FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como fazer transferências pelo Pix?

Como fazer transferências pelo Pix?

Compartilhe esse post:

Os usuários do Pix, sistema de pagamentos instantâneos, podem realizar transferências de quatro formas diferentes.

Com mais de 120 milhões de usuários cadastrados, o Pix é um sistema de pagamentos instantâneos, lançado pelo Banco Central do Brasil em novembro de 2020. Na prática, o Pix permite aos usuários realizar pagamentos e transferências para pessoas físicas e jurídicas, bem como a órgãos governamentais.

As operações, por sua vez, podem ser feitas a qualquer horário e dia da semana, extinguindo as limitações anteriormente existentes em operações como o DOC. Além disso, ao concluir a operação, o dinheiro enviado ou transferido é disponibilizado instantaneamente ao recebedor, já que o serviço promete o envio da quantia em até dez segundos. Pensando nisso, a seguir vamos explicar quatro formas diferentes de realizar uma transferência pelo Pix.

Pix tem limite de valor?

Como fazer transferência pelo Pix?

A transferência é uma operação já conhecida entre os correntistas, e consiste em nada mais do que o envio de dinheiro de uma conta para outra, que podem ser tanto de pessoas físicas ou jurídicas. Quem utiliza o Pix, contudo, pode realizar transferência através de quatro recursos: a chave Pix, o fornecimento de dados bancários do receber, escaneando um QR Code ou através de um código gerado pelo beneficiário.

Chave Pix

A primeira opção disponível para realizar uma transferência Pix é através da chave, que funciona como um identificador da conta. Dessa forma, ao invés de inserir os dados bancários e CPF do recebedor, basta utilizar a chave Pix, que pode ser um e-mail, número de celular, CPF ou chave aleatória. Então, com a chave Pix do beneficiário em mãos, o pagador deve fazer o seguinte:

  • na tela inicial do aplicativo ou Internet Banking da instituição em que possui conta, clique na área “Pix”;
  • então, clique em “Transferir”;
  • escolha o tipo de chave Pix do recebedor.

Por fim, é só informar o valor que será transferido, conferir os dados e confirmar a operação.

Quais os documentos necessários para fazer o RG Digital?

Dados bancários

Outra forma de realizar transferências via Pix é a partir dos dados bancários do recebedor, uma opção útil quando o beneficiário em questão não cadastrou nenhum tipo de chave Pix. Portanto, após solicitar os dados bancários e o número do CPF de quem receberá a quantia, o pagador deve realizar o seguinte procedimento:

  • na tela inicial, clique na área “Pix”;
  • clique a opção “Transferir” e clique em “Agência e conta” ou “dados bancários”, a depender da instituição;
  • selecione a instituição financeira do recebedor;
  • informe a agência sem o dígito e o número da conta com dígito;
  • selecione o tipo de conta, se corrente, poupança ou de pagamento;
  • por fim, informe o valor que será transferido e, em alguns casos, será solicitado o número do CPF.

Então, é só conferir os dados e confirmar a operação.

Qr Code

A transferência através do QR Code é uma forma de cobrança comumente utilizada por comércios físicos e eletrônicos, mas também pode ser usada por pessoas físicas. Em ambos os casos, na hora do pagador realizar a operação, será preciso acessar a área Pix e clicar em “Pagar com QR Code”.

Feito isso, a câmera do celular será aberta e o pagador deve apontá-la para o código. Em alguns casos será necessário informar o valor da transferência, em outros esse campo será preenchido automaticamente, pois foi definido pelo recebedor. Então, é só conferir os dados e confirmar a operação.

Empréstimo seguro e com parcelas que cabem no seu bolso!

Copia e Cola

A opção Copia e Cola é, na verdade, um código composto por letras e números, gerado a partir do QR Code. Essa opção pode ser interessante para quem não consegue escanear o QR Code, então será preciso seguir o seguinte passo a passo:

  • acesse a área “Pix” no aplicativo ou Internet Banking;
  • clique em “Pix Copia e Cola”;
  • então, copie o código gerado pelo recebedor e cole no campo solicitado.

