Índice de conteúdo
Os cartões sem chip possuem uma fita magnética atrás e caso haja contato com algum tipo de ímã, o cartão pode ser desmagnetizado.
A fita magnética que fica na parte traseira dos cartões sem chip funciona como um banco de dados dele e é constituída por diversas microscópicas, que, quando entram em contato com algum ímã, podem se desmagnetizar.
Quando ocorre a desmagnetização, as partículas de ferro perdem o seu padrão de organização, o que pode confundir o leitor da maquininha a identificar as informações necessárias.
Se o cartão não estar funcionando e não há motivo aparente para isso, ele pode estar desmagnetizado. Para saber se ele realmente está desmagnetizado, é preciso verificar alguns outros pontos. Veja abaixo:
Primeiro, é preciso verificar se há limite disponível no cartão para a realização de determinada compra. Se não houver, a compra não poderá ser efetuada.
Se a compra estiver sendo feita no crédito, mas o cartão for de débito, a mesma não poderá ser efetuada, portanto, é importante verificar se o cartão que está sendo utilizado é o correto.
O cartão pode ter sido bloqueado temporariamente pelo banco e caso isto tenha acontecido, não será possível a realização de qualquer compra antes do desbloqueio.
O cartão pode estar danificado, por isso, caso a compra não seja autorizada, é importante passar um pano no cartão, a fim de limpá-lo, deste modo, pode ser que ele volte a funcionar.
Se ao verificar todas essas possibilidades do porque a compra estar sendo negada e o cartão ainda não passar, o mesmo provavelmente está desmagnetizado.
Não consigo cadastrar cartão de crédito na Shopee, o que fazer?
A causa mais comum da desmagnetização dos cartões é o contato com ímãs. Quanto mais forte for o ímã, maior as chances de ocorrer a desmagnetização. Os botões da bolsa ou da carteira, por exemplo, podem ter ímãs capacitados para desmagnetizar um cartão. O fator determinante porém, não é a força do ímã, mas o tempo em que o cartão fica em contato com ele.
Danos físicos também podem gerar a desmagnetização. Um raspão na fita magnética pode desestabilizar o padrão das partículas microscópicas de ferro, por exemplo.
Sou MEI: como comprovar renda para empréstimo?
É preciso tomar alguns cuidados com os cartões magnéticos. Para evitar qualquer problema com este tipo de cartão, o ideal é impedir que o a fita magnética seja danificada, raspada, arranhada e que o cartão seja dobrado ou desmagnetizado.
Existem algumas atitudes que podem manter o funcionamento dos cartões por muito mais tempo. Eles devem ser guardados em uma bolsa ou carteira onde não fiquem em contato direto com superfícies que possam arranhar ou ainda em contato direto com outro cartão magnético. A carteira também deve ficar distante de campos eletromagnéticos.
Como funciona o empréstimo com o BMG?
Eles podem ser descartados através da própria agência do banco responsável. Não devem ser acumulados, por isso, caso não seja possível ir até a agência bancária é levar esses cartões, já cortados, em postos de reciclagem que aceitem o material.
Ficou com mais alguma dúvida sobre como saber se o cartão está desmagnetizado ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios