Índice de conteúdo
Trocar o banco credor no empréstimo consignado pode ser uma vantagem para conseguir juros mais baixos
A portabilidade de empréstimo consignado é uma transferência das operações de crédito de um banco para o outro. Isso pode acontecer principalmente por existir oportunidades melhores de juros em outras financeiras.
No entanto, é importante ressaltar que o valor da dívida não é alterado. Isso porque o cliente vai transferir o débito de uma instituição para outra. Por isso, o que realmente pode mudar é a taxa de juros.
O Governo Federal autorizou a iniciativa em 2013, por meio das regras de crédito do Conselho Monetário Nacional. O objetivo é estimular a concorrência entre as instituições financeiras e diminuir os juros para os clientes.
Simule já o seu empréstimo online com a FinanZero: crédito pessoal com parcelamento em até 24 meses!
O primeiro passo é pedir para o banco, no qual você solicitou o empréstimo consignado, o valor do saldo devedor para que sua dívida seja quitada. Nesse valor é descartado os juros ainda não pagos. Além disso, é importante saber:
Depois disso, o cliente deve ir até o banco escolhido, que lhe parece mais vantajoso, para fazer a portabilidade. Por fim, é feito um novo contrato com o segundo banco, sob novas condições. Entretanto, é importante ressaltar que no novo empréstimo online somente a taxa de juros pode ser alterada.
Mas, para isso, o segundo banco, precisa quitar a dívida com o primeiro e assumir o empréstimo seguro.
Além disso, no caso de empréstimo para aposentado, é necessário que a empresa em que você trabalha ou o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), no caso de aposentados, tenha convênio com o banco escolhido.
Leia também – Últimas notícias do empréstimo consignado
Para saber se a portabilidade vale a pena é necessário checar qual o Custo Efetivo Total (CET) do novo banco e do atual.
Glossário: o que é CET? |
O Custo Efetivo Total contém todos os encargos, tributos, taxas e despesas de um empréstimo. |
Além disso, é importante verificar o valor de cada parcela comparado ao que o cliente já está pagando.
Sim. Caso a instituição financeira ache interessante, ela pode oferecer uma nova proposta para o cliente. Por isso, vai ficar a critério do cliente se ele aceita a nova oferta do banco ou se faz a portabilidade para um novo.
Na portabilidade do empréstimo consignado é importante ter em mãos:
Veja também – Simples Nacional: como funciona o reparcelamento de débitos?
Não. É permitido a portabilidade para outras linhas de crédito para pessoas físicas, como:
Além disso, qualquer cliente pessoa física com contrato dessas operações citadas acima em instituições financeiras do Sistema Financeiro Nacional (SFN) podem fazer a portabilidade de crédito.
Ficou com mais alguma dúvida sobre portabilidade de empréstimo consignado? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
quero fazer a portabilidade de consignação
Quero fazer portabilidade de empréstimo consignado
Gostaria de saber se posso fazer uma portabilidade de empréstimo
Olá, Vera. Para fazer a portabilidade do empréstimo é necessário entrar em contato com o banco que está seu crédito e com o que você deseja começar o processo 🙂