;
FinanzeroBlogFinanças Pessoais

Como fazer transferências pelo Pix?

Como fazer transferências pelo Pix?

Compartilhe esse post:

Os usuários do Pix, sistema de pagamentos instantâneos, podem realizar transferências de quatro formas diferentes.

Com mais de 120 milhões de usuários cadastrados, o Pix é um sistema de pagamentos instantâneos, lançado pelo Banco Central do Brasil em novembro de 2020. Na prática, o Pix permite aos usuários realizar pagamentos e transferências para pessoas físicas e jurídicas, bem como a órgãos governamentais.

As operações, por sua vez, podem ser feitas a qualquer horário e dia da semana, extinguindo as limitações anteriormente existentes em operações como o DOC. Além disso, ao concluir a operação, o dinheiro enviado ou transferido é disponibilizado instantaneamente ao recebedor, já que o serviço promete o envio da quantia em até dez segundos. Pensando nisso, a seguir vamos explicar quatro formas diferentes de realizar uma transferência pelo Pix.

Pix tem limite de valor?

Como fazer transferência pelo Pix?

A transferência é uma operação já conhecida entre os correntistas, e consiste em nada mais do que o envio de dinheiro de uma conta para outra, que podem ser tanto de pessoas físicas ou jurídicas. Quem utiliza o Pix, contudo, pode realizar transferência através de quatro recursos: a chave Pix, o fornecimento de dados bancários do receber, escaneando um QR Code ou através de um código gerado pelo beneficiário.

Chave Pix

A primeira opção disponível para realizar uma transferência Pix é através da chave, que funciona como um identificador da conta. Dessa forma, ao invés de inserir os dados bancários e CPF do recebedor, basta utilizar a chave Pix, que pode ser um e-mail, número de celular, CPF ou chave aleatória. Então, com a chave Pix do beneficiário em mãos, o pagador deve fazer o seguinte:

  • na tela inicial do aplicativo ou Internet Banking da instituição em que possui conta, clique na área “Pix”;
  • então, clique em “Transferir”;
  • escolha o tipo de chave Pix do recebedor.

Por fim, é só informar o valor que será transferido, conferir os dados e confirmar a operação.

Quais os documentos necessários para fazer o RG Digital?

Dados bancários

Outra forma de realizar transferências via Pix é a partir dos dados bancários do recebedor, uma opção útil quando o beneficiário em questão não cadastrou nenhum tipo de chave Pix. Portanto, após solicitar os dados bancários e o número do CPF de quem receberá a quantia, o pagador deve realizar o seguinte procedimento:

  • na tela inicial, clique na área “Pix”;
  • clique a opção “Transferir” e clique em “Agência e conta” ou “dados bancários”, a depender da instituição;
  • selecione a instituição financeira do recebedor;
  • informe a agência sem o dígito e o número da conta com dígito;
  • selecione o tipo de conta, se corrente, poupança ou de pagamento;
  • por fim, informe o valor que será transferido e, em alguns casos, será solicitado o número do CPF.

Então, é só conferir os dados e confirmar a operação.

Qr Code

A transferência através do QR Code é uma forma de cobrança comumente utilizada por comércios físicos e eletrônicos, mas também pode ser usada por pessoas físicas. Em ambos os casos, na hora do pagador realizar a operação, será preciso acessar a área Pix e clicar em “Pagar com QR Code”.

Feito isso, a câmera do celular será aberta e o pagador deve apontá-la para o código. Em alguns casos será necessário informar o valor da transferência, em outros esse campo será preenchido automaticamente, pois foi definido pelo recebedor. Então, é só conferir os dados e confirmar a operação.

Empréstimo seguro e com parcelas que cabem no seu bolso!

Copia e Cola

A opção Copia e Cola é, na verdade, um código composto por letras e números, gerado a partir do QR Code. Essa opção pode ser interessante para quem não consegue escanear o QR Code, então será preciso seguir o seguinte passo a passo:

  • acesse a área “Pix” no aplicativo ou Internet Banking;
  • clique em “Pix Copia e Cola”;
  • então, copie o código gerado pelo recebedor e cole no campo solicitado.

Se for necessário, informe o valor que será transferido e, em seguida, confira se os dados do recebedor estão corretos e confirme a operação.

Quais as diferenças entre cartão de crédito e cartão pré-pago?

Quanto tempo demora uma transferência pelo Pix?

