FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Qual é a chave Pix mais segura?

Qual é a chave Pix mais segura?

Compartilhe esse post:

Na hora de definir qual chave Pix utilizar, o correntista deve avaliar se os dados estão sendo fornecidos para pessoas próximas ou desconhecidas.

De acordo com o Banco Central do Brasil, em maio de 2022 havia pouco mais de 450 milhões de chaves Pix cadastradas no sistema. Dessas, quase 31% são chaves aleatórias, que são geradas pelo próprio sistema Pix e compostas por 32 caracteres alfanuméricos, ou seja, possui letras e números.

A chave Pix, de modo geral, funciona como um identificador da conta. Sendo assim, quando o usuário cadastra uma ou mais chaves em sua conta, ao invés de fornecer os dados bancários para receber uma transferência ou pagamento, pode informar somente uma das chaves cadastradas.

Quanto posso transferir pelo Pix?

Quais são as chaves Pix?

Os usuários podem cadastrar uma ou mais chaves Pix em sua conta, seja corrente, poupança ou de pagamento, são elas:

  • CPF/CNPJ: permite ao correntista utilizar o CPF ou CNPJ como identificador da conta;
  • e-mail: nessa opção o usuário pode cadastrar qualquer e-mail que possua acesso e associá-lo à conta em questão;
  • número de celular: assim como acontece com o e-mail, também é possível utilizar um número de celular ativo como chave Pix;
  • chave aleatória: a última opção é a chave aleatória, que conforme mencionado é criada automaticamente pelo sistema e composta por uma sequência de números e letras.

Após o cadastro da chave, é só informá-la para receber qualquer tipo de dinheiro em conta via Pix. Vale lembrar que não é necessário baixar um aplicativo específico para cadastrar a chave, basta utilizar o Internet Banking ou aplicativo da instituição financeira em que possui conta, pois haverá um campo específico para cadastro de chaves e, também, para realizar transações via Pix.

Não consigo fazer empréstimo pessoal no app do Bradesco, o que fazer?

Qual é a chave Pix mais segura?

Depende, o CPF pode ser considerado uma chave segura, já que não é possível que outra pessoa o cadastre em sua conta bancária, pois o número do documento automaticamente está atrelado à conta do titular. Com isso, cadastrar o CPF pode ser vantajoso porque o risco de erros e fraudes é menor.

Entretanto, por se tratar de um dado pessoal sensível, a recomendação é utilizá-lo somente entre pessoas conhecidas, como amigos, familiares e empregadores. Desse modo, no quesito privacidade dos dados, a chave aleatória é considerada mais segura, porque além de não expor informações pessoais do correntista, é uma combinação alfanumérica gerada pelo próprio sistema e, por isso, difícil de ser fraudada.

A desvantagem dessa chave, no entanto, é que por se tratar de uma sequência extensa, é comum que os usuários tenham dificuldade de memorizá-la. Logo, a recomendação é utilizá-la em situações específicas, como ao fornecer a identificação da conta a pessoas desconhecidas. Por fim, chaves como e-mail e telefone são vistas como menos seguras, pois há a possibilidade de terceiros as cadastrarem em outras contas.

Como recuperar a senha do e-CAC da Receita Federal?

Precisa cadastrar uma chave para usar o Pix?

Não é obrigatório cadastrar uma chave para utilizar o Pix, portanto, os correntistas podem efetuar transferências e pagamentos, bem como receber dinheiro através do sistema de pagamentos instantâneos, mesmo que não possua uma chave Pix cadastrada. Isso porque o sistema está disponível para todos os clientes de instituições participantes, que por sua vez, ao optarem por não cadastrarem uma chave, podem realizar as operações através do fornecimento dos dados bancários.

Quantas chaves é possível cadastrar?

A quantidade máxima de chaves cadastradas varia de acordo com o tipo de conta, então, quem é pessoa física pode cadastrar até cinco chaves Pix, que não devem ser repetidas. Por outro lado, as contas de pessoas jurídicas podem ter até 20 chaves Pix cadastradas. Contudo, cabe ressaltar que pessoas jurídicas podem contar com a incidência de tarifas para determinadas operações, por isso, vale a pena entrar em contato com a instituição e verificar as regras vigentes para esse tipo de conta.

Quais bancos oferecem o Pix Parcelado?

Pode utilizar a mesma chave Pix em contas diferentes?

Não é permitido utilizar a mesma chave Pix em contas diferentes, isso significa que quando o usuário cadastra o CPF na conta A, por exemplo, não poderá cadastrá-lo em outra conta. Sendo assim, caso o correntista queira associar uma chave à outra conta, deverá desvinculá-la da primeira, para depois cadastrá-la novamente.

Apesar disso, é possível usar o mesmo tipo de chave em contas diferentes, desde que os dados também sejam divergentes. Então, quem possui mais de um e-mail ativo, por exemplo, pode cadastrar cada endereço em uma conta ou, se preferir, pode ainda cadastrar mais de um endereço de e-mail na mesma conta.

Tem mais alguma dúvida sobre chave Pix? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Não consigo fazer empréstimo pessoal no app do Bradesco, o que fazer?

Empréstimo pessoal no app do Bradesco: saiba como funciona, quem pode pedir e como fazer […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Qual é a chave Pix mais segura?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo