FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Quais veículos posso comprar com o consórcio de veículos pesados?

Quais veículos posso comprar com o consórcio de veículos pesados?

Compartilhe esse post:

O consórcio de veículos pesados é uma opção para quem precisa desse tipo de bem, mas não conta com capital suficiente para o pagamento à vista.

A aquisição de veículos pesados desempenha um papel muito importante em diversos setores do transporte brasileiro, tanto em empresas quanto para trabalhadores autônomos. Por isso, a busca por alternativas financeiramente inteligentes é essencial para quem não tem capital suficiente para a compra à vista.

Nesse contexto surge o consórcio de veículos pesados como uma opção atraente, oferecendo uma maneira econômica para realizar investimentos nessa área. Neste artigo, falaremos mais sobre essa modalidade de compra e como ela funciona. Para saber mais, continue a leitura!

Como comprar uma chácara?

O que é consórcio de veículos pesados?

O consórcio de veículos pesados é um sistema de financiamento coletivo, que serve como opção para a aquisição de ônibus, caminhões e outros veículos de grande porte.

Vale destacar que essa alternativa é especialmente direcionada a empresários, autônomos ou empresas que buscam expandir ou renovar sua frota de maneira planejada.

Um ponto importante do consórcio é que ele se difere em vários aspectos do financiamento tradicional, isso porque ele não necessita de pagamento de entrada e tampouco conta com taxa de juros.

Como um consórcio pode ajudar no seu planejamento financeiro

Como funciona o consórcio de veículos pesados?

Como citamos anteriormente, o consórcio de veículos pesados é uma forma de autofinanciamento colaborativo. Nesse caso, um grupo de pessoas com interesses comuns se une para fazer a aquisição do bem.

Cada um dos participantes do grupo deve fazer pagamentos mensais, pré-determinados em contrato, com o intuito de gerar um fundo para a compra de ônibus e caminhões.

Mensalmente, membros do consórcio têm a chance de serem contemplados. Isso pode ocorrer de duas maneiras distintas:

Sorteio: todos os participantes concorrem igualmente a serem contemplados em sorteios periódicos.

Lance: os participantes podem ofertar lances, indicando a disposição de antecipar parcelas futuras para aumentar suas chances de contemplação.

Quando é contemplado, o consorciado recebe uma carta de crédito. Ela possui um valor preestabelecido, equivalente ao montante necessário para a compra do veículo pesado desejado.

Meu consórcio está com uma parcela atrasada, e agora?

Benefícios do consórcio para veículos pesados

O consórcio é uma modalidade de crédito com diversas vantagens, principalmente para quem não tem recursos suficientes para o pagamento à vista. Por isso, veja alguns dos benefícios mais conhecidos:

Economia financeira: diferentemente do que acontece em financiamentos tradicionais, o consórcio não envolve o pagamento direto de juros sobre o valor do veículo. Isso pode resultar em economia significativa ao longo do tempo.

Flexibilidade de pagamento: outra vantagem é que os participantes têm a opção de escolher planos de pagamento que se adequem às suas capacidades financeiras, proporcionando um orçamento bem planejado.

Ausência de entrada: não é necessário realizar um pagamento inicial, tornando o consórcio uma opção mais acessível para aqueles que não têm uma reserva considerável para entrada.

Contemplação antecipada: no consórcio de veículos pesados, os participantes têm a chance de serem contemplados antecipadamente por meio de lances, o que possibilita a aquisição do veículo antes do prazo final do consórcio.

Sem restrições de uso: o consórcio não impõe restrições quanto ao uso do veículo, permitindo que ele seja utilizado para diversos fins comerciais.

Crédito agrícola: como funciona o consórcio no agronegócio?

Tipos de veículos pesados disponíveis em consórcios

Os veículos pesados são caracterizados por serem maiores, além de desempenhar funções específicas de transporte. Veja quais são os tipos mais comuns no consórcio:

Ônibus

Embora comumente associado a cooperativas ou empresas de turismo, o ônibus desempenha um papel essencial no transporte de grandes grupos ao longo de longas distâncias.

Vans

Desempenhando uma função semelhante aos ônibus, as vans têm a capacidade de transportar grupos consideráveis de pessoas de um local para outro, embora em menor quantidade se comparadas aos ônibus.

Atualmente, é possível escolher entre modelos totalmente fechados, ideais para operações de entregas em massa, e opções maiores e mais potentes, adaptáveis às demandas específicas do seu negócio ou empresa.

Caminhões

Existem modelos especialmente projetados para atender às demandas do tráfego urbano, enquanto outros, como as carretas, são notavelmente maiores e se destacam por transportar grandes volumes de materiais ao longo de extensas distâncias. Dentre os principais os modelos estão: Veículo Urbano de Carga, Truck (6×2), Semipesado e Carretas.

Tratores

Com um trator, é possível realizar tarefas como aragem, descompactação do solo e até mesmo o transporte e reboque de cargas específicas no setor agrícola. Os mais convencionais apresentam cabine aberta e motor localizado à frente do condutor, frequentemente com rodas direcionáveis acima do motor e duas rodas de maior tamanho na parte traseira do veículo.

Plantadeiras

Se você cultiva uma lavoura e está envolvido no processo de plantio, o uso de uma plantadeira é indispensável, especialmente para a precisa deposição das sementes no solo. Nesse tipo de atividade, as plantadeiras geralmente são acopladas a um trator específico, facilitando sua movimentação por toda a extensão da lavoura.

Dicas para escolher o melhor consórcio de veículos pesados

Escolher o melhor consórcio de veículos pesados é uma decisão estratégica que requer análise cuidadosa. Dessa forma, veja algumas dicas para te ajudar:

Pesquisa de administradoras: realize uma pesquisa detalhada sobre as administradoras de consórcio disponíveis no mercado. Considere sua reputação, experiência e avaliações de clientes anteriores.

Custos e taxas: analise cuidadosamente todas as taxas associadas ao consórcio, como taxa de administração, fundo de reserva e seguro. Avalie também o prazo do consórcio e as condições de pagamento.

Contemplação: compreenda os critérios de contemplação, seja por sorteio ou lance. Avalie as chances de ser contemplado e considere estratégias, como ofertar lances, se possível.

Flexibilidade de uso do crédito: verifique as condições de uso da carta de crédito. Vale lembrar que, algumas administradoras podem ter restrições quanto ao tipo de veículo ou fornecedor, enquanto outras oferecem maior flexibilidade.

Adesão e desistência: compreenda as condições de adesão e desistência do consórcio. Algumas administradoras podem cobrar taxas em casos de desistência, portanto, esteja ciente dessas condições.

Regulamentação: verifique se a administradora é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil (Bacen). Isso garante que a empresa opera de acordo com as normas estabelecidas e oferece segurança aos participantes.

Suporte ao cliente: fique atento no suporte ao cliente oferecido pela administradora. Um bom atendimento pode ser crucial ao lidar com dúvidas, problemas ou mudanças no contrato.

Você tem mais alguma dúvida sobre como fazer um consórcio de veículos pesados? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.

Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero

Próximo artigo

Como comprar uma chácara?

Confira as modalidades de crédito para quem deseja comprar uma chácara, se é possível utilizar o FGTS e dicas para considerar no momento da

Ler artigo completo

0 respostas para “Quais veículos posso comprar com o consórcio de veículos pesados?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineL&M – Consultoria em meios de pagamentoRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresas
Solicite seu empréstimo