Uma transferência via Pix demora, em média, até 10 segundos para ser concluída. Entretanto, de acordo com o Banco Central, há situações em que esse período pode ser maior, então, a recomendação é aguardar até 1 hora após a transferência. Isso porque, há a possibilidade de que tenha ocorrido algum tipo de bloqueio para análise, como o bloqueio cautelar, que é aplicado, principalmente, em suspeitas de fraude.

Quanto custa fazer uma transferência via Pix?

A transferência via Pix realizada por pessoas físicas não possui nenhum tipo de cobrança. Entretanto, conforme explica o BC, as pessoas jurídicas que utilizam o serviço podem ter algum tipo de taxa de cobrança, que varia de acordo com a instituição financeira. Entretanto, cabe ressaltar que o pagador não pode ser cobrado pela operação, inclusive se for pessoa jurídica. Da mesma forma, a transferência via Pix também não pode conter tarifas para o recebedor.

Saque extraordinário do FGTS terá pagamentos para sete grupos em maio.

Precisa ter chave Pix para fazer transferência?

Não é necessário cadastrar uma chave Pix para realizar transferências. Isso porque o sistema de pagamentos está disponível para todos os correntistas das instituições participantes, logo, basta acessar a área Pix, escolher um dos métodos de transferência e realizar a operação. A regra também é válida para quem deseja receber dinheiro através da transferência via Pix, mas não cadastrou uma chave, ou seja, não é necessário possuir chave cadastrada para receber dinheiro a partir de transferências Pix.

Ficou com mais alguma dúvida sobre o Pix? Deixa nos comentários. E para ficar por dentro desse e outros assuntos, não deixe de acompanhar a FinanZero por aqui e nas redes sociais: @finanzero no Instagram, /FinanZero no Facebook e @finanzero no Twitter.

Próximo artigo

Quais as diferenças entre cartão de crédito e cartão pré-pago?

Saiba quais são as principais vantagens e desvantagens entre o cartão de crédito e cartão […]

Ler artigo completo

0 respostas para “Como fazer transferências pelo Pix?”:

  1. Não existe nenhum comentário nesse post ainda. Seja o primeiro!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Navegue por:

Benefícios do GovernoCréditoDestaquesFinanças PessoaisImpostosMercadoNegócios
PáginasZiliCred – Refinanciamento Imobiliário OnlineBlipay: Empréstimo Pessoal – Antecipação SalarialÁgil- Empréstimo OnlineConsórcio para intercâmbioConsórcio para festasConsórcio para cirurgias plásticasConsórcio de cursosFlip – Empréstimo para Pessoa JurídicaZippi – Empréstimo para Pessoa JurídicaJuvo – Empréstimo com garantia de celularBanco Inter – Crédito Consignado OnlineMycon – Consórcio OnlineFortBrasil – Cartão de CréditoSeguro de AutomóvelCrefaz – Empréstimo OnlineFinanciamento imobiliário – FinanZeroConsórcio de serviçosWill Bank – Cartão de Crédito OnlineBrasilCard – Cartão de Crédito OnlineQred: Empréstimo Empresarial OnlineCréditoJá – Refinanciamento de Imóvel OnlineNovo Saque: Crédito Pessoal OnlineFinnsaúde – crédito para saúdeConsórcio de imóveisConsórcio de automóveisApê 11 – Financiamento Imobiliário OnlineQindin – serviços onlineSuperdigital – serviços 100% onlineMister Money – Empréstimo onlineFinanZero- uma nova parceria ParcelexZanTomPay – Soluções em pagamentosZanTom – Empréstimo OnlineBLU365 – Empréstimo onlineTopsolus – Soluções financeiras online98 Pay – Soluções para pagamentosAqui Tem Cred – Empréstimo OnlineAmbler Bank – Empréstimo OnlineRodobens – Empréstimo com garantia de imóvelup.p – Antecipe seu FGTSJeitto – Crédito para pagar suas contas do mêsJBcred – Empréstimo Pessoal OnlineCentral da Visão – Procedimentos mais acessíveisQery – Empréstimo Pessoal OnlineVivo Valoriza EmpresasZema – Empréstimo Pessoal OnlineQista – Empréstimo Pessoal OnlineEmpréstimo com garantia de imóvelCapital Empreendedorhome 2022 teste abEmpréstimo com garantia de veículo
Solicite seu empréstimo