Se for necessário, informe o valor que será transferido e, em seguida, confira se os dados do recebedor estão corretos e confirme a operação.

Quais as diferenças entre cartão de crédito e cartão pré-pago?

Quanto tempo demora uma transferência pelo Pix?

Uma transferência via Pix demora, em média, até 10 segundos para ser concluída. Entretanto, de acordo com o Banco Central, há situações em que esse período pode ser maior, então, a recomendação é aguardar até 1 hora após a transferência. Isso porque, há a possibilidade de que tenha ocorrido algum tipo de bloqueio para análise, como o bloqueio cautelar, que é aplicado, principalmente, em suspeitas de fraude.

Quanto custa fazer uma transferência via Pix?

A transferência via Pix realizada por pessoas físicas não possui nenhum tipo de cobrança. Entretanto, conforme explica o BC, as pessoas jurídicas que utilizam o serviço podem ter algum tipo de taxa de cobrança, que varia de acordo com a instituição financeira. Entretanto, cabe ressaltar que o pagador não pode ser cobrado pela operação, inclusive se for pessoa jurídica. Da mesma forma, a transferência via Pix também não pode conter tarifas para o recebedor.

Saque extraordinário do FGTS terá pagamentos para sete grupos em maio.

Precisa ter chave Pix para fazer transferência?

Não é necessário cadastrar uma chave Pix para realizar transferências. Isso porque o sistema de pagamentos está disponível para todos os correntistas das instituições participantes, logo, basta acessar a área Pix, escolher um dos métodos de transferência e realizar a operação. A regra também é válida para quem deseja receber dinheiro através da transferência via Pix, mas não cadastrou uma chave, ou seja, não é necessário possuir chave cadastrada para receber dinheiro a partir de transferências Pix.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o Pix? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quais as diferenças entre cartão de crédito e cartão pré-pago?

Como funciona cada um dos cartões?Quais as vantagens de desvantagens entre o […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como fazer transferências pelo Pix?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículoEmpréstimo com Garantia de CelularEmpréstimo para MEISimulador de Empréstimo OnlineHome EquityEmpréstimo FGTSEmpréstimo para empresasStoriesÍndice de EmpréstimoConsórcioSitemapIti – Empréstimo Pessoal OnlineClick Cash – Empréstimo Pessoal OnlineCartão de Crédito OnlineDigio – Cartão de Crédito OnlinePolítica de Privacidade FinanZeroVirtusPay – Boleto Parcelado Onlinebxblue – Empréstimo Pessoal OnlineAgente Imóvel – Refinanciamento Imobiliário OnlinePiki – Empréstimo Pessoal para Negativado OnlineProvu – Empréstimo Pessoal OnlineBoa Vista: Empréstimo Pessoal Online e ScoreCetelem – Crédito Consignado OnlineSuperSim – Empréstimo Pessoal OnlineSofisa Bank – Refinanciamento de Imóvel OnlineBanco Alfa – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo Sim – Crédito Pessoal OnlineCredjet – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Bari – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo Consignado INSS para aposentado e pensionistaParceirosCreditas – Refinanciamento de Imóvel OnlineEmpréstimo para Autônomo Negativado OnlineSimulação de empréstimoEmpréstimo com Garantia OnlineSimule seu empréstimo – ConversãoEmpréstimo ConsignadoNexoos – Empréstimo Para Empresa OnlineCashMe – Refinanciamento de Imóvel OnlineCrediHome – Refinanciamento de Imóvel OnlineTipos de EmpréstimoOmni Financeira – Refinanciamento de Veículo OnlineMoneyman – Empréstimo Pessoal OnlineBanco Pan – Crédito Consignado OnlineNew HomeLivre Digital – Empréstimo Pessoal OnlineBizCapital – Empréstimo e Capital de Giro Para Empresa
Solicite seu empréstimo