o cartão da maquininha, que o pagamento será efetuado.

Algumas instituições financeiras e operadoras de cartão disponibilizam também o pagamento por aproximação através do aplicativo no celular ou smartwatch, de forma que o uso do cartão físico se torna dispensável.

Como fazer o pagamento por aproximação?

No momento de realizar o pagamento por aproximação, também chamado de pagamento contactless, basta informar ao atendente que deseja utilizar essa modalidade e aproximar o cartão da maquininha. As informações serão transmitidas e o pagamento realizado.

É comum que alguns cartões, seja de crédito ou débito, tenham limite de valor para pagamento por aproximação sem a necessidade de digitar a senha. No caso do pagamento por aproximação do Nubank, por exemplo, o cliente pode realizar compras de até R$200 através do pagamento por aproximação sem a senha, dessa forma, caso ultrapasse o limite, é preciso digitá-la.

Para saber se o cartão disponibiliza essa opção, basta procurar pelo símbolo que remete ao ícone de wifi. Além disso, a máquina do estabelecimento também deve ter esse símbolo, localizado, normalmente, na parte superior do visor.

O Auxílio Brasil vai cair no Caixa Tem?

Como ativar o pagamento por aproximação do Nubank

Para ativar o pagamento por aproximação do Nubank, basta inserir o cartão de crédito ou débito em alguma maquininha e realizar um pagamento. A partir daí, o pagamento por aproximação estará ativado automaticamente, ou seja, será possível utilizá-lo sempre que quiser, desde que o estabelecimento disponibilize o serviço.

Como desativar o pagamento por aproximação do Nubank

Contudo, caso o cliente não queira manter o pagamento por aproximação do Nubank ativo, basta acessar o aplicativo e realizar o seguinte procedimento para desativá-lo:

  • clique na área do perfil, onde há um ícone acima do nome;
  • selecione a opção “Configurar Cartão”;
  • desative o botão “Compras por aproximação (contactless).

Ao realizar essa ação, o botão deverá ficar cinza, conforme exemplo da imagem abaixo:

Como desativar o pagamento por aproximação do Nubank no aplicativo

O procedimento para desativar o pagamento por aproximação do Nubank do cartão de débito e crédito são iguais.

Tem mais alguma dúvida sobre o método de pagamento por aproximação do Nubank? Deixa nos comentários. Ah, acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.