;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como saber se o cartão está desmagnetizado?

Como saber se o cartão está desmagnetizado?

Compartilhe esse post:

Os cartões sem chip possuem uma fita magnética atrás e caso haja contato com algum tipo de ímã, o cartão pode ser desmagnetizado.

A fita magnética que fica na parte traseira dos cartões sem chip funciona como um banco de dados dele e é constituída por diversas microscópicas, que, quando entram em contato com algum ímã, podem se desmagnetizar.

Quando ocorre a desmagnetização, as partículas de ferro perdem o seu padrão de organização, o que pode confundir o leitor da maquininha a identificar as informações necessárias.

Se o cartão não estar funcionando e não há motivo aparente para isso, ele pode estar desmagnetizado. Para saber se ele realmente está desmagnetizado, é preciso verificar alguns outros pontos. Veja abaixo:

Limite insuficiente

Primeiro, é preciso verificar se há limite disponível no cartão para a realização de determinada compra. Se não houver, a compra não poderá ser efetuada.

Cartão de débito sendo utilizado como de crédito

Se a compra estiver sendo feita no crédito, mas o cartão for de débito, a mesma não poderá ser efetuada, portanto, é importante verificar se o cartão que está sendo utilizado é o correto.

Bloqueado

O cartão pode ter sido bloqueado temporariamente pelo banco e caso isto tenha acontecido, não será possível a realização de qualquer compra antes do desbloqueio.

Danificado

O cartão pode estar danificado, por isso, caso a compra não seja autorizada, é importante passar um pano no cartão, a fim de limpá-lo, deste modo, pode ser que ele volte a funcionar.

Se ao verificar todas essas possibilidades do porque a compra estar sendo negada e o cartão ainda não passar, o mesmo provavelmente está desmagnetizado.

Não consigo cadastrar cartão de crédito na Shopee, o que fazer?

O que pode desmagnetizar o cartão?

A causa mais comum da desmagnetização dos cartões é o contato com ímãs. Quanto mais forte for o ímã, maior as chances de ocorrer a desmagnetização. Os botões da bolsa ou da carteira, por exemplo, podem ter ímãs capacitados para desmagnetizar um cartão. O fator determinante porém, não é a força do ímã, mas o tempo em que o cartão fica em contato com ele.

Danos físicos também podem gerar a desmagnetização. Um raspão na fita magnética pode desestabilizar o padrão das partículas microscópicas de ferro, por exemplo.

Sou MEI: como comprovar renda para empréstimo?

Como evitar a desmagnetização?

É preciso tomar alguns cuidados com os cartões magnéticos. Para evitar qualquer problema com este tipo de cartão, o ideal é impedir que o a fita magnética seja danificada, raspada, arranhada e que o cartão seja dobrado ou desmagnetizado.

Existem algumas atitudes que podem manter o funcionamento dos cartões por muito mais tempo. Eles devem ser guardados em uma bolsa ou carteira onde não fiquem em contato direto com superfícies que possam arranhar ou ainda em contato direto com outro cartão magnético. A carteira também deve ficar distante de campos eletromagnéticos.

Como funciona o empréstimo com o BMG?

Como descartar um cartão que não funciona mais?

Eles podem ser descartados através da própria agência do banco responsável. Não devem ser acumulados, por isso, caso não seja possível ir até a agência bancária é levar esses cartões, já cortados, em postos de reciclagem que aceitem o material.

Como criar um QR Code Pix?

Ficou com mais alguma dúvida sobre como saber se o cartão está desmagnetizado ou alguma outra? Deixa nos comentários. Além disso, acompanhe a FinanZero nas redes sociais, para ficar por dentro desse e outros assuntos: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Não consigo cadastrar cartão na 99, como proceder?

Veja como cadastrar cartão na 99 e utilizar os serviços de forma mais tranquila. Conheça todas as forma de pagamento disponíveis no app.

Ler artigo completo

0 respostas para “Como saber se o cartão está desmagnetizado?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo