Confira como aplicativos podem te ajudar a ter uma boa organização financeira

Você já parou para pensar em como colocar uma organização financeira em prática? Por aqui, essa é sempre uma das nossas metas do ano!

Isso porque se organizar é muito importante para conseguir manter uma boa saúde financeira e ter controle do seu dinheiro.

Pensando nisso, chamei o Rodrigo Sillos, Desenvolvedor de Software aqui da FinanZero, para explicar como ele utiliza o celular e alguns aplicativos para se organizar.

Peça uma cotação grátis e receba ofertas de empréstimo de até 10 parceiros FinanZero!

“No começo, a organização financeira foi difícil para mim. De uns tempos pra cá, eu comecei a me organizar, comecei a estudar o mercado financeiro e a aplicar isso na minha vida.

Eu decidi fazer essa mudança por ser muito gastão, gastava sem controle e mais do que ganhava. E isso começou a me incomodar a partir do momento em que percebi que faltava dinheiro no final do mês.

Eu não tinha prioridades, nem fundo de emergência, não guardava e não aplicava. Era simplesmente: “caiu o dinheiro, gastou”. Mas percebi que aquela vida não dava mais para mim, hoje as coisas mudaram bastante.

A minha principal motivação para mudar foi querer que sobrasse dinheiro para mim, principalmente para investir.

Por isso, agora eu tenho uma planilha de Excel para anotar meus gastos e ter uma organização financeira. Mas eu não controlo absolutamente tudo. Para mim, a planilha serve para controlar gastos maiores e despesas fixas.

Além disso, uso aplicativo para fazer investimento da bolsa. Aplicativo da própria corretora, sabe?

Leia também – Como se organizar para pagar as contas no início do ano? FinanZero responde

“Primeiro você precisa estar com a casa arrumada!”

Primeiro, se organize. Você precisa chegar no final do mês e ainda ter dinheiro do seu salário, não dá para gastar tudo. Tente organizar suas finanças e lidar com as dívidas. Limpe seu nome.

Além disso, defina suas prioridades, tente poupar e organizar um fundo de reserva. E deixe ele lá: não mexa nessa reserva, ela é para momentos importantes e momentos de aperto financeiro!

Depois disso: vamos investir! Se você quiser se aprofundar, eu começaria com uma renda fixa, por exemplo.

“O celular pode ser uma ótima ferramenta para organização financeira”

O celular está sempre presente na nossa vida, quase todo mundo tem, todo mundo usa e a gente não sai dele, né?

Ele pode ser uma ótima ferramenta para você se organizar. Principalmente no sentindo de ele te avisar, para fazer alertas e para fazer anotações mais rápidas do dia a dia.

Por isso, conforme você for gastando, vai anotando no celular para depois passar para a planilhar.

Inclusive, é possível usar alguns aplicativos que conversam com seu banco e com a sua corretora, e, por isso, a atualização dos seus gastos é feita de forma automática.

Um exemplo disso é o Guia Bolso. Com ele, você não precisa ficar anotando todos os seus gastos, você vai usando o cartão e o app lê todo o seu extrato e classifica, monta gráficos e faz alguns apontamentos para você.

Além disso, alguns aplicativos podem te ajudar na categorização dos seus gastos. Dá para fazer um levantamento do que você está gastando mais e entender para onde seu dinheiro está indo. Isso facilita muito para sua organização financeira.

“Aplicativos de investimento podem facilitar muito sua vida”

Isso porque, no caso de corretoras, da para acompanhar todos os investimentos em tempo real. Além disso, você acaba aprendendo bastante.

E se o seu foco for aprender, também existem alguns aplicativos educacionais. E tem muito conteúdo na internet, em redes sociais e em cursos. Mas você precisa saber em qual canal procurar.

No meu caso, eu fui atrás de entender como funciona o mercado financeiro, visando aumentar minhas fontes de renda. Por isso, eu tentei entender como que funciona, o que podia fazer e como me ajudaria.

Confira também – Como organizar as finanças na faculdade? FinanZero responde

“Pesquise sobre o aplicativo antes de começar a usar”

Acho que por questões de segurança, você deve tentar ver quem é o desenvolvedor do aplicativo. Eu sei que nem sempre isso não é fácil de entender, mas essa informação aparece na loja do celular.

Além disso, você também pode pesquisar sobre ele na internet. Ou até mesmo, pesquisar sobre “quais são os melhores aplicativos de finanças?” ou seguir influenciadores que possam te indicar alguns canais.

Mas vá atrás dessa informação! Por exemplo, eu sempre peço indicações para professores que eu fiz cursos, que sei que tem expertise nisso, sabe?”

Por fim, ficou com mais alguma dúvida sobre como se organizar financeiramente via app? Deixe nos comentários e não se esqueça de seguir a FinanZero nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.