;
FinanzeroBlogCrédito

Como transferir um financiamento de casa?

Como transferir um financiamento de casa?

Compartilhe esse post:

Muitos que fizeram financiamento de casa, têm dúvidas se podem transferi-lo e como fazer isso.

Antes de comprar uma casa, é importantíssimo estar atento a todos os riscos que podem vir com um financiamento. Ao realizar o financiamento de casa, o contratante passa a ser o seu comprador e não o seu proprietário, visto que a casa é propriedade do banco até que todas as parcelas sejam quitadas.

Apesar disso, é possível transferir um financiamento de imóvel, mas, para isso, é preciso ter uma autorização do banco, já que é necessário que o proprietário da casa autorize essa operação legalmente.

Caso a transferência seja feita sem autorização do banco, o nome do contratante poderá ser enviado para os órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, devido a inadimplência do novo comprador. A compra ainda estará no nome do contratante e por isso este problema ocorre.

Para que a transferência do financiamento de casa seja feita corretamente, o banco deverá realizar uma análise de crédito da pessoa que será a nova compradora da casa, verificando também as condições previstas no contrato.

Quanto tempo depois de limpar meu nome consigo fazer um financiamento

Como solicitar a transferência de financiamento de casa?

A transferência deve ser solicitada no banco onde o financiamento de casa inicial foi feito. O ideal é procurar seu corretor ou advogado, para que seja possível seguir o processo dentro da lei e para que o contrato seja atualizado da maneira correta e depois ir até o banco abrir a solicitação.

Sou MEI: como comprovar renda para empréstimo?

O que acontece após a transferência de financiamento de casa?

Após a aprovação do banco e a realização da transferência, o novo comprador deve assinar um novo contrato com atualização dos valores faltantes, de modo que os pagamentos realizados pelo dono anterior já foram descontados. Ainda assim, o novo contrato deve ter os mesmos direitos e obrigações legais acordadas previamente pelo antigo comprador.

O novo comprador também deverá efetuar o pagamento do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis Intervivos (ITBI).

Além disso, o contrato deve ser levado até o Cartório de Registro de Imóveis da região onde se encontra a casa e o registro de alteração da propriedade do novo contrato também deve ser pago no cartório.

Como saber se o cartão está desmagnetizado?

Transferir financiamento de casa para outra pessoa é um processo gratuito?

Não, transferir o financiamento de casa para outra pessoa não é um processo gratuito. O valor da operação vai variar de acordo com cada instituição financeira.

As despesas de transferência e despesas com cartório são responsabilidade do novo comprador. Contudo, assumir o valor do financiamento pode não ser tão vantajoso, visto que as condições podem ser ultrapassadas.

Posso transferir o financiamento para outro banco?

Sim, esta operação chama-se portabilidade bancária. O que acontece é a transferência da dívida do financiamento de casa para outro banco que ofereça melhores taxas e condições de juros, barateando o financiamento.

Para realizar a transferência do financiamento para outro banco, o primeiro passo é solicitar ao banco atual a documentação correspondente à operação.

Com a documentação em mãos, basta ir até o novo banco desejado e solicitar a portabilidade. É importante destacar que esta operação ocasionará determinados gastos pontuais com relação a transferência do financiamento de casa.

O banco escolhido para receber o financiamento que vai tratar diretamente da portabilidade com o banco credor anterior. Destaca-se que o banco que fez o financiamento originalmente, tem até cinco dias úteis para realizar uma contraproposta, na qual ele poderá cobrir a oferta da outra instituição. Caso o contratante do financiamento aceite a contraproposta, a operação de portabilidade é interrompida.

Como fazer o cartão do Auxílio Brasil?

Tem mais alguma dúvida sobre como transferir um financiamento de carro ou alguma outra? Deixa nos comentários! Ah, e não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Como desbloquear a conta do Caixa Tem para receber o Auxílio Brasil?

Para receber normalmente o Auxílio Brasil, os beneficiários precisam realizar o desbloqueio da Conta Poupança […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como transferir um financiamento de casa?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo