Como o Cadastro Positivo impacta no score?
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O Cadastro Positivo é um dos fatores de impacto no score, pontuação realizada pelos birôs de crédito e que abrange o histórico financeiro dos consumidores.
Criado em 2011, o Cadastro Positivo funciona como um histórico de pagamentos dos consumidores. Sendo assim, ele reúne informações sobre como as contas são pagas, ou seja, se há incidência de atrasos ou se os valores são quitados dentro do prazo de vencimento.
A inclusão de pessoas físicas e jurídicas no Cadastro Positivo, por sua vez, se tornou automática em 2019, quando passou a valer a Lei Complementar n° 166. Dessa forma, qualquer consumidor que possua empréstimos, financiamentos e compras a prazo, por exemplo, são incluídos no cadastro.
Para que serve o Cadastro Positivo?
O objetivo do Cadastro Positivo é reunir todos os pagamentos realizados, inclusive os que são feitos dentro do prazo e, com isso, criar um histórico de bom pagador do consumidor, por isso o nome “Cadastro Positivo”. A partir desses dados, as empresas e instituições financeiras poderão consultar o comportamento financeiro do cliente, para além de considerar somente o score.
A divulgação desse cadastro, entretanto, é de responsabilidade dos Gestores de Banco de Dados, que nada mais são do que empresas privadas e homologadas pelo Banco Central do Brasil, e que são também conhecidas como birôs de crédito, como é o caso do SPC Brasil e Serasa. Desse modo, instituições que concedem crédito ou empresas que realizam transações comerciais e empresariais devem enviar as informações de pagamentos de seus clientes aos Gestores de Banco de Dados, para que então seja feita a divulgação.
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Como o Cadastro Positivo impacta no score?
De acordo com as empresas responsáveis por gerir o Cadastro Positivo, as informações reunidas podem representar mais do que 60% do cálculo do score. Dessa forma, quanto mais informações positivas o consumidor possuir, isso é, referentes a pagamentos dentro do prazo, maiores são as chances do score ser impactado positivamente. Além disso, o consumidor pode obter melhores taxas de juros ao solicitar serviços financeiros, como financiamentos a empréstimos.
Vale ressaltar que o Cadastro Positivo considera diversos tipos de contas, como:
- empréstimos pessoais, consignados e refinanciamentos;
- financiamentos de imóveis e automóveis;
- cheque especial;
- pagamento da fatura do cartão de crédito;
- contas de consumo, como água, luz e internet, por exemplo.
Quantos pontos no score é considerado bom?
O score é uma pontuação realizada também pelos birôs de crédito, que leva em consideração o histórico financeiro do consumidor, como aquisições e pagamentos, e é utilizado pelas empresas para verificar se uma pessoa é boa ou má pagadora. É a partir do score, inclusive, que diversas instituições estabelecem as condições de pagamento ao oferecer um serviço financeiro.
Tendo isso em mente, o score costuma ser interpretado da seguinte forma:
até 300 pontos: os consumidores têm pouca chance de obter a concessão de crédito ou outros serviços financeiros, pois é considerado como alto risco de inadimplência;
de 301 a 700 pontos: os consumidores podem lidar com algum tipo de dificuldade para acessar os serviços, como taxas de juros mais elevadas ou prazo de pagamento menor, já que é visto como médio risco de inadimplência;
a partir de 701 pontos: já os consumidores que estão nesse grupo têm maiores chances de conseguir crédito e outros serviços, pois costumam ser pessoas que pagam suas contas em dia e, por isso, são consideradas como baixo risco de inadimplência.
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Quanto tempo demora para aumentar o score?
O score é uma pontuação dinâmica, com isso, não é possível estipular quanto tempo demora para que a alteração ocorra. Além disso, os birôs de crédito dependem do repasse de informações das empresas e instituições, logo, a mudança pode ocorrer em dias, meses ou, em alguns casos, demorar anos, a depender de cada contexto.
Apesar disso, a recomendação é manter as contas em dia, pois como citado, o score está vinculado diretamente ao comportamento financeiro do consumidor, desde a quitação de dívidas extensas, como financiamentos, até o pagamento de contas consideradas simples, como as de consumo.
Quem está negativado pode ter o Cadastro Positivo?
Conforme mencionado, desde 2019 a participação dos consumidores no Cadastro Positivo passou a ser automática, isso significa que todas as pessoas, inclusive quem está negativada, faz parte do sistema, sem que haja necessidade de qualquer tipo de autorização ou solicitação. Portanto, todas as empresas em que o consumidor possui vínculo comercial ou de crédito que implica risco, devem enviar as informações aos birôs de crédito responsáveis por gerir o Cadastro Positivo.
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Tem como cancelar o Cadastro Positivo?
Sim, o consumidor pode solicitar o cancelamento de sua participação no Cadastro Positivo a qualquer momento. Para isso, é necessário entrar em contato com a Central de Atendimento de qualquer Gestor de Banco de Dados, isso é, os birôs de crédito, como SPC Brasil e Serasa, e solicitar formalmente a exclusão.
Sendo assim, após receber o pedido de exclusão do consumidor, a empresa é responsável por compartilhar o pedido com os demais birôs, que por sua vez, têm até 2 dias úteis para atender à solicitação, que são contados a partir da data de recebimento.
É válido destacar que após cancelar a inscrição no Cadastro Positivo, os pagamentos realizados pelo consumidor continuarão sendo repassados aos birôs de crédito, entretanto, estes não poderão compartilhar com empresas e instituições que prestam serviços de crédito e afins.
Tem mais alguma dúvida sobre o Cadastro Positivo? Deixa nos comentários. Ah, e acompanhe a FinanZero nas redes sociais, também: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
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