Índice de conteúdo
O que acontece depois de limpar meu nome? Quanto tempo depois consigo crédito e posso ser aprovado em um financiamento. Saiba mais.
Quando um consumidor tem o nome sujo fica muito difícil ter acesso às linhas de crédito. Porém, ao quitar as dívidas, a expectativa é que essa situação seja solucionada.
A verdade é que, após limpar o nome, em cinco dias úteis a informação fica disponível nos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC e Serasa. Mas ainda existe a questão do score, que não sobe de forma automática.
Neste post vamos explicar o tema um pouco mais e mostrar o que acontece depois que um indivíduo consegue limpar o nome. Acompanhe.
O guia completo de financiamento no Brasil
A grande questão é que existem duas formas de “limpar” o nome. A primeira delas é quando o consumidor espera o período de 5 anos para que a dívida entre no esquecimento e saia do SPC ou Serasa.
O grande problema dessa opção é que a dívida continua como uma “restrição interna”. Essa prática não é legal, porém é muito comum entre as instituições financeiras. Além disso, o score não sobe por conta dessa questão.
A segunda forma de limpar o nome é pagando as dívidas e, nesse caso, as chances de conseguir fazer um financiamento são muito maiores. Mas é preciso ter paciência, pois os bancos costumam levar o score em consideração na análise de crédito.
O score demora um pouco mais para subir, mas pagando as contas em dia e não entrando em outras dívidas, isso pode acontecer mais facilmente.
Qual é a chave Pix mais segura?
Um dos principais cuidados que o consumidor precisa ter é com relação às promessas de aumento no score de forma imediata. Isso acontece com certa frequência e faz com que muitas pessoas quitem dívidas achando que poderão fazer um financiamento logo em seguida.
Os órgãos de proteção ao crédito analisam o histórico de pagamento dos últimos 5 anos. Sendo assim, ao quitar uma dívida, alguns pontos podem ser acrescidos em seu perfil. Mas é preciso aguardar um pouco mais para que ele chegue em um patamar mais alto.
Não consigo fazer empréstimo pessoal no app do Bradesco, o que fazer?
Nada impede o consumidor de fazer o pedido de um financiamento. Mas não existem garantias de que ele será aprovado.
A questão é que um financiamento para ter aprovação, leva em conta diversos aspectos da vida financeira do solicitante. Por isso, ter limpado o nome recentemente não é o suficiente para garantir que o crédito seja liberado.
Já falamos sobre o score e sobre a falta de dívidas, mas existem outras questões analisadas pelos bancos para liberar o financiamento. Veja:
O cliente precisa comprovar que tem capacidade financeira para arcar com as parcelas do financiamento. Isso acontece através do comprovante de renda, um dos documentos solicitados no processo.
Normalmente, só é permitido que se comprometa 30% da renda bruta mensal do tomador. Dessa forma é necessário avaliar o valor de cada prestação e como ela se encaixa no bolso do consumidor.
O histórico financeiro também é avaliado e os bancos costumam analisar como o cliente lida com o crédito. Por isso, as movimentações nos cartões de crédito são muito importantes.
Quanto mais você usa e paga em dia, maiores são as chances de ter um perfil positivo perante os bancos.
Não consigo fazer empréstimo pessoal no app do Bradesco, o que fazer?
O ideal é aguardar um prazo mínimo para isso. Afinal de contas, as chances são pequenas, porém esses pedidos de imediato não são bem-vistos pelos bancos.
Pedir financiamento pouco tempo depois de limpar o nome não é algo que ajude com o score e, muito menos, algo que facilite a liberação do financiamento.
Você tem mais alguma dúvida sobre quanto tempo depois de limpar o nome pode conseguir um financiamento? Caso tenha, deixe aqui o seu comentário que nós lhe ajudamos.
Além disso, siga a FinanZero nas redes sociais para mais dicas e para nos acionar quando quiser: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twiiter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios