Índice de conteúdo
O pagamento de boleto via Pix é possível, contudo, o documento deve possuir QR Code ou a sequência alfanumérica utilizada no “Copia e Cola”.
O Pix é o sistema de pagamentos instantâneos lançado pelo Banco Central, que funciona desde novembro de 2020 de forma gratuita para pessoas físicas. O serviço permite aos usuários que sejam feitos pagamentos e transferências em qualquer dia da semana e horário, além disso, ao concluir a operação, o dinheiro é depositado na conta do recebedor em até dez segundos.
Desde o seu lançamento, o Pix já conta com mais de 120 milhões de usuários cadastrados e é considerado um dos principais meios de pagamento entre os brasileiros, já que permite aos usuários realizar operações:
Como fazer transferência pelo Pix?
Sim, é possível pagar um boleto através do Pix, entretanto, é necessário que o documento tenha sido gerado com o QR Code, além do código de barras. O QR Code, como o próprio nome indica, também é se trata de um código, contudo, é bidimensional e, por isso, a leitura é feita de forma diferente ao código de barras.
Sendo assim, caso o boleto não possua o QR Code, somente o código de barras, não será possível pagá-lo via Pix, ou seja, o usuário deverá utilizar a área de pagamento do aplicativo ou Internet Banking da instituição em que possui conta para realizar a leitura do código de barras ou digitar o número do boleto.
Cartão de crédito para quem tem score baixo: como conseguir?
Se o boleto possuir o QR Code ou código copia e cola, então basta acessar o aplicativo da instituição financeira e acessar a área “Pix”. Em seguida, o procedimento muda um pouco, de acordo com o recurso disponível.
Por fim, insira a senha ou digital para concluir a operação.
A opção copia e cola nada mais é do que uma sequência composta de letras e números, gerada a partir do QR Code. Então, para utilizá-la é preciso fazer o seguinte:
Por fim, informe a senha ou biometria e confirme a operação.
Como pedir o cartão de crédito do Banco do Brasil?
Quando o boleto não possui QR Code ou a opção copia e cola, isso é, conta somente com o código de barras, o consumidor deve realizar o pagamento no caixa eletrônico e em Casas Lotéricas, ou de forma digital, através do aplicativo ou Internet Banking da instituição em que possui conta.
Quem optar pela primeira opção, no caixa eletrônico, deverá utilizar o serviço da instituição financeira em que é correntista. Então, basta inserir o cartão, digitar a senha ou realizar a leitura biométrica e optar pelo opção “Pagamentos”. Por fim, o caixa eletrônico fará a leitura do código de barras e o cliente deverá digitar a senha ou realizar a leitura biométrica para concluir a operação. Na Casa Lotérica o próprio funcionário efetua a leitura do código de barras no sistema do comércio, em seguida, faz o pagamento com o dinheiro fornecido pelo cliente.
Faça uma simulação totalmente online e receba até 10 ofertas pré-aprovadas de empréstimo pessoal.
Já no caso de aplicativo e Internet Banking, o usuário deve acessar a conta e, na tela inicial, clicar em “Pagamentos”. Por fim, é só permitir a leitura do código de barras através da câmera do celular ou digitar o código.
Ficou com mais alguma dúvida sobre o Pix? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.
Navegue por:
Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios