;
FinanzeroBlogCrédito

Como fazer um empréstimo com garantia de caminhão

Como fazer um empréstimo com garantia de caminhão

Compartilhe esse post:

O empréstimo com garantia de caminhão pode ser ideal para quem busca quantias elevadas e taxas de juros menores.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), setembro de 2023 apresentou mudanças nos principais motivos para a solicitação de empréstimos no último semestre do ano, se comparado ao mês anterior. Isso porque, dívidas teve queda de 4,5%, correspondendo a 33,7% das respostas, enquanto investimentos foi mencionado por 24,3% dos entrevistados, salto de 4,5%.

O empréstimo com garantia de caminhão, aliás, pode ser viável em ambos os casos mencionados.

Como funciona o empréstimo com garantia de caminhão?

O empréstimo com garantia de caminhão, também conhecido como empréstimo com garantia de pesados e refinanciamento de pesados, é uma modalidade de crédito em que o automóvel mencionado é usado como garantia de pagamento. Isso significa que se houver inadimplência, a instituição financeira pode obter a posse do veículo e leiloá-lo, para quitar o saldo devedor.

Por se tratar de um bem com alto valor agregado, as quantias concedidas pelas instituições costumam ser altas, já que é considerado o preço do bem e o crédito pode corresponder a até 80% dele.

Qualquer caminhão pode ser usado no empréstimo com garantia?

Sim, são aceitos caminhões e caminhões-tratores, desde que se encaixem nos seguintes requisitos:

  • o veículo deve estar em boas condições de uso;
  • a documentação deve estar regular e atualizada;
  • o caminhão deve estar no nome do solicitante, preferencialmente.

Empréstimo sem burocracia: Descubra como conseguir

Quais os requisitos para fazer um empréstimo com garantia de caminhão?

Quem deseja solicitar um empréstimo com garantia de caminhão deve se atentar a alguns critérios comumente estabelecidos pelas instituições financeiras.

Comprovação de renda

A comprovação de renda permite à instituição financeira avaliar se o interessado possui recursos financeiros suficientes para arcar com as prestações, por isso, é de suma importância que o solicitante apresente os documentos mais recentes que possuir, que podem ser:

  • os últimos três holerites;
  • extrato bancário dos últimos seis meses;
  • contrato de trabalho;
  • Recibo de Pagamento Autônomo (RPA).

Possuir um caminhão em seu nome

Há instituições financeiras que aceitam a utilização de caminhões que não estão no nome do solicitante do empréstimo com garantia, mas que o mesmo consiga comprovar vínculo, como é o caso de cônjuge, pais e filhos. Entretanto, de modo geral, esse contexto tende a aumentar as chances de ter o pedido reprovado, pois a maior parte das empresas optam pela concessão somente aos consumidores que têm o caminhão em seu nome.

Ter quitado o caminhão

Assim como acontece em relação à propriedade do bem, veículos financiados e que ainda estão sendo pagos podem ser aceitos por algumas instituições financeiras. Neste caso, a exigência tende a ser que o consumidor tenha pago entre 70% e 90% do valor total, e o crédito concedido levará em consideração somente a quantia quitada. Ainda assim, é comum, também, que haja preferência pelos que já foram quitados.

Ser aprovado na análise de crédito

A análise de crédito é um procedimento realizado para a concessão de qualquer produto financeiro, e visa identificar o perfil de consumo e histórico de pagamento do solicitante, bem como prever o risco de inadimplência do mesmo. É através da análise, aliás, que as instituições definem o valor que será liberado, a taxa de juros aplicada e o prazo de pagamento máximo. Dessa forma, é essencial que o consumidor seja aprovado na análise de crédito para ter acesso ao empréstimo com garantia de caminhão.

O que é comprovante de renda? Saiba quais são as opções

O que acontece se não pagar as parcelas do empréstimo com garantia de caminhão?

O consumidor que não pagar as prestações do empréstimo com garantia de caminhão pode perder o veículo, já que o contrato ocorre mediante a alienação fiduciária. Dessa forma, se a instituição preferir, poderá obter a posse do bem e leiloá-lo, para quitar o saldo devedor. Entretanto, vale ressaltar que as credoras optam por renegociar a dívida junto ao cliente, porque tomar o caminhão do cliente não é considerado vantajoso.

Vale a pena pedir um empréstimo com garantia de caminhão?

Depende, como em qualquer operação financeira, o empréstimo com garantia de caminhão possui vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas pelo consumidor.

Taxas de juros mais baixas

Por se tratar de uma modalidade em que um bem de alto valor agregado é oferecido como garantia de pagamento, a taxa de juros costuma ser mais baixa, se comparada às modalidades que não possuem garantia, como o empréstimo pessoal. Além disso, se o histórico de pagamento do solicitante for positivo, a tendência é que a taxa diminua ainda mais.

Maior limite de crédito

Enquanto a taxa de juros tende a diminuir devido ao oferecimento de um bem como garantia, o limite de concessão de crédito aumenta. Isso acontece, também, porque além do menor risco de inadimplência, as instituições consideram o preço do veículo perante o mercado, e o crédito pode chegar a até 80% do seu valor. Logo, é uma opção interessante para quem busca quantias elevadas.

Possibilidade de perder o bem

Para quem utiliza o caminhão como principal fonte de renda, é essencial que haja planejamento financeiro antes de solicitar o empréstimo com garantia, porque conforme mencionado, em caso de inadimplência, o consumidor pode perder o veículo, acarretando em outros problemas relacionados ao rendimento.

Prazo de pagamento estendido

Por fim, o empréstimo com garantia de caminhão tem, também, prazo de pagamento estendido, pois o valor liberado é alto e as prestações devem caber no orçamento do consumidor. Entre os parceiros da FinanZero, por exemplo, o parcelamento pode chegar a até 60 meses, ou seja, 5 anos.

Quais veículos posso comprar com o consórcio de veículos pesados?

Como fazer um empréstimo com garantia de caminhão?

Quando comparado às modalidades de crédito que não possuem um bem como garantia, o empréstimo com garantia de caminhão pode ser considerado mais burocrático, porque envolve a análise do veículo. Logo, é indicado, principalmente, para quem não tem urgência em obter o dinheiro.

Pesquise a instituição financeira

Avaliar a reputação da instituição financeira que oferece o empréstimo é de extrema importância, pois reduz os riscos de problemas posteriores, como taxas abusivas e, até mesmo, golpes. Portanto, após escolhê-la, é recomendável que o consumidor verifique o perfil da mesma no ReclameAqui e nas redes sociais, porque nestes espaços é possível identificar os principais problemas apontados por clientes anteriores e a forma de resolução da empresa. Também é preciso consultar o CNPJ da instituição no site do Banco Central do Brasil, para garantir que a mesma possui autorização para prestar serviços financeiros.

Faça a simulação de crédito

Depois de identificar que a instituição financeira é confiável, é o momento de realizar a simulação de crédito, um procedimento em que o consumidor disponibiliza informações básicas, como CPF, renda, valor desejado e parcelamento que cabe no bolso. A partir daí, a instituição fornece uma ou mais possíveis propostas de crédito, que apresentam o valor que pode ser concedido, a taxa de juros aplicada e o prazo de pagamento. É válido destacar que se trata de uma previsão, ou seja, se o interessado aceitar, a oferta final pode mudar para mais ou para menos, a depender da análise de crédito e do veículo.

Aqui na FinanZero, inclusive, é possível receber até 10 ofertas pré-aprovadas de diferentes instituições financeiras com apenas um cadastro. A simulação é feita totalmente online e de forma gratuita.

Entrega de documentos e análise de crédito

Feita a escolha da melhor oferta, é o momento de entregar a documentação pessoal e do caminhão oferecido como garantia, para que seja feita a análise de crédito. Neste procedimento, a instituição avalia a renda fixa mensal do solicitante, o histórico de pagamento e consumo e o score. O intuito principal é identificar o risco de inadimplência e quanto o consumidor dispõe para arcar com as parcelas.

Análise jurídica e do caminhão

Além da análise de perfil do solicitante, é realizada, ainda, a análise de documentos referentes ao caminhão e a análise do próprio bem. Na primeira, a análise jurídica, o objetivo é constatar se há alguma pendência judicial, alienação ou irregularidade atrelado ao veículo, pois estes cenários podem gerar a reprovação do pedido, já que a instituição compreende que poderá ter dificuldade em obter a posse do bem, se for necessário.

Já na análise do caminhão é feita a avaliação do valor do veículo de acordo com a tabela FIPE, e observado o estado de conservação, tempo de uso, manutenção e outros fatores que agregam valor ao mesmo. A partir do resultado da análise de crédito, jurídica e do caminhão que a instituição define o valor do crédito que será concedido e as condições de pagamento e apresenta a proposta final.

Formalização do contrato

Se a proposta final de crédito for viável para o consumidor, este deve ler atentamente todas cláusulas contratuais, porque no documento deve constar detalhadamente:

  • quantia que será liberada de crédito;
  • taxa de juros aplicada;
  • prazo de pagamento;
  • Custo Efetivo Total (CET), que é o valor final da operação, após o acréscimo de juros e outros encargos;
  • regras sobre aplicação da lei referente à alienação fiduciária;
  • regras sobre rescisão de contrato;
  • informações sobre a aplicação de multa e juros em caso de atraso no pagamento.

Se o consumidor estiver de acordo, basta assinar o contrato e aguardar a liberação do dinheiro.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários! Ah, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quais veículos posso comprar com o consórcio de veículos pesados?

Saiba o que é o consórcio de veículos pesados, como funciona, quais são as vantagens e quais são os tipos de veículos disponíveis.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como fazer um empréstimo com garantia de caminhão”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo