FinanzeroBlogCrédito

Como funciona um empréstimo no Banco Sicoob?

Como funciona um empréstimo no Banco Sicoob?

Compartilhe esse post:

O Banco Sicoob conta com diversas modalidades de empréstimos, voltados para finalidades e públicos diferentes.

De acordo com o Índice FinanZero de Empréstimos, em maio de 2022 o principal motivo para a solicitação de crédito foi a quitação de dívidas, representando quase 31% entre os pedidos feitos. Em seguida, há o investimento em um negócio próprio e renovação da casa, com 16,8% e 15,3%, respectivamente.

Para cada demanda, contudo, há tipos diferentes de empréstimos que podem ser solicitados pelos consumidores. Dessa forma, para quitação de dívidas, por exemplo, é possível pedir um crédito pessoal ou consignado, já no caso de investimento em um negócio próprio o refinanciamento ou microcrédito podem oferecer valores e condições mais vantajosas.

A seguir, explicamos como funciona alguns dos empréstimos oferecidos pelo Banco Sicoob, uma cooperativa de crédito que funciona desde 1997 e conta com mais de 6 milhões de cooperados, conforme a própria cooperativa explica.

Não consigo estornar uma compra paga com PicPay. O que fazer?

Quais empréstimos o Banco Sicoob oferece?

A cooperativa conta com diversas linhas de empréstimo para o consumidor, que pode solicitá-las para inúmeras finalidades, são elas:

  • crédito pessoal;
  • crédito consignado;
  • microcrédito;
  • financiamento de veículo e imóveis;
  • crédito imobiliário.

Como funciona um empréstimo no Banco Sicoob?

Como mencionado, há diversas opções de empréstimos no Banco Sicoob e, consequentemente, cada modalidade conta com regras e objetivos específicos. Sendo assim, a seguir listamos as principais linhas de crédito da cooperativa e as condições estipuladas pela empresa.

Crédito pessoal

O crédito pessoal do Banco Sicoob é uma categoria que conta com algumas modalidades, e permite ao consumidor utilizar o dinheiro da forma como preferir, seja para adquirir um bem, quitar dívidas, realizar uma viagem ou investir em estudos, por exemplo. Desse modo, fazem parte da categoria de crédito pessoal os seguintes tipos de empréstimos:

Empréstimo pessoal: um dos mais conhecido entre os consumidores e que não exige que seja oferecido algo como garantia de pagamento.

Crédito pessoal rotativo: funciona a partir de um limite pré-estabelecido e disponibilizado de forma automática na conta, para cobrir eventuais necessidades. A quantia disponível diminui conforme é utilizada e aumenta à medida em que é pago.

Empréstimo com garantia de imóvel residencial: diferente do empréstimo pessoal, nesse a contratação do crédito está vinculada à casa ou apartamento, que é oferecido como garantia de pagamento. Logo, em caso de inadimplência, o bem pode ser tomado pela cooperativa, a fim de quitar a dívida.

Antecipação do 13° salário e Imposto de Renda: essa opção de crédito pessoal permite ao consumidor antecipar o recebimento dos valores. Assim, após o recebimento oficial do 13° salário ou restituição do IR, o crédito é debitado automaticamente. Essa modalidade está disponível somente para quem recebe os valores na conta Sicoob.

Antecipação de férias: assim como na opção anterior, se trata da antecipação de recebimento de valores, neste caso, correspondente às férias. Portanto, após o depósito da quantia na conta Sicoob, o valor é descontado e a dívida quitada.

Saúde: essa modalidade de crédito é voltada ao pagamento de procedimentos médicos, hospitalares e odontológicos.

Turismo: semelhante à opção anterior, o empréstimo para turismo é direcionado ao custeamento de despesas em viagens, como hospedagem e transporte.

Educação: empréstimo voltado ao investimento em educação, desde cursos de idiomas, intercâmbios, seminários, congressos, livros, graduação e pós graduação e material escolar.

Cheque especial: também comumente conhecido entre os consumidores, é um limite disponível em conta corrente para utilizá-lo em situações emergenciais, quando não há saldo disponível em conta.

Empréstimo consignado

O empréstimo consignado é uma modalidade que conta com desconto automático na folha de pagamento do salário ou benefício e é voltado para aposentados e pensionistas do INSS, servidores públicos e funcionários de empresas privadas, contratados em regime CLT. Com prazo de pagamento que pode chegar a 96 meses, há as opções:

  • Crédito Consignado INSS, para os aposentados e pensionistas;
  • Crédito Consignado Servidor Público, para os funcionários públicos;
  • Crédito Consignado Setor Privado, para trabalhadores em regime CLT;
  • Crédito Consignado SIAPE, direcionado para os servidores públicos federais.

Financiamento

O financiamento do Banco Sicoob é uma forma de obter recursos financeiros para aquisição de bens, como imóveis, automóveis, móveis e eletrodomésticos e entre outros itens, como:

  • materiais para construção ou reforma de imóveis;
  • máquinas e equipamentos de pequeno porte novos e usados, nacionais ou importados;
  • móveis e eletrodomésticos;
  • bens e serviços, como equipamentos de informática a serviços prestados por clínicas, consultórios, escolas, universidades e outros estabelecimentos;
  • carros e motos, com financiamento de até 100% do valor do veículo;
  • casa e apartamento, com financiamento de até 80% do valor do bem e prazo de pagamento em até 360 meses.

Microcrédito

O Microcrédito é direcionado para quem não tem CNPJ e precisa de recursos para viabilizar oportunidades de negócio, aumentar o capital de giro e/ou adquirir matéria-primeira e equipamentos para expansão. Dentre as opções oferecidas pelo Banco Sicoob, estão:

  • capital de giro, voltado para a compra de insumos para a atividade do negócio;
  • investimento fixo e misto, para financiar reformas e ampliações do empreendimento ou realizar a aquisição e recuperação de maquinários e outros equipamentos.

Como transferir um financiamento de casa?

Tem como pedir empréstimo no Banco Sicoob com o nome sujo?

Sim, de acordo com o Banco Sicoob, todos os serviços financeiros estão disponíveis para pessoas com o nome sujo. Entretanto, o pedido está sujeito à análise de crédito e cada cas é analisado individualmente, levando em consideração a política de crédito de cada modalidade e da própria cooperativa.

Tem mais alguma dúvida sobre o assunto? Deixa nos comentários que a gente te ajuda. Acompanhe a FinanZero também nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Não consigo estornar uma compra paga com PicPay. O que fazer?

Saiba como funciona a solicitação para estornar uma compra paga com o PicPay. Veja também o que fazer se o valor não for devolvido.

Ler artigo completo

1 resposta para “Como funciona um empréstimo no Banco Sicoob?”:

  1. João Dantas de Oliveira disse:

    Gostaria de saber, se aposentado SIAPE com 78 anos de idade, pode contrair um empréstimo pessoal, com débito em conta corrente, no SICOOB?

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Navegue por:

    Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
    PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
    Solicite seu empréstimo