FinanzeroBlogCrédito

Como fazer um empréstimo com garantia de caminhão

Como fazer um empréstimo com garantia de caminhão

Compartilhe esse post:

O empréstimo com garantia de caminhão pode ser ideal para quem busca quantias elevadas e taxas de juros menores.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimo (IFE), setembro de 2023 apresentou mudanças nos principais motivos para a solicitação de empréstimos no último semestre do ano, se comparado ao mês anterior. Isso porque, dívidas teve queda de 4,5%, correspondendo a 33,7% das respostas, enquanto investimentos foi mencionado por 24,3% dos entrevistados, salto de 4,5%.

O empréstimo com garantia de caminhão, aliás, pode ser viável em ambos os casos mencionados.

Como funciona o empréstimo com garantia de caminhão?

O empréstimo com garantia de caminhão, também conhecido como empréstimo com garantia de pesados e refinanciamento de pesados, é uma modalidade de crédito em que o automóvel mencionado é usado como garantia de pagamento. Isso significa que se houver inadimplência, a instituição financeira pode obter a posse do veículo e leiloá-lo, para quitar o saldo devedor.

Por se tratar de um bem com alto valor agregado, as quantias concedidas pelas instituições costumam ser altas, já que é considerado o preço do bem e o crédito pode corresponder a até 80% dele.

Qualquer caminhão pode ser usado no empréstimo com garantia?

Sim, são aceitos caminhões e caminhões-tratores, desde que se encaixem nos seguintes requisitos:

  • o veículo deve estar em boas condições de uso;
  • a documentação deve estar regular e atualizada;
  • o caminhão deve estar no nome do solicitante, preferencialmente.

Empréstimo sem burocracia: Descubra como conseguir

Quais os requisitos para fazer um empréstimo com garantia de caminhão?

Quem deseja solicitar um empréstimo com garantia de caminhão deve se atentar a alguns critérios comumente estabelecidos pelas instituições financeiras.

Comprovação de renda

A comprovação de renda permite à instituição financeira avaliar se o interessado possui recursos financeiros suficientes para arcar com as prestações, por isso, é de suma importância que o solicitante apresente os documentos mais recentes que possuir, que podem ser:

  • os últimos três holerites;
  • extrato bancário dos últimos seis meses;
  • contrato de trabalho;
  • Recibo de Pagamento Autônomo (RPA).

Possuir um caminhão em seu nome

Há instituições financeiras que aceitam a utilização de caminhões que não estão no nome do solicitante do empréstimo com garantia, mas que o mesmo consiga comprovar vínculo, como é o caso de cônjuge, pais e filhos. Entretanto, de modo geral, esse contexto tende a aumentar as chances de ter o pedido reprovado, pois a maior parte das empresas optam pela concessão somente aos consumidores que têm o caminhão em seu nome.

Ter quitado o caminhão

Assim como acontece em relação à propriedade do bem, veículos financiados e que ainda estão sendo pagos podem ser aceitos por algumas instituições financeiras. Neste caso, a exigência tende a ser que o consumidor tenha pago entre 70% e 90% do valor total, e o crédito concedido levará em consideração somente a quantia quitada. Ainda assim, é comum, também, que haja preferência pelos que já foram quitados.

Ser aprovado na análise de crédito

A análise de crédito é um procedimento realizado para a concessão de qualquer produto financeiro, e visa identificar o perfil de consumo e histórico de pagamento do solicitante, bem como prever o risco de inadimplência do mesmo. É através da análise, aliás, que as instituições definem o valor que será liberado, a taxa de juros aplicada e o prazo de pagamento máximo. Dessa forma, é essencial que o consumidor seja aprovado na análise de crédito para ter acesso ao empréstimo com garantia de caminhão.

O que é comprovante de renda? Saiba quais são as opções

O que acontece se não pagar as parcelas do empréstimo com garantia de caminhão?

O consumidor que não pagar as prestações do empréstimo com garantia de caminhão pode perder o veículo, já que o contrato ocorre mediante a alienação fiduciária. Dessa forma, se a instituição preferir, poderá obter a posse do bem e leiloá-lo, para quitar o saldo devedor. Entretanto, vale ressaltar que as credoras optam por renegociar a dívida junto ao cliente, porque tomar o caminhão do cliente não é considerado vantajoso.

Vale a pena pedir um empréstimo com garantia de caminhão?

Depende, como em qualquer operação financeira, o empréstimo com garantia de caminhão possui vantagens e desvantagens, que devem ser consideradas pelo consumidor.

Taxas de juros mais baixas

Por se tratar de uma modalidade em que um bem de alto valor agregado é oferecido como garantia de pagamento, a taxa de juros costuma ser mais baixa, se comparada às modalidades que não possuem garantia, como o empréstimo pessoal. Além disso, se o histórico de pagamento do solicitante for positivo, a tendência é que a taxa diminua ainda mais.

Maior limite de crédito

Enquanto a taxa de juros tende a diminuir devido ao oferecimento de um bem como garantia, o limite de concessão de crédito aumenta. Isso acontece, também, porque além do menor risco de inadimplência, as instituições consideram o preço do veículo perante o mercado, e o crédito pode chegar a até 80% do seu valor. Logo, é uma opção interessante para quem busca quantias elevadas.

Possibilidade de perder o bem

Para quem utiliza o caminhão como principal fonte de renda, é essencial que haja planejamento financeiro antes de solicitar o empréstimo com garantia, porque conforme mencionado, em caso de inadimplência, o consumidor pode perder o veículo, acarretando em outros problemas relacionados ao rendimento.

Prazo de pagamento estendido

Por fim, o empréstimo com garantia de caminhão tem, também, prazo de pagamento estendido, pois o valor liberado é alto e as prestações devem caber no orçamento do consumidor. Entre os parceiros da FinanZero, por exemplo, o parcelamento pode chegar a até 60 meses, ou seja, 5 anos.

Quais veículos posso comprar com o consórcio de veículos pesados?

Como fazer um empréstimo com garantia de caminhão?

Quando comparado às modalidades de crédito que não possuem um bem como garantia, o empréstimo com garantia de caminhão pode ser considerado mais burocrático, porque envolve a análise do veículo. Logo, é indicado, principalmente, para quem não tem urgência em obter o dinheiro.

Pesquise a instituição financeira

Avaliar a reputação da instituição financeira que oferece o empréstimo é de extrema importância, pois reduz os riscos de problemas posteriores, como taxas abusivas e, até mesmo, golpes. Portanto, após escolhê-la, é recomendável que o consumidor verifique o perfil da mesma no ReclameAqui e nas redes sociais, porque nestes espaços é possível identificar os principais problemas apontados por clientes anteriores e a forma de resolução da empresa. Também é preciso consultar o CNPJ da instituição no site do Banco Central do Brasil, para garantir que a mesma possui autorização para prestar serviços financeiros.

Faça a simulação de crédito

Depois de identificar que a instituição financeira é confiável, é o momento de realizar a simulação de crédito, um procedimento em que o consumidor disponibiliza informações básicas, como CPF, renda, valor desejado e parcelamento que cabe no bolso. A partir daí, a instituição fornece uma ou mais possíveis propostas de crédito, que apresentam o valor que pode ser concedido, a taxa de juros aplicada e o prazo de pagamento. É válido destacar que se trata de uma previsão, ou seja, se o interessado aceitar, a oferta final pode mudar para mais ou para menos, a depender da análise de crédito e do veículo.

Aqui na FinanZero, inclusive, é possível receber até 10 ofertas pré-aprovadas de diferentes instituições financeiras com apenas um cadastro. A simulação é feita totalmente online e de forma gratuita.

Entrega de documentos e análise de crédito

Feita a escolha da melhor oferta, é o momento de entregar a documentação pessoal e do caminhão oferecido como garantia, para que seja feita a análise de crédito. Neste procedimento, a instituição avalia a renda fixa mensal do solicitante, o histórico de pagamento e consumo e o score. O intuito principal é identificar o risco de inadimplência e quanto o consumidor dispõe para arcar com as parcelas.

Análise jurídica e do caminhão

Além da análise de perfil do solicitante, é realizada, ainda, a análise de documentos referentes ao caminhão e a análise do próprio bem. Na primeira, a análise jurídica, o objetivo é constatar se há alguma pendência judicial, alienação ou irregularidade atrelado ao veículo, pois estes cenários podem gerar a reprovação do pedido, já que a instituição compreende que poderá ter dificuldade em obter a posse do bem, se for necessário.

Já na análise do caminhão é feita a avaliação do valor do veículo de acordo com a tabela FIPE, e observado o estado de conservação, tempo de uso, manutenção e outros fatores que agregam valor ao mesmo. A partir do resultado da análise de crédito, jurídica e do caminhão que a instituição define o valor do crédito que será concedido e as condições de pagamento e apresenta a proposta final.

Formalização do contrato

Se a proposta final de crédito for viável para o consumidor, este deve ler atentamente todas cláusulas contratuais, porque no documento deve constar detalhadamente:

  • quantia que será liberada de crédito;
  • taxa de juros aplicada;
  • prazo de pagamento;
  • Custo Efetivo Total (CET), que é o valor final da operação, após o acréscimo de juros e outros encargos;
  • regras sobre aplicação da lei referente à alienação fiduciária;
  • regras sobre rescisão de contrato;
  • informações sobre a aplicação de multa e juros em caso de atraso no pagamento.

Se o consumidor estiver de acordo, basta assinar o contrato e aguardar a liberação do dinheiro.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários! Ah, e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quais veículos posso comprar com o consórcio de veículos pesados?

Saiba o que é o consórcio de veículos pesados, como funciona, quais são as vantagens e quais são os tipos de veículos disponíveis.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como fazer um empréstimo com garantia de caminhão”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo