Como funciona o parcelamento do Desenrola Brasil?
Índice de conteúdo
Com poucos dias de lançamento, milhões de brasileiros já aderiram ao parcelamento do Desenrola Brasil
O programa Desenrola Brasil completa dez dias de lançamento com muitos acordos já realizados, entre os consumidores e seus credores. Mesmo assim, ainda existem dúvidas sobre seu funcionamento e as formas de pagamento disponíveis.
Nesse artigo, falaremos sobre como funciona o parcelamento e como o devedor pode ter acesso a ele. Para saber mais, continue a leitura!
Desenrola Brasil: tudo que você precisa saber sobre o projeto do governo
O que é o parcelamento do Desenrola Brasil?
Trata-se de um programa do Governo Federal voltado para a renegociação de dívidas da população brasileira. Sua criação tem o envolvimento de diversas instituições financeiras e tem funcionado por meio da Medida Provisória nº 1.176/2023.
A ideia é que a iniciativa ajude que pessoas inscritas nos órgãos de proteção ao crédito tenham a oportunidade de quitar os valores em aberto e assim ficar com o nome limpo.
O objetivo é facilitar a negociação das dívidas entre os consumidores e seus credores, possibilitando o retorno destas pessoas ao mercado de crédito.
Há a possibilidade de o devedor conseguir o parcelamento do Desenrola Brasil ou o pagamento à vista, mas isso vai depender do acordo feito entre as partes.
Quem poderá negociar dívidas no programa Desenrola Brasil?
Quais bancos estão participando do parcelamento do Desenrola Brasil?
Nem todos os bancos resolveram participar do programa, mas alguns deles estão envolvidos e já tem seus próprios canais para negociação do parcelamento do Desenrola Brasil. Veja:
Caixa Econômica Federal (CEF)
A Caixa informou que suas negociações contam com descontos que podem ser de até 90%, sem a incidência do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).
A instituição tem realizado alguns mutirões de negociação em dias específicos, sempre avisando os clientes com antecedência. Mas também é possível renegociar pelo aplicativo Caixa Tem ou pelo site ‘Caixa Desenrola’.
Se preferir, o consumidor pode entrar em contato pelos telefones:
4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) ou 0800-104-0104 (também utilizado como WhatsApp).
Quais são as regras do pagamento no Desenrola Brasil?
Banco do Brasil (BB)
O Banco do Brasil permite que o parcelamento do Desenrola Brasil seja solicitado presencialmente em uma de suas agências. Outra possibilidade é por meio de seus canais digitais, como:
- Aplicativo BB
- Site BB Renegocie
- Telefones: 4004-0001 (capitais) e 0800-729-0001 (demais regiões)
- WhatsApp: (61) 4004-0001 (Nesse caso é preciso enviar a mensagem “#renegocie”)
Golpes Desenrola Brasil: 5 dicas para se proteger
Nubank
Este foi o último banco a entrar no programa e ainda não apresentou suas condições para renegociação. Por isso, o ideal é que o consumidor entre em contato com a instituição.
C6 Bank
A renegociação para o parcelamento do Desenrola Brasil pelo C6 Bank acontece por meio de seus canais digitais de atendimento. Eles podem ser acessados pelo aplicativo.
Inter
O Banco Inter faz seu atendimento pelo seu site, aplicativo ou por telefone, no número 3003-4070.
Bradesco
Assim como outros bancos tradicionais, o Bradesco faz atendimento presencial e também por canais digitais, como seu site ou aplicativo.
Itaú Unibanco
O Itaú informou que vai oferecer descontos de até 60%. Mas todas as condições podem ser vistas diretamente no site da instituição para renegociações. Além disso, há o atendimento pelo WhatsApp: (11) 4004-1144.
Santander
No Santander, os descontos podem chegar até 90% e as taxas são mais flexíveis. O parcelamento do Desenrola Brasil pode ser de até 120 meses, de acordo com a instituição.
O contato deve ser feito pelo site de renegociação ou pelos telefones:
- 4004-3535 (capitais e regiões metropolitanas)
- 0800-722-9090 (demais localidades)
Como solicitar o parcelamento do Desenrola Brasil?
Se você tem interesse em fazer o parcelamento do Desenrola Brasil, saiba que a princípio as negociações estão sendo feitas diretamente com as instituições financeiras e bancos.
Para ir adiante, entre contato com elas por meio de seus canais digitais, como sites, aplicativos, plataformas e números de telefone.
Nessa primeira etapa, estão sendo atendidos apenas aqueles que se enquadram na Faixa 2. A partir de setembro, serão contemplados os consumidores da Faixa 1. Para este público, o governo vai criar uma plataforma de negociação.
O prazo mínimo de pagamento será de 12 meses, podendo chegar até 60 parcelas. Essa regra é para quem se encaixa na primeira faixa. As demais condições são:
- taxa de juros de 1,99%;
- parcela mínima será no valor de R$ 50;
- prazo de carência de no mínimo 30 dias e de, no máximo, 59 dias.
Vale ressaltar que os integrantes da faixa 2 ainda não possuem regras específicas, pelo menos por enquanto.
Você tem mais alguma dúvida sobre como funciona o parcelamento do Desenrola Brasil? Caso tenha, deixe aqui seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero
0 respostas para “Como funciona o parcelamento do Desenrola Brasil?”:
- Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!
Deixe um comentário
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios