Como encontrar passagens aéreas baratas na internet?
Índice de conteúdo
Confira 7 dicas que podem te ajudar a comprar passagens aéreas baratas e conheça 6 sites para realizar a pesquisa.
De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), a procura por crédito em 2022 cresceu 128%, quando comparado aos dois anos anteriores, isso é, 2020 e 2021. Além disso, neste mesmo período, o IFE demonstrou que houve aumento de 189% nas solicitações de empréstimos para a realização de viagens.
Um dos maiores custos, inclusive, envolvidos em uma viagem, são as passagens. Pensando nisso, separamos algumas dicas sobre como comprar passagens aéreas mais baratas e listamos os principais buscadores.
Quer fugir do agito de Carnaval? Veja 8 dicas de destinos.
7 dicas para comprar passagens aéreas baratas
A compra das passagens aéreas é um dos principais pontos no momento de planejar a viagem e, da mesma forma, é comumente considerada um dos maiores gastos. Contudo, vale destacar que é possível encontrar passagens por valores acessíveis, desde que haja planejamento prévio. A seguir, listamos 7 dicas que podem ajudar a comprar passagens aéreas baratas.
1. Tenha datas flexíveis
Ao optar pela ida em uma sexta-feira à noite e a volta no final do domingo ou início da manhã de segunda, o consumidor se depara com os chamados horários de pico. Na prática, isso significa que são datas e horários com alta demanda e, consequentemente, mais caras. O mesmo acontece com quem pretende viajar na alta temporada, como em épocas de férias, ou nos feriados prolongados.
Para evitar esse tipo de situação, a dica é ter datas flexíveis, portanto, buscar por dias ou horários menos concorridos ou, ainda, planejar viagens mais longas em datas de menor fluxo. Para encontrar as melhores datas, é válido utilizar o Google Voos, também conhecido como Google Flights. Nele, basta inserir o local de partida e destino e, em seguida, clicar em “Calendário”, logo abaixo. Serão apresentadas, então, as datas mais baratas para aquele vôo, sinalizadas em verde.
Se a flexibilidade de datas não for possível devido ao trabalho e/ou período escolar, por exemplo, a recomendação é buscar pelas passagens com o máximo de antecedência, pois quanto mais próximo da data da viagem, mais cara tende a ser.
2. Utilize a janela anônima
Ao realizar a busca por passagens aéreas, acesse os sites através da janela anônima do navegador. Isso porque, ao navegar no modo comum, os sites armazenam as informações de buscas e as utilizam para personalizar os próximos resultados, logo, é possível que ao retornar ao site, o preço esteja maior do que inicialmente.
Na prática, digamos que há a possibilidade dos sites apresentarem passagens aéreas que o algoritmo considera mais relevante para o perfil do consumidor, e não as mais baratas.
Portanto, para utilizar o navegador anônimo no Google Chrome, é só clicar em “Ctrl + N” ao mesmo tempo, então abrirá uma nova janela. No caso do Safari, clique em “Command + Shift + N”, também ao mesmo tempo.
3. Compare os preços em diversos sites
Para obter passagens mais baratas é importante, também, comparar os preços em diversos sites. Através da janela anônima, acesse os buscadores e compare os valores entre eles e, também, entre os sites das próprias companhias aéreas. Essa ação pode ser feita, inclusive, diversas vezes ao dia, já que as promoções podem surgir a qualquer momento.
4. Acesse o site das companhias aéreas
Por falar em acessar o site das companhias aéreas, essa é outra dica relevante, já que diversas pessoas se restringem aos buscadores e não conferem os sites das empresas. Desse modo, consulte diretamente o site, pois é comum que as marcas promovam promoções exclusivas para quem acessa a página, logo, as ofertas não serão apresentadas nos buscadores comuns.
5. Busque por empresas low cost
Em inúmeros países, inclusive no Brasil, é possível adquirir passagens aéreas baratas através das chamadas low cost, que são companhias aéreas de baixo custo. Essas empresas oferecem valores abaixo da média porque não contam com serviços considerados extras já incluídos na tarifa, como despache de bagagem e serviço de bordo.
Sendo assim, quem deseja despachar uma ou mais bagagem e/ou ter acesso a refeições durante o voo, deverá pagar por fora. O principal ponto a ser analisado é o quão necessário esses serviços são, já que o intuito desse tipo de passagem é economizar, com isso, se for preciso adicionar os serviços mencionados, talvez não seja a melhor alternativa, pois a tarifa final pode se aproximar das oferecidas pelas companhias tradicionais, com tudo incluído.
6. Crie alertas de preços
Para não correr o risco de perder tarifas promocionais, sites como o Kayak e Google Voos disponibilizam o alerta de preços. Assim, o usuário pode inserir as datas e destino ou criar o alerta para qualquer data, com base nos valores médios praticados pelas companhias.
