;
FinanzeroBlogCrédito

O que é empréstimo consignado público?

O que é empréstimo consignado público?

Compartilhe esse post:

O empréstimo consignado público é uma modalidade de crédito voltada aos servidores públicos federais, estaduais e municipais.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), em junho de 2022 os principais motivos para a solicitação de empréstimo foram quitação de dívidas, negócio próprio e investimentos. Além disso, no comparativo anual, os pedidos de crédito para a realização de viagens tiveram aumento de 85%.

Em situações como essas, os consumidores podem recorrer ao empréstimo consignado, uma modalidade de crédito em que o dinheiro pode ser utilizado para diversos fins e que conta com desconto direto na folha de pagamento, contribuindo para que as taxas de juros sejam mais baixas, quando comparadas às demais opções do mercado.

Como saber o saldo devedor do empréstimo consignado?

O que é o empréstimo consignado público?

O empréstimo consignado público é destinado aos servidores públicos municipais, estaduais e federais. Sendo assim, a empregadora, como órgão do estado ou município, estabelece um convênio com instituições financeiras que, por sua vez, disponibilizam o empréstimo consignado para o funcionário em questão.

Desse modo, após a concessão do dinheiro pela instituição conveniada, as parcelas do empréstimo serão descontadas automaticamente do salário e repassadas à credora.

Qual é a diferença entre empréstimo consignado público e privado?

Na prática, a principal diferença entre o empréstimo consignado público e o privado é o perfil de quem solicita o serviço financeiro. Isso porque, o consignado público, como o nome sugere, é voltado somente para servidores públicos municipais, estaduais e federais, inclusive os militares das forças armadas e aposentados da função.

Já o empréstimo consignado privado, por outro lado, é destinado a quem trabalha em empresa privada com carteira assinada, ou seja, os trabalhadores em regime de contratação CLT. Quanto às regras, é comum que sejam similares, já que ambos têm o desconto em folha de pagamento e é preciso buscar uma instituição conveniada para solicitar o crédito.

Como pagar por aproximação com o celular?

Quanto posso conseguir no empréstimo consignado público?

Há dois principais fatores que impactam diretamente no valor concedido pelas instituições através do empréstimo consignado público: a margem consignável e o histórico do solicitante. O primeiro, a margem, estabelece que 30% do salário líquido pode ser comprometido com o pagamento das parcelas do crédito. Esse percentual, inclusive, foi estabelecido através da Lei n° 10.820, em 2003, a fim de evitar o superendividamento e diminuir a taxa de inadimplência.

Já o segundo fator, o histórico do solicitante, nada mais é do que uma análise de crédito que leva em consideração o consumo e pagamento das dívidas. Dessa forma, quando o consumidor mantém o pagamento das contas em dia, tende a contar com um bom histórico, facilitando a concessão de crédito e aumentando a possibilidade de obter valores elevados.

Quem pode solicitar o empréstimo consignado público?

Conforme mencionado, o empréstimo consignado público é voltado a um determinado grupo de pessoas, são elas:

  • servidores públicos federais;
  • servidores públicos estaduais;
  • servidores públicos municipais;
  • aposentados e pensionistas que exerciam atividade como servidores públicos;
  • militares ou pensionistas do Exército.

O cartão de crédito PicPay tem anuidade?

Como pedir um empréstimo consignado público?

O empréstimo consignado público pode ser solicitado diretamente na instituição financeira conveniada. Para isso, basta realizar a simulação e, após encontrar a melhor opção, apresentar os documentos necessários, que costumam ser:

  • documento de identidade com foto, como RG ou CNH;
  • CPF;
  • comprovante de residência;
  • dados bancários para depósito da quantia.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

O cartão de crédito do PicPay tem anuidade?

O PicPay Card é um cartão de crédito que conta com inúmeras vantagens, mas será […]

Ler artigo completo

0 respostas para “O que é empréstimo consignado público?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo