Empréstimo com garantia: como usar um veículo como garantia de empréstimo, quais as vantagens e desvantagens e como funciona.

Conseguir um empréstimo pessoal é muito mais fácil quando você oferta uma garantia às instituições financeiras. Existem diversas modalidades e uma das mais conhecidas é que tem seu veículo como garantia de pagamento.

É possível oferecer um carro particular, uma moto, um caminhão ou qualquer outro tipo de veículo, desde que esteja na mesma titularidade. Esse tipo de crédito pode ser chamado também de refinanciamento.

Mas é importante deixar claro que oferecer o veículo como garantia não faz com que o empréstimo seja aprovado. Mesmo nesta modalidade é preciso que haja uma análise por parte dos bancos.

É possível conseguir cartão de crédito estando negativado?

Como funciona empréstimo com garantia de veículo?

O solicitante precisa entrar em contato com a instituição financeira escolhida. Essa etapa pode ser feita presencialmente ou online. Algumas empresas atendem apenas pela internet, pois não possuem estabelecimento físico.

Em seguida é preciso apresentar todos os documentos solicitados, que precisam estar em dia. O veículo precisa estar quitado e ser de titularidade do cliente.

A análise de crédito inclui uma vistoria no veículo, que em alguns casos pode ser feita através da internet. Nesse caso, o proprietário tira fotos do carro/moto e envia para a instituição. As fotografias precisam ser da parte interna e externa do bem a ser refinanciado.

A aprovação depende de algumas questões e regras gerais entre os bancos. Algumas instituições possuem suas próprias especificidades.

É importante lembrar que o veículo não pode ter multas e impostos em aberto. Toda e qualquer dívida precisa estar quitada.

Quais veículos podem ser refinanciados?

Vantagens em solicitar um empréstimo com garantia de veículo

Essa modalidade de empréstimo é muito procurada, pois possui algumas vantagens que acabam atraindo quem precisa de dinheiro com urgência. Conheça algumas delas:

Valor mais alto

Ao procurar um empréstimo com garantia, o cliente acaba tendo a oportunidade de conseguir um crédito com valor mais alto. Isso acontece porque os bancos entendem que os riscos de inadimplência são menores.

Além disso, o valor oferecido depende do veículo incluso na negociação. Por essa razão acontece a vistoria dele.

Juros menores

Por ter uma garantia de pagamento da dívida, as instituições acabam oferecendo linhas de crédito com juros menores que os tradicionais. Essa é uma grande vantagem e que acaba facilitando na hora de quitar o empréstimo.

Crédito para negativado

As pessoas com o nome sujo acabam tendo mais dificuldade na hora de ter uma linha de crédito aprovada. No caso dos empréstimos com garantia isso acaba ficando mais fácil. As chances de aprovação aumentam consideravelmente e por isso os negativados acabam procurando essa modalidade.

Desvantagens

Assim como toda e qualquer negociação financeira, o empréstimo com garantia de veículo possui seus riscos. Veja:

Idade do veículo

Normalmente as empresas não aceitam veículos que tenham mais de 15 anos de fabricação. Para o caso das motos esse prazo pode ser ainda menor (5 anos). A verdade é que quanto mais velho, maiores as taxas de juros.

Veículo alienado

Durante o período do empréstimo o veículo não pode ser negociado com outra pessoa. Ele se torna uma propriedade alienada e que só sairá dessa condição após a quitação das parcelas.

Bem pode ser tomado

A falta de pagamento pode fazer com que as instituições financeiras tomem o veículo. Por isso é importante ter certeza de que será possível honrar com o pagamento das parcelas.

Como funciona o empréstimo com garantia de celular?

O que é analisado na hora de conceder o crédito?

Os bancos analisam a capacidade de pagamento do cliente e, também, o seu histórico. O score também é verificado pelas instituições e são imprescindíveis na hora de aprovar ou não a linha de crédito.

Lembrando que as regras podem variar de acordo com o banco ou instituição financeira escolhida. Além das condições gerais, existem aquelas que são específicas de cada empresa.

O comprovante de renda e o de residência são os principais documentos pedidos para a análise de crédito. Por isso é importante é apresentá-los corretamente e fornecer todas as informações solicitadas.

Lembrou de alguma dúvida sobre empréstimo com veículo de garantia? Deixe nos comentários, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.