No Google Voos basta realizar o login, inserir local de partida e destino, data e clicar em “Monitorar preços”. Se houver algum tipo de baixa no valor, o site envia notificações através do e-mail logado.
7. Pesquise por aeroportos próximos
Há situações em que pode ser mais viável adquirir passagens para uma cidade vizinha ao destino final. Isso porque, dependendo da região, o valor da passagem pode custar consideravelmente mais caro. Entretanto, essa opção é vantajosa se o transporte do aeroporto da cidade vizinha até o destino final, seja terrestre ou aéreo, for relativamente baixo, caso contrário, poderá gerar mais demora no percurso e gastos desnecessários.
Qual é a diferença entre Pix Parcelado e o cartão de crédito?
Sites para pesquisar passagens aéreas
Como mostrado nas dicas anteriores, além do planejamento prévio, pesquisar em diversos sites diferentes é de extrema importância para obter passagens aéreas baratas e diminuir o custo final da viagem. Com isso, listamos a seguir os principais sites para pesquisa, que incluem desde buscadores que realizam o redirecionamento, até mesmo plataformas que efetuam a venda.
Skyscanner: o site funciona como um buscador de passagens aéreas, que realiza o comparativo entre vários sites. Dessa forma, o usuário insere o ponto de partida e destino final, junto às datas da viagem, e será apresentada uma lista com diversos preços para uma mesma passagem em diferentes sites. Após selecionar a passagem desejada, o usuário é direcionado para o site da compra.
Viajanet: o Viajanet permite que a compra da passagem seja feita pela própria plataforma, que conta também com hospedagens, aluguel de carros e outros serviços. A plataforma ainda oferece a opção “Buscar pela data mais barata”, que mostra em quais épocas do ano, nos próximos oito meses, a passagem para um determinado destino é mais barata.
Google Voos: também chamado de Google Flights, reúne ofertas de inúmeros sites e realiza um comparativo entre eles. Além disso, o site oferece um mapa que mostra o valor das passagens aéreas para diversos locais do mundo. O Google Voos não realiza a venda de passagens, apenas busca e direciona o usuário para o site que a efetua, e só pode ser acessado pelo navegador do celular ou computador.
Kayak: similar ao Skyscanner e o Google Voos, não é possível comprar diretamente pelo Kayak, já que o site realiza a busca da passagem aérea e permite a comparação de preços com até quatro sites ao mesmo tempo, direcionando o usuário para a empresa que oferece o serviço.
Expedia: assim como acontece no Decolar, o Expedia disponibiliza a busca e compra de passagens aéreas, bem como de aluguel de carros e hospedagens. Inclusive, é possível fechar todos os serviços em um só pagamento, como um pacote.
Decolar: por fim, há, também, o Decolar, que oferece busca e compra de passagens aéreas, pacotes de viagens, aluguel de carros, seguros e cruzeiros. O site mostra um gráfico com a tendência de preços ao longo do ano e disponibiliza a opção de busca pelas datas mais baratas.
DICA EXTRA: Sites como Viajanet, Expedia e Decolar podem ser boas opções para identificar qual companhia aérea possui melhor tarifa. Ou seja, após localizar o menor valor, acesse o site da empresa em questão e pesquise pelas mesmas datas e destino. Ao fazer isso, há a possibilidade de se deparar com o valor final ainda mais barato do que encontrado nos sites mencionados, pois estes incluem a tarifa de prestação de serviços, encarecendo o valor final.
Por fim, cabe ressaltar que antes de realizar qualquer compra, o usuário deve se certificar de que o site é seguro, pois apesar dos direcionamentos, inclusive feitos pelo próprio Google Voos, é de responsabilidade de quem pesquisa avaliar
Vai viajar? Entenda antes qual a diferença do dólar turismo para o dólar comercial.
É possível encontrar passagens baratas de última hora?
De modo geral, a recomendação é comprar as passagens aéreas com antecedência, pois como explicado, quanto mais próximo da data, mais cara tende a ser a tarifa. Entretanto, se a viagem for decidida de última hora ou se tratar de emergência, é possível obter valores não tão caros.
Para isso, confira aeroportos próximos do ponto de partida e/ou do destino final, que não sejam tão requisitados. Outra dica é buscar por voos de madrugada, que normalmente são menos escolhidos, logo, podem oferecer melhor custo benefício, pois têm menor demanda.
Contudo, se ainda assim os valores não forem favoráveis, há a opção de solicitar um empréstimo para viagem, que pode ser desde o financiamento para este fim, como um empréstimo pessoal ou com garantia. Aqui na FinanZero, inclusive, é possível realizar a simulação online e receber até 10 ofertas pré-aprovadas por e-mail.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
0 respostas para “Como encontrar passagens aéreas baratas na internet?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios