Antes de fazer um empréstimo online é necessário escolher qual a linha de crédito que melhor atende as necessidades

Com a pandemia do coronavírus e a crise financeira que espanta não só ao Brasil, mas ao mundo, muitas pessoas físicas e jurídicas estão buscando empréstimos de acordo com dados da plataforma Google Trends.

Mas, antes de saber como fazer um empréstimo, as pessoas devem ter ciência de quais são os tipos de empréstimo disponíveis no mercado para então escolher o ideal.

Quais são os tipos de empréstimo?

Os principais tipos de empréstimos do mercado financeiro são:

Empréstimo pessoal

Também conhecido como crédito pessoal, o empréstimo pessoal online é uma modalidade voltada para a pessoa física. Conta com taxas de juros que variam bastante, por isso é importante que o consumidor compare as ofertas da ampla concorrência.

Os valores ofertados pelas instituições financeiras raramente ultrapassam R$ 50 mil. Assim, é um produto emergencial de curto prazo.

Empréstimo com garantia

O empréstimo com garantia online também é conhecido com refinanciamento, e difere do empréstimo pessoal em alguns pontos, apesar de também ser voltado para a pessoa física.

O primeiro ponto é que o solicitante abre a linha de crédito deixando um bem (geralmente imóvel ou veículo) como garantia. Assim, o banco, financeira ou fintech toma o bem em caso de inadimplência do consumidor.

Veja também – Como fazer empréstimo para negativado?

O segundo ponto é que os valores liberados são maiores, com maior período de parcelamento também. É um bom empréstimo online para fazer aplicações financeiras, investimentos em negócios ou qualquer outro grande objetivo.

Apesar da maioria das pessoas se preocuparem em deixar um bem como garantia, esta é a linha de crédito com a menor taxa de juros do mercado. Pois pelo medo de perder o bem, este produto financeiro têm uma das menores taxas de inadimplência do mercado.

Ou seja, o receio de perder a casa ou o veículo faz com que os consumidores paguem as parcelas em dia. Em retorno, as financeiras reduzem os juros deste crédito.

Capital de giro

O capital de giro é um empréstimo online voltado para a pessoa jurídica. Como existe um amplo leque de como esse valor é emprestado, a taxa de juros sobre a quantia também varia bastante.

Por exemplo, o valor pode ser emprestado por uma instituição financeira, mas também pode ser emprestado por uma pessoa física com o intermédio de um banco ou fintech na modalidade peer-to-peer lending.

Além disso, pela abrangência de diferentes tipos de companhias, de microempreendedores a empresas de grande porte, os valores deste tipo de empréstimo online também oscilam bastante.

O empréstimo de capital de giro pode ser voltado para iniciar as operações da empresa, para dar continuidade a elas, e para socorrê-las em momentos de crise.

Conforme a FinanZero, que é um buscador para os três tipos de empréstimo mencionados acima, o tipo de crédito online mais solicitado na plataforma é o empréstimo pessoal.

Como fazer empréstimo online?

Veja abaixo como fazer um pedido de empréstimo pessoal:

  1. Simule as ofertas: escolha o valor desejado, o número de parcelas e preencha com os seus dados pessoais;
  2. Compare as ofertas: após terminar seu cadastro, até 10 propostas pré-aprovadas aparecerão na tela;
  3. Escolha a oferta: veja qual das propostas tem as melhores condições para você;
  4. Entregue a documentação: a equipe da FinanZero entrará em contato com o solicitante para pedir os documentos digitalizados (via foto ou scan);
  5. Assine o contrato: após a documentação ser verificada e o pedido de empréstimo online ter a aprovação, basta assinar o contrato. A assinatura também é virtual;
  6. Receba o dinheiro: o valor cai na conta em até 48 horas úteis após o pedido de empréstimo online ser aprovado;

Veja também – Como calcular a taxa de juros do empréstimo?

O que é preciso para pedir um empréstimo online?

Para fazer um pedido de empréstimo online serão necessários somente os números dos documentos Registro Geral (RG) e Cadastro de Pessoa Física (CPF).

Após o pedido ser aprovado, o consumidor deverá apresentar estes e outros documentos digitalizados. Confira a lista completa abaixo:

  • Documento de identificação com foto: são válidos o RG, a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), a Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e o passaporte;
  • CPF;
  • Comprovante de renda: são válidos o holerite, o extrato bancário, o pró-labore e a declaração do Imposto de Renda;
  • Comprovante de residência;

Como fazer um empréstimo online com segurança?

Para fazer um empréstimo online com segurança, o consumidor deve ficar atento às dicas abaixo:

Não fazer depósitos antecipados para “empresas” financeiras

Segundo as normas do Banco Central, quaisquer cobranças feitas por instituições financeiras ao concederem crédito devem ser realizadas junto ao parcelamento da dívida. Ou seja, dentro das parcelas já estão inclusas as tarifas, taxas de juros e impostos.

Portanto, empresas sérias e confiáveis não realizam qualquer cobrança antecipada. Esta é uma prática criminosa e ilegal conduzida por estelionatários.

Veja também – Onde consigo um empréstimo fácil?

Não divulgar detalhes do pedido em redes sociais

Alguns criminosos utilizam redes sociais como Instagram, Facebook e Youtube para selecionar as suas vítimas. Quando as mesmas divulgam em comentários qual o valor desejam e/ou em quantas parcelas desejam pagar o empréstimo online, o estelionatário aborda a pessoa oferecendo exatamente o quanto ela queria e com condições de pagamento da forma que ela desejava.

Se não fez nenhum cadastro em nenhum site de empréstimo online e alguém oferecer um crédito que parece “que caiu do céu”, vale desconfiar.

Ter cautela com tabelamento de valores e taxas de juros

Não é comum empresas sérias e confiáveis apresentarem este tipo de tabela. Uma análise de crédito é feita em pedidos de empréstimo online. As condições geradas da análise de crédito são únicas para cada cliente, levando em consideração seu perfil, o valor desejado e as condições de parcelamento.

Ficou com mais alguma dúvida sobre como fazer empréstimo online? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.