Índice de conteúdo
A exclusão da conta bancária cadastrada no aplicativo FGTS deve ser feita presencialmente, em uma agência da Caixa Econômica Federal.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um direito do trabalhador, e tem como objetivo principal servir como uma reserva financeira de longo prazo. Isso porque, os empregadores devem realizar, mensalmente, um depósito na conta ativa do funcionário, num percentual que varia entre 2% e 11,2% do salário, a depender do contrato de trabalho.
O valor, por sua vez, fica retido na Caixa Econômica Federal e pode ser sacado pelos trabalhadores em situações específicas e fixadas em lei, como demissão sem justa causa, aposentadoria e término de contrato por prazo determinado, por exemplo. Além disso, o depósito do FGTS como responsabilidade da fonte pagadora é direito de determinados grupos de trabalhadores, são eles:
O cadastramento de uma conta bancária no aplicativo FGTS não é considerado uma obrigatoriedade, já que o trabalhador pode efetuar o saque do FGTS rescisão em Casas Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e nos caixas eletrônicos da Caixa, desde que a quantia não ultrapasse R$1.500. Para saque de valor superior, a operação deverá ser realizada em uma agência da Caixa Econômica Federal, junto aos seguintes documentos:
Ao cadastrar uma conta bancária no aplicativo FGTS, o beneficiário pode transferir o dinheiro do saque rescisão para uma conta de sua titularidade, através do saque digital, disponível no próprio app. Sendo assim, após a liberação do dinheiro, a quantia é transferida automaticamente na conta bancária cadastrada.
Portanto, para cadastrar a conta, é preciso realizar login no aplicativo e seguir o seguinte passo a passo:
Então, para concluir o cadastramento, é preciso validar a identidade, com isso, é solicitada uma foto frente e verso de um documento de identificação, que pode ser o RG ou CNH. Além disso, também é preciso enviar uma selfie segurando este mesmo documento. Por fim, é só enviar as imagens à Caixa e aguardar a efetivação, que pode demorar até dois dias.
O que é empréstimo consignado público?
De acordo com a Caixa Econômica Federal, a exclusão de uma conta bancária cadastrada no aplicativo FGTS só pode ser feita presencialmente, em uma agência da instituição financeira. Desse modo, no momento da solicitação, o titular da conta deve apresentar um documento de identificação com foto e os dados bancários da conta que deseja cadastrar, caso haja.
De modo geral, o principal impedimento de cadastro de conta bancária no aplicativo FGTS está relacionado ao tipo de conta, isso porque, são aceitas somente as de mesma titularidade, portanto, que estejam no nome do beneficiário. Além disso, não são permitidas contas salário ou conjunta, somente corrente ou poupança individual.
Contudo, se o problema persistir, a recomendação é procurar uma agência da Caixa, para verificar possíveis pendências de cadastro ou bloqueio na conta, que podem impedir o cadastramento em questão.
Como consultar o Auxílio Brasil pelo CPF?
Após solicitação do trabalhador e liberação do dinheiro referente à conta FGTS, a quantia é debitada automaticamente na conta bancária cadastrada e estará disponível para saque em até 5 dias úteis. Caso não haja uma conta cadastrada, o valor poderá ser sacado nos canais de atendimento físicos da Caixa Econômica Federal, como Casas Lotéricas, Correspondentes Caixa Aqui e agências da instituição.
Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
Como mudar o meu e-mail no app fgts.
Como alterar os dados do aplicativo FGTS