Índice de conteúdo
Existem duas formas de reduzir o valor das parcelas do financiamento imobiliário e a taxa de juros da dívida
A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) registrou recorde de endividamento das famílias em abril de 2020. Os dados publicados no último dia 14 por meio da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC) indicou que 66,6% dos núcleos familiares do Brasil possuíam dívidas.
A pesquisa foi divulgada no centro da quarentena do coronavírus. E o percentual recorde reflete a situação dos brasileiros, que lidam com a estagnação da economia decorrente da quarentena. O isolamento social, a principal recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), acarretou malefícios para a saúde das economias de todo o mundo.
Além de desfrutar de medidas do governo, que têm concentrado esforços na liberação de benefícios, em especial o auxílio emergencial, muitos brasileiros estão revendo seus orçamentos. Negociar dívidas a fim de conseguir juros melhores é uma opção para evitar a inadimplência.
Veja abaixo 2 formas de negociar o financiamento imobiliário, a fim de conseguir taxa de juros melhores e parcelas com menor valor.
Compare ofertas de empréstimo pessoal com taxas de juros a partir de 1,49% ao mês!
A portabilidade do financiamento imobiliário é a prática de passar a dívida de um financiamento de uma instituição financeira para outra. Ou seja, transferir o saldo devedor para outro banco ou fintech que ofereça melhores condições de:
Para fazer a portabilidade do financiamento imobiliário, a pessoa terá que entrar em contato com o banco que deseja que seja o novo credor. Assim, este banco que fará a transferência da dívida, ao dialogar com a financeira anterior:
Com o crescente número de fintechs no Brasil nesta última década, o mercado de crédito expandiu. Na prática, isso significa mais opções de condições para os consumidores.
Veja também – Como funciona a amortização do financiamento imobiliário?
É importante notar que este termo pode ser utilizado de diferentes formas no financiamento:
O devedor pode entrar em contato com a instituição financeira para tentar negociar o pagamento das parcelas remanescentes. Um novo prazo, valor das parcelas ou da taxa de juros pode surgir com a negociação.
Geralmente, nos estágios finais do financiamento imobiliário é possível conseguir condições melhores de pagamento. Mas em meio à crise do coronavírus, as instituições financeiras podem estar mais abertas a esse tipo de negociação, minimizando o risco de inadimplência do consumidor.
Caso a negociação não tenha um fim favorável, o cliente pode tentar a portabilidade do financiamento imobiliário.
Caso a pessoa possua reserva no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), e não tenha feito nenhuma retirada nos últimos dois anos, o valor pode da conta pode ser utilizado para pagamento do financiamento imobiliário.
Para fazer este pagamento, basta a pessoa receber o 13º salário e direcioná-lo para a quitação das parcelas.
Ficou com mais alguma dúvida sobre como diminuir as parcelas do financiamento do imóvel? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios