;
FinanzeroBlogBenefícios do Governo

Como desbloquear a senha da conta gov.br?

Como desbloquear a senha da conta gov.br?

Compartilhe esse post:

Uma das opções para desbloquear a senha da conta gov.br é através da recuperação, ou seja, criando uma nova senha de acesso à conta.

O Portal Gov.br foi lançado em 2019 com o intuito de integrar diversos serviços e informações referentes ao governo federal, como:

  • e-CAC, sem a necessidade de possuir certificado digital ou código de acesso;
  • Carteira de Trabalho Digital;
  • Meu INSS;
  • Receita Federal;
  • Carteira Digital de Trânsito;
  • Portal Enem;
  • Portal eSocial.

Com isso, ao criar uma conta gov.br, o e-mail, CPF e senha cadastrados geram um tipo de acesso digital unificado, que permite que os usuários acessem os serviços públicos citados e entre outros.

Como mudar a senha do cartão Itaú?

Por que minha senha da conta gov.br está bloqueada?

O principal motivo para bloqueio da senha de acesso à conta gov.br é o excesso de tentativas de login, que acontece quando o usuário digita a senha de forma incorreta mais de três vezes ou, em situações mais delicadas, quando há a tentativa de invasão da conta por terceiros.

Há, ainda, casos em que ocorre o bloqueio temporário da conta gov.br quando a senha é considerada fraca pelo sistema, de forma que possa facilitar o acesso à conta e, consequentemente, aos dados pessoais do usuário por terceiros.

Em situações como essa, a recomendação é de que o usuário realize o processo de recuperação de senha, que envolve o cadastramento de uma nova senha para acesso à conta, a fim de evitar futuros bloqueios.

Como desbloquear minha senha da conta gov.br?

Conforme mencionado, para recuperar o acesso à conta gov.br e desbloqueá-la, a recomendação é que o usuário titular faça o processo de recuperação de senha. Para isso, é possível utilizar o e-mail cadastrado, SMS através do número de celular cadastrado, via bancos credenciados ou reconhecimento facial.

Em ambas as opções, ao acessar a página inicial do Portal gov.br, clique no botão “Entrar” e, na tela seguinte, informe o CPF. Depois, clique em “Continuar” e selecione a opção “Esqueci minha senha”. A partir daí, basta escolher a melhor opção e seguir um dos passos informados a seguir.

Como faço para sacar o Auxílio Taxista?

E-mail

A recuperação da senha através do e-mail é considerada a forma mais prática de realizar a operação, já que é só conferir se o e-mail cadastrado está correto e clicar no botão “Enviar código”, localizado na parte inferior da tela. Em seguida, um código de seis dígitos será encaminhado para o e-mail em questão, que por sua vez, deverá ser digitado no campo solicitado, no site do Portal gov.br.

Depois, é só clicar em “Avançar” e cadastrar uma nova senha para ter acesso à conta gov.br. Cabe ressaltar que o código de validação pode ser encontrado, também, na caixa de spam ou lixo eletrônico, caso não apareça na caixa de entrada comum do e-mail.

SMS

Outra forma de cadastrar uma nova senha na conta gov.br é mediante a recuperação por SMS, que inclusive é semelhante ao processo por e-mail. Portanto, após selecionar essa opção no Portal gov.br, confira se o número de celular cadastrado está correto e clique em “Enviar código”. Feito isso, um código de validação de seis dígitos será enviado para o celular e, em seguida, deverá ser informado no campo solicitado, na etapa de recuperação de senha.

Por fim, é só clicar em “Avançar” e, na tela seguinte, cadastrar uma nova senha de acesso à conta gov.br.

Bancos credenciados

O cadastramento de uma nova senha através dessa opção varia de acordo com cada instituição financeira, isso porque, cada uma conta com um procedimento de segurança diferente. Sendo assim, após clicar na imagem do banco em que possui conta e que deseja utilizar para cadastrar uma nova senha, será preciso acessar o Internet Banking da instituição em questão e seguir o passo a passo recomendado.

Reconhecimento facial

A opção “Reconhecimento facial” exige que o usuário possua o aplicativo gov.br instalado em seu celular, a partir daí, é só fazer o seguinte:

  • após clicar na opção “Reconhecimento facial”, no Portal gov.br, abra o aplicativo gov.br e clique em “Ler QR Code”;
  • a câmera do celular será aberta e deverá ser apontada para o código apresentado na tela do computador;
  • após a conclusão da leitura do QR Code, ainda no aplicativo, clique em “Fazer reconhecimento facial”;
  • posicione o rosto de frente para a câmera do celular e siga as orientações dadas pelo sistema referente à posição, até que a validação seja confirmada;
  • por fim, clique em “Ok” e retorne ao computador, onde serão apresentados os campos para a criação de uma nova senha.

Meu cartão de crédito foi clonado, quem paga?

Não consigo acessar a conta gov.br, o que fazer?

Se após efetuar o cadastramento de uma nova senha, o usuário não conseguir acessar a conta gov.br, é preciso entrar em contato com a Central de Relacionamento do Ministério da Cidadania, no número 121, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. A ligação pode ser feita a partir de um telefone fixo ou celular.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Meu cartão de crédito foi clonado, quem paga?

Muitos empreendedores se perguntam se perguntam qual a melhor opção para o negócio, cartão de […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como desbloquear a senha da conta gov.br?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo