Contas do Caixa TEM foram bloqueadas para impedir fraudes e por pendências na documentação, veja o que fazer nesses casos

Na última semana, muitos beneficiários relataram que não estavam conseguindo acessar suas contas no Caixa TEM. A instituição confirmou que o bloqueio foi motivado por conta da identificação de fraudes.

Muitos trabalhadores abriram o aplicativo e se depararam com um aviso: a pessoa que se encontrasse nessa situação precisava ir até uma agência da Caixa para conseguir desbloquear a conta no Caixa TEM.

Entretanto, quem teve o acesso bloqueado por “inconsistências cadastrais” pode resolver o problema virtualmente a partir do envio da documentação pelo WhatsApp. Para isso, o próprio aplicativo da Caixa dará as instruções sobre como prosseguir com o envio dos documentos necessários.

Ao entrar no aplicativo:

  1. Localize no menu “liberar acesso”;
  2. O beneficiário receberá duas mensagens: “para finalizar a validação do seu cadastro, vamos precisar que envie seus documentos pelo Whatsapp” e em seguida, “para iniciar a conversa, clique no link abaixo e mande a palavra CADASTRO”;
  3. Clique no link e envie a palavra CADASTRO,
  4. Espere orientações e envie os documentos solicitados.

De acordo com a Caixa, a análise e desbloqueio das funções do Caixa TEM deve acontecer em até 24 horas.

Importante lembrar que os usuários não devem clicar em links enviados nas redes sociais por terceiros, apenas o link recebido pelo aplicativo Caixa TEM é seguro. Outros links podem estar relacionados à golpes.

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Meus documentos estão em análise há mais de 24h. E agora?

Apesar das promessas feitas por representantes da Caixa de que a análise iria durar até 24 horas, alguns usuários têm relatado em suas redes sociais que o processo está durando muito mais do que somente um dia.

Quando acionado o código de dúvidas na conversa no WhatsApp com a instituição é oferecido o item “fui direcionado pelo aplicativo Caixa Tem para esse Whatsapp, já realizei o envio dos meus documentos, mas ainda não recebi o resultado”, mas as respostas oferecidas continuam sendo para aguardarem o resultado.

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Fui acusado de fraude, consigo desbloquear a minha conta no Caixa TEM pelo WhatsApp?

De acordo com a Caixa Econômica Federal, 51% das contas foram bloqueadas por suspeita de fraude. Quem se encaixar nesse grupo pode receber uma notificação de que “é necessário regularizar seu acesso.”

Nesses casos, para desbloquear a conta Poupança Social Digital do Caixa TEM, a orientação oficial é de que os beneficiários precisam se deslocar até uma agência Caixa para receber atendimento presencial para realizar o desbloqueio.

Portanto, o uso do aplicativo WhatsApp para desbloqueio de contas só pode ser utilizado por quem estiver com pendências na documentação.

Calendário de desbloqueio das contas

O desbloqueio das contas presencialmente segue o mesmo modelo estabelecido para os pagamentos dos benefícios, ou seja, o processo é feito a partir de um calendário de acordo com o mês de nascimento dos brasileiros que têm direito ao auxílio emergencial.

Confira as datas previstas para comparecer à uma agência ou a um posto de atendimento da Caixa:

  • Aniversariantes dos meses de janeiro, fevereiro e março: até o dia 24 de julho;
  • Abril e maio: entre 27 de julho e 31 de julho;
  • Junho e julho: entre 3 de agosto e 7 de agosto;
  • Agosto, setembro e outubro: entre 10 de agosto e 14 de agosto,
  • Novembro e dezembro: entre 17 de agosto a 21 de agosto.

Seguir o calendário é importante para que se evite aglomerações nas agências e para evitar que a pessoa saia de casa e não consiga ser atendida.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o desbloqueio do auxílio emergencial pelo WhatsApp